
Os deputados do PSD eleitos por Santarém reuniram com a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo para preparar a discussão do próximo Orçamento de Estado, o Plano Nacional de Investimentos, a Descentralização e o próximo PT2030.
Nuno Serra e Duarte Marques estiveram reunidos com o Presidente do Conselho da CIM Lezíria do Tejo, Pedro Ribeiro, autarca de Almeirim, e com o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal, António Torres.
Os Deputados do PSD salientam a “grande ambição desta Comunidade Intermunicipal em assumir cada vez maiores responsabilidades” e destacam “a união que existe em termos de prioridade ao investimento público no distrito”.
Por outro lado, os Deputados à Assembleia da República saem preocupados face ao ambiente de “expectativas frustradas com o processo de descentralização” pois ficaram com a forte convicção que os autarcas da região, caso se confirmem as condições já anunciadas pelo Governo, “só aceitarão participar quando for obrigatório”.
Relativamente ao Orçamento de Estado para 2019, os Deputados do PSD ouviram as preocupações da Comunidade Intermunicipal, discutiram algumas iniciativas em preparação e comprometeram-se a levar à Assembleia da República várias das preocupações reveladas.
No que diz respeito ao PT2030 os Deputados do PSD ouviram com particular atenção as prioridades reveladas para o Plano Nacional de Investimentos, mas também com a manutenção das infraestruturas existentes na região que foram construídas com fundos comunitários bem como a necessidade de investir nos “caminhos rurais e obras de arte de acesso às propriedades agrícolas” construídas há décadas para circularem “carroças” e onde hoje passam centenas de camiões de uma indústria exportadora e altamente produtiva desta região da Lezíria. Ficou o compromisso de levar este tipo de prioridades à Comissão Eventual para a preparação do P2030 da Assembleia da República.
Naquilo que parece ser um sinal de enorme maturidade política dos eleitos de todo o distrito, os Deputados do PSD destacam o importante consenso existente em torno do investimento em infraestruturas prioritárias que unem as diferentes forças políticas no distrito, desde autarcas, a Deputados à Assembleia da República e partidos políticos. Falamos da conclusão da A13 na sua ligação ao Eco Parque do Relvão na Chamusca (ligação IC3), os melhoramentos na EN361 e na EN362, a ligação entre o IC9 e a A1, o investimento na requalificação da ferrovia na linha do Norte, a valorização do polígono militar de Tancos e em particular da pista de aviação, e ainda a recuperação da Ponte Rainha D. Amélia.