Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Brexit: governo assume a “postura da cigarra”
A crítica foi feita por Rubina Berardo, que desafiou ainda o Primeiro-Ministro a procurar junto dos parceiros europeus apoio para a comunidade portuguesa na Venezuela.
No debate sobre a Europa com o Primeiro-Ministro, Rubina Berardo confrontou António Costa com os temas que estão na agenda do próximo Conselho Europeu, concretamente o Brexit e as migrações. Sublinhando que espera que o Primeiro-Ministro leve a esta reunião propostas concretas que vão ao encontro do interesse nacional e europeu, a Vice-Presidente da bancada social-democrata frisou que o PSD “continua profundamente preocupado com estado de impreparação de Portugal a 6 meses do Brexit”.
No entender da deputada, “ao executivo cumpre agir” e preparar as empresas portuguesas e a comunidade portuguesa no Reino Unido para a eventualidade de um não acordo. Neste âmbito, a parlamentar recordou o trabalho que os outros países estão a fazer: “o governo Holandês contratou mil oficiais aduaneiros para os portos para fazer face ao cenário de não-acordo. O Primeiro-Ministro irlandês contratou 700 novos agendes aduaneiros, 300 novos funcionários para inspeções agrárias e pecuárias e mais investimento na estrutura física dos portos. O Primeiro-Ministro francês solicitou aos restantes membros do seu governo planos de contingência para um cenário de não-acordo. O Ministro das Finanças dinamarquês anunciou a criação de uma dotação extraordinária de 100 milhões de euros no orçamento para lidar com a ausência de acordo e o próprio Mistro britânico afirmou eu todos os governos têm de planear todas as contingências. Todos, menos Portugal, pois não vemos essas medidas a serem ativadas em Portugal”. Tendo em conta esta realidade, Rubina Berardo lamentou que “só em Portugal é que o governo assume uma personagem de cigarra neste contexto, sem planos de contingência efetivos no terreno e sem investimentos concretos”.
No que respeita às migrações, a vice da “bancada laranja” começou por declarar que a realidade geográfica de Portugal e o consenso político tem levado a que o debate sobre esta matéria não seja tão emotivo como em outros estados-membro.
Depois, a parlamentar questionou a António Costa se irá abordar o agudizar da crise socioeconómica na Venezuela junto dos seus pares europeus, uma vez que nos últimos 3 anos a Venezuela perdeu 1,6 milhões de habitantes, realidade que também afetou a comunidade portuguesa. “Tratam-se de refugiados de um sistema político e económico que não assegura a sua segurança pessoal e económica. Chegou a altura de a União Europeia agir com celeridade e eficácia para apoiar as comunidades portuguesas, italianas e espanholas que residem na Venezuela”, referiu a deputada.

11-10-2018 Partilhar Recomendar
10-05-2019
Gestão do Fundo de Solidariedade tem sido incompetente, imoral e uma vergonha
    Duarte Marques considera “indigno” que o governo queira ficar com o dinheiro destinado aos municípios afetados pelos incêndios.
10-05-2019
Incêndios: “o governo aproveita-se da desgraça alheia para financiar serviços públicos”
    António Lima Costa afirma que o governo desviou verbas europeias destinadas às zonas afetadas para financiar organismos da administração central sediados em Lisboa.
10-05-2019
Linhas de crédito para a limpeza da floresta foram um “monumental falhanço”
    Segundo Jorge Paulo Oliveira o dinheiro apenas chegou a duas Câmaras Municipais.
10-05-2019
Fundo de Solidariedade Europeu: atitude do Governo foi “vergonhosa, egoísta e imoral”
    António Costa Silva revelou que “mais de metade do montante do Fundo de Solidariedade foi aplicado em despesas que deviam ser assumidas pelo Orçamento do Estado”.
26-04-2019
PSD questiona governo acerca da situação consular na cidade brasileira de Santos
    José Cesário, Carlos Páscoa e Carlos Gonçalves questionaram o Ministro dos Negócios Estrangeiros.
16-04-2019
Brexit: Projeto de Resolução do PS “é uma crítica clara ao Governo”
    Carlos Gonçalves considera que o PS não está confortável com o trabalho que o Governo desenvolveu nesta matéria.
27-03-2019
Brexit: governo português não atuou de forma atempada
    Carlos Gonçalves lembra que, entre outros aspetos, estão em causa cerca de 400 mil cidadãos portugueses que residem em território britânico.
27-03-2019
Ensino Superior: PSD quer que o governo crie um regime de incentivos para os estudantes lusodescendentes e portugueses emigrados
    José Cesário lamenta que das 3500 vagas, apenas 247 tenham sido ocupadas no último concurso.
20-03-2019
PSD contra impostos europeus: “queremos a nossa autonomia fiscal”
    A posição dos sociais-democratas foi reiterada por Cristóvão Norte.
20-03-2019
Rubina Berardo questiona António Costa sobre posição do governo face ao Brexit, Venezuela e China
    Na véspera do Conselho Europeu, a deputada questionou o Primeiro-Ministro sobre os temas que dominam a agenda europeia e que são essenciais para Portugal.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas