Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Extensão da plataforma continental é a joia geoestratégica do nosso tempo”
Rubina Berardo considera “importante que se mantenha o desígnio de Portugal crescer pelo Mar”.
No debate do Projeto de Resolução do PSD sobre a Plataforma Continental, Rubina Berardo começou por recordar que “os grandes desígnios nacionais não existem como areia na praia. São pedras preciosas, porque são raras, esculpidas pela visão, determinação, e coesão em torno dos projetos que catalisam o desenvolvimento de um povo”.
Recorda a parlamentar que os Descobrimentos foram um desses desígnios nacionais. “A primeira globalização foi catapultada pelos portugueses a partir do descobrimento de duas ilhas: Porto Santo e Madeira. Comemoramos agora os 600 anos deste grande momento da nossa história”.
A Região Autónoma da Madeira é, adianta a Vice-Presidente da bancada do PSD, a fronteira portuguesa do Atlântico Sul. “Mais: é precisamente na pureza do mar das Selvagens, no seu património natural, no silêncio dominador do planalto da ilha grande, em que alcançamos a vastidão do nosso território marítimo. em termos geológicos Nasceram antes da Madeira. Como se as Selvagens tiveram que nascer primeiro para que o Atlântico se preparasse para a chegada da Madeira. E a nossa soberania nacional tem que ser bem alicerçada nessa fronteira”.
De seguida, a parlamentar referiu que os Descobrimentos de outrora deram lugar ao novo desígnio nacional: a extensão da plataforma continental. “É essa a joia geoestratégica do nosso tempo. Este desígnio acarreta desafios e impõe grandes responsabilidades na governação internacional dos mares e oceanos. Precisamos de uma visão holística, que envolva as regiões autónomas, para que Portugal consiga se posicionar internacionalmente como um país de referência e líder em termos de Mar".
Passados 5 anos desde a aprovação da lei de bases de ordenamento e gestão do espaço marítimo nacional, Rubina Berardo afirma que “é importante que se mantenha o desígnio de Portugal crescer pelo Mar, dotando-o de instrumentos que o permitam de forma sustentável.
Dotando as regiões autónomas, essas fronteiras máximas da extensão marítima, com a necessária fixação de recursos das forças armadas para garantir a soberania nacional. A extensão da plataforma continental é um exemplo de mais uma oportunidade única para Portugal”.

20-12-2018 Partilhar Recomendar
23-02-2010
PSD questiona Ministro sobre orçamento para a Defesa
    Deputados do PSD levantam dúvida sobre alguns aspectos do Orçamento para o Ministério da Defesa
22-02-2010
Aguiar-Branco: Situação na Madeira é de “catástrofe”
    O líder parlamentar do PSD, José Pedro Aguiar-Branco, apelidou de "catástrofe" o temporal que afectou a ilha da Madeira, numa altura em que estava confirmado o falecimento de 32 pessoas
17-02-2010
Hugo Velosa questiona disparidades das verbas do PIDDAC entre Açores e Madeira
    O deputado denuncia a existência de uma grande diferença entre as verbas definidas para as duas Regiões Autónomas sem que existam motivos que o justifiquem
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas