Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Duarte Marques reeleito Presidente da Comissão para as Diásporas do Conselho da Europa
O social-democrata mantém-se também como Coordenador da Plataforma para as Políticas da Diáspora.
O Deputado do PSD que foi Relator da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa para “Uma reforma mais humanitária da resposta europeia à crise dos refugiados”, foi reeleito em Estrasburgo como Presidente da Subcomissão para as Diásporas da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. Esta Comissão integra a Comissão para as Migrações, Refugiados e Pessoas Deslocadas.
Duarte Marques mantém-se também como Coordenador da Plataforma para as Políticas da Diáspora, para a qual foi eleito em setembro de 2018. Esta estrutura junta representantes dos Parlamentos Nacionais dos 47 Estados-Membros com Associações, ONGS ou Plataforma representativas das Diásporas presentes nestes países (num total de 170 organizações) e juntou esta semana em Kiev, decisores políticos e representantes das Diásporas dos 47 países.
Numa época tão crucial para a integração de migrantes nos países europeus, mas também com o objetivo de criar canais de cooperação com os países de origem, europeus e não europeus, esta Plataforma do Conselho da Europa pretende “sentar os decisores políticos à mesma mesa que os representantes destas comunidades”, explica Duarte Marques.
Para o social-democrata “só através da boa integração destas comunidades conseguimos o verdadeiro acréscimo de qualidade de vida para todos, para os que chegam, mas também para os que já cá estão”, mas por outro lado “é preciso garantir que estas pessoas têm um papel ativo na regeneração ou desenvolvimento dos seus países de origem”.
Refira-se que o Deputado português não participou nesta eleição por se encontrar de licença de parental até ao próximo dia 11 de fevereiro.
A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa é constituída por 642 representantes das forças políticas dos 47 Estados membros, tanto as que estão no poder como as que estão na oposição. Reuniu-se pela primeira vez a 10 de agosto de 1949, pode ser considerada a mais antiga assembleia parlamentar baseada num tratado internacional com composição pluralista de membros de parlamentos democraticamente eleitos.
24-01-2019 Partilhar Recomendar
08-07-2019
Nilza de Sena eleita Vice-Presidente da OSCE-AP
    É a primeira vez que um deputado do PSD alcança uma posição tão elevada nesta Organização.
18-06-2019
Europa: Rubina Berardo apela ao Primeiro-Ministro para colocar o “interesse nacional” à frente das “obsessões partidárias”
    A parlamentar entende que as negociações para o futuro da Comissão Europeia não podem ser só mais uma “guerra das cadeiras”.
29-05-2019
Negociações Europeias: “António Costa deve ter em primeira linha o interesse nacional”
    Rubina Berardo desafiou o Primeiro-Ministro a participar neste debate tendo em primeira linha o “interesse nacional” e não a família política a que pertence.
10-05-2019
Gestão do Fundo de Solidariedade tem sido incompetente, imoral e uma vergonha
    Duarte Marques considera “indigno” que o governo queira ficar com o dinheiro destinado aos municípios afetados pelos incêndios.
10-05-2019
Incêndios: “o governo aproveita-se da desgraça alheia para financiar serviços públicos”
    António Lima Costa afirma que o governo desviou verbas europeias destinadas às zonas afetadas para financiar organismos da administração central sediados em Lisboa.
10-05-2019
Linhas de crédito para a limpeza da floresta foram um “monumental falhanço”
    Segundo Jorge Paulo Oliveira o dinheiro apenas chegou a duas Câmaras Municipais.
10-05-2019
Fundo de Solidariedade Europeu: atitude do Governo foi “vergonhosa, egoísta e imoral”
    António Costa Silva revelou que “mais de metade do montante do Fundo de Solidariedade foi aplicado em despesas que deviam ser assumidas pelo Orçamento do Estado”.
20-03-2019
PSD contra impostos europeus: “queremos a nossa autonomia fiscal”
    A posição dos sociais-democratas foi reiterada por Cristóvão Norte.
20-03-2019
Rubina Berardo questiona António Costa sobre posição do governo face ao Brexit, Venezuela e China
    Na véspera do Conselho Europeu, a deputada questionou o Primeiro-Ministro sobre os temas que dominam a agenda europeia e que são essenciais para Portugal.
15-03-2019
Duarte Marques: “o PSD é contra a criação de impostos europeus”
    O deputado apresentou a iniciativa que visa garantir a reserva da soberania nacional em matéria de política fiscal no âmbito do processo de Construção da União Europeia.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas