No último ano letivo desta legislatura, Pedro Pimpão faz uma avaliação negativa da atuação do governo. Num debate sobre este investimento em educação, agendado pelo PSD, o deputado começou, contudo, por deixar uma mensagem de reconhecimento e esperança para todos os profissionais na área da educação “pelo extraordinário trabalho que diária e abnegadamente desenvolvem pelas escolas no nosso país”. De seguida, o parlamentar enfatizou que temos um governo que, em vez de investir, diz que investe. “Diz que investe na educação, mas a despesa efetiva em educação face ao PIB desce em 2019 e é inferior a 2015. Diz investir no ensino profissional, mas estão, deliberadamente, a desvalorizar o ensino profissional. E há alunos que não recebem, há mais de um ano, o subsídio para transporte e material a que têm direito. Diz investir na literacia digital, mas nas escolas o parque tecnológico está obsoleto, os computadores não funcionam e não são substituídos. Diz investir na educação inclusiva, mas as escolas estão sem condições e sem meios para aplicar uma legislação que se esgota nas boas intenções e no papel. Diz investir na formação de adultos, mas sabemos hoje que as taxas de participação na educação e formação de adultos «são baixas». Diz investir na requalificação das escolas, mas neste orçamento voltamos a verificar o desinvestimento do ministério”. Além do desinvestimento nas infraestruturas e nos equipamentos, Pedro Pimpão frisou que a realidade também nos que um dos maiores problemas nas nossas escolas é a desmotivação dos profissionais. “E a verdade é que um governo que desvaloriza e desqualifica socialmente os professores presta um terrível serviço ao futuro do país. Porque é graças aos professores que temos diminuído o abandono escolar e melhorado os resultados nas comparações internacionais”. Dirigindo-se ao Ministro da Educação, o social-democrata lançou o desafio ao governante para que assuma que esta foi uma legislatura perdida também na educação. “Precisamos de respostas concretas e não de escapatórias, promessas e anúncios como temos vindo a assistir ao longo destes anos. Estamos aqui hoje a fazer este debate porque entendemos é na educação que devemos investir. Porque investir na educação é investir nas pessoas. E investir nas pessoas é investir no futuro do nosso próprio país”, sentenciou o parlamentar.
|
|
 |
17-03-2010 |
 |
PSD acusa Governo de ter traído os parceiros sociais da educação |
| |
|
Vânia Jesus teme que o Governo tenha desperdiçado a oportunidade que o PSD lhe deu para devolver a estabilidade às escolas |
 |
17-03-2010 |
 |
Valores como os da assiduidade, disciplina, trabalho e rigor foram postos de parte nas escolas |
| |
|
Emídio Guerreiro criticou o Estatuto do Aluno, a falta de responsabilização e defendeu um envolvimento de toda a comunidade educativa para evitar mais casos de «bullying» |
 |
16-03-2010 |
 |
OPINIÃO / “Coisas de criança” |
| |
|
“Não ligue, são coisas de criança”. Esta foi a resposta de um Director da Escola a uma mãe que se queixava das agressões de que o seu filho era vítima. Ao ver e ouvir isto num canal de TV senti uma raiva crescente. Não aceito, ninguém pode aceitar, esta ligeireza, esta desresponsabilização por parte de quem gere um espaço determinante na formação das gerações vindouras! |
 |
22-02-2010 |
 |
PSD questiona Ministra da Educação sobre o Orçamento do Estado para 2010 |
| |
|
A gestão do parque escolar, o estatuto da carreira docente, os apoios aos alunos com necessidades educativas especiais e a distribuição de computadores pelo Governo foram alguns dos temas levantados pelos deputados do PSD |
 |
15-02-2010 |
 |
OPINIÃO / (Des)Confiança no Ensino Superior? |
| |
|
Nunca antes como hoje, em que vivemos ou queremos viver num mundo do conhecimento, a educação se tornou tão central e prioritária. Os países que querem ter futuro caminham a passos largos para ter a totalidade da sua população jovem com o Ensino Secundário completo e metade dela a concluir o Ensino Superior. Mas o desafio quantitativo tem de ser acompanhado também com níveis de qualidade pedagógica e investimento ambiciosos. |
 |
12-02-2010 |
 |
PSD quer esclarecimentos sobre abuso fraudulento do Programa e-escola |
| |
|
Denúncia de uma funcionária administrativa da Escola EB 2,3 José Anjos alerta para vulnerabilidade da utilização abusiva do programa |
 |
10-02-2010 |
 |
Pedidos de abertura de novos cursos sem resposta do Governo |
| |
|
PSD denuncia ausência de respostas da tutela de pedidos que remontam a 2006 |
 |
09-02-2010 |
 |
Paulo Batista Santos pede esclarecimentos sobre alargamento do Programa de Modernização do Parque Escolar nas escolas do concelho da Batalha |
| |
|
Deputado pede acesso a novo projecto que inclui Escola Sede do Agrupamento de Escolas da Batalha – Escola Básica Mouzinho de Albuquerque |
 |
09-02-2010 |
 |
Serviço de Acção Social Escolar está desajustado da realidade actual |
| |
|
Deputados pedem esclarecimentos ao ministro Mariano Gago |
 |
|
 |
|
 |
|