Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD recomenda a adoção de medidas urgentes em matéria de registos e notariado
A iniciativa dos sociais-democratas foi apresentada por Emília Cerqueira.
Emília Cerqueira apresentou, esta quinta-feira, o Projeto de Resolução do PSD que recomenda ao governo a adoção de medidas urgentes em matéria de registos e notariado. Segundo a deputada, “apesar dos inúmeros anúncios feitos por este governo do PS, suportado pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda, referindo a sua preocupação com a melhoria dos serviços públicos e como a sua política melhorou a vida dos portugueses, mais uma vez esse discurso é desmentido pela realidade, com a degradação generalizada dos serviços públicos a estender-se também aos serviços dos Registos e Notariado”.
De seguida, a parlamentar recordou que este é um sector particularmente menosprezado por este governo, com efeitos muito graves nas condições de trabalho e de atendimento dos cidadãos que recorrem aos seus serviços. “Desde logo, as questões da revisão da Lei orgânica, bem como da revisão do sistema remuneratório dos conservadores, notários e oficiais dos registos e do notariado. Tal como assistimos a uma atitude de inércia por parte da tutela da área da Justiça para compensar os encargos adicionais com deslocações dos trabalhadores. Também se assiste à falta de privacidade no atendimento dos cidadãos que recorrem ao sistema dos registos. A culminar temos a grave situação de falta de recursos humanos e materiais que leva a que alguns serviços não estejam a assegurar o adequado funcionamento”.
Frisando que o PSD não pode ficar indiferente a esta multiplicidade de situações que afetam gravemente a vida dos portugueses e não tem em conta a dignidade que os profissionais desta carreira especial nos merecem, Emília Cerqueira frisou eu o PSD exige ao governo: “que assegure condições para que os serviços dos registos e notariado disponham de recursos materiais e humanos para estarem em pleno funcionamento, dando prioridade às situações mais críticas de falta de conservador; Que imprima urgência na revisão da lei orgânica, bem como na revisão do sistema remuneratório dos conservadores, notários e oficiais dos registos e do notariado; Que nas conservatórias sujeitas a obras de remodelação seja implementado um modelo de atendimento que respeite a privacidade do cidadão; Que seja revisto o pagamento de emolumentos pessoais dos casamentos a conservadores/notários que estão em mobilidade nos serviços centrais do IRN; Que seja implementada medicina do trabalho nos serviços externos; Que assegure a compensação dos encargos adicionais com deslocações dos trabalhadores dos registos que se encontrem em mobilidade forçada”.

07-02-2019 Partilhar Recomendar
28-05-2020
Covid-19: Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus não está a cumprir procedimentos de segurança
    Os deputados do PSD pedem esclarecimentos ao Governo sobre o cumprimento das normas da Direção-Geral de Saúde para os reclusos que estão a regressar aos estabelecimentos prisionais.
21-05-2020
“Banalizar a defesa da honra seria desonrar a liberdade”
    Artur Soveral Andrade considera que permitir a difamação, injúria e calúnia não é algo aceitável.
21-05-2020
Justiça: é prioritário o reforço de meios técnicos e humanos para o combate à criminalidade de “colarinho branco”
    Mónica Quintela lembrou que este tipo de criminalidade é cada vez mais sofisticada.
07-05-2020
Setor da justiça deve retomar a sua atividade de forma progressiva e gradual
    Carlos Peixoto refere que essa retoma não pode sacrificar nem a segurança das pessoas nem a fiabilidade das decisões judiciais.
06-05-2020
Alteração ao Estatuto da Ordem dos Advogados é “inteiramente justificada”
    Artur Soveral Andrade manifestou o apoio do PSD a uma iniciativa que visa desbloquear um problema nos Estatuto da Ordem dos Advogados.
06-05-2020
“A violência doméstica é um crime hediondo que merece o mais vivo repúdio”
    Mónica Quintela considera que "o que é preciso para combater a violência doméstica é proteger as vítimas, é dotar os tribunais de recursos humanos, materiais e técnicos necessários que tanta falta fazem e que o governo tem esquecido”.
05-05-2020
Fim de medidas excecionais para reclusos quando terminar a fase de calamidade
    O PSD defende que as medidas excecionais de flexibilização de execução de penas devido à pandemia de covid-19 devem terminar quando o País ultrapassar a situação de calamidade.
29-04-2020
Advogados devem ser contemplados pelos apoios extraordinários prestados aos trabalhadores independentes
    Mónica Quintela mostra-se preocupada com “a precariedade e a situação difícil” dos advogados.
06-04-2020
Covid-19: PSD defende medidas urgentes de apoio a advogados e solicitadores
    O grupo parlamentar do PSD está preocupado com a “total desproteção dos advogados e solicitadores” no quadro das medidas de apoio aos trabalhadores independentes implementadas pelo Governo
31-03-2020
Covid-19: PSD pede clarificação do Governo sobre libertação de reclusos
   
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
02-06-2020 Comissões parlamentares
03-06-2020 Debate quinzenal com o Primeiro-Ministro
03-06-2020 Comissões parlamentares
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas