Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Duarte Marques eleito Presidente da Comissão para as Diásporas do Conselho da Europa
O deputado do PSD vai Coordenar a Plataforma Europeia para as Políticas da Diáspora.
Duarte Marques, que recentemente foi Relator do Conselho da Europa para “Uma reforma mais humanitária da resposta europeia à crise dos refugiados”, foi hoje eleito em Kiev, Ucrânia, como Presidente da Comissão para as Diásporas do Conselho da Europa.
Ao assumir a liderança desta Sub-Comissão da Comissão das Migrações, Refugiados e Pessoas Deslocadas, o deputado do PSD assume também a coordenação política da Plataforma para as Políticas da Diáspora, que nasceu precisamente há um ano em Lisboa.
Esta Plataforma – que junta representantes dos Parlamentos Nacionais dos 47 Estados-Membros com Associações, ONGS ou Plataformas representativas das Diásporas presentes nestes países (num total de 170 organizações) – reuniu esta semana, em Kiev, decisores políticos e representantes das Diásporas dos 47 países.
Numa época tão crucial para a integração de migrantes nos países europeus, mas também com o objectivo de criar canais de cooperação com os países de origem (europeus e não europeus), esta Plataforma do Conselho da Europa tem como missão sentar os decisores políticos à mesma mesa que os representantes destas comunidades.
Na opinião de Duarte Marques «só através da boa integração destas comunidades conseguimos o verdadeiro acréscimo de qualidade de vida para todos, para os que chegam mas também para os que já cá estão», e acrescenta que, «por outro lado é preciso garantir que estas pessoas têm um papel ativo na regeneração ou desenvolvimento dos seus países de origem».
Segundo o deputado do PSD «normalmente associados às migrações há um enorme brain drain dos melhores quadros destes países, pelo que é urgente usar a sua experiência, o seu conhecimento para ajudar a desenvolver os seus países de origem».
Duarte Marques defende que «aprender a lidar com as migrações significa melhorar a integração das pessoas que chegam e com isso garantir estabilidade social nos países de acolhimento, mas também desenvolver políticas de cooperação que ajudem a melhorar a qualidade de vida nos países de origem. E as Diásporas são a chave para este diálogo».
O “Diáspora Network” vai atribuir em 2019 o primeiro Prémio Europeu da Diáspora que visa premiar a associação de diáspora, criada num dos Estados-membros do Conselho da Europa, com as melhores práticas e projectos que visem apoiar a integração dos membros da diáspora em países de acolhimento mas também o desenvolvimento de laços e fornecimento suporte aos países de origem.
Nesta conferência regional organizado pelo Parlamento da Ucrânia foi ainda discutido o papel dos parlamentos nacionais e os respetivos quadros legais, regulando o trabalho das diásporas, políticas governamentais e sua implementação em colaboração com associações de diáspora, bem como a cooperação das autoridades locais com as associações de diáspora.
Foi possível chegar a acordo sobre o papel primordial das diásporas e sobre a necessidade de criar canais de comunicação entre as partes interessadas nacionais e internacionais e capacitá-las, incluindo com parceiros na plataforma, para políticas de cooperação com as autoridades nacionais e locais. «Estou confiante de que os resultados do trabalho de hoje serão úteis para organizações nacionais e internacionais similares, em particular a respeito do papel dos parlamentos no desenvolvimento das bases jurídicas para a cooperação com as diásporas, mas também para o papel dos governos ao criar as condições necessárias para uma maior contribuição das diásporas para os seus países de origem, bem como no que respeita à cooperação entre as autoridades locais e associações de diáspora», resume Duarte Marques.
A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa é constituída por 642 representantes das forças políticas dos 47 Estados membros, tanto as que estão no poder como as que estão na oposição. Reuniu-se pela primeira vez a 10 de agosto de 1949 e pode ser considerada a mais antiga assembleia parlamentar baseada num tratado internacional com composição pluralista baseada em membros de parlamentos democraticamente eleitos.

24-09-2018 Partilhar Recomendar
24-01-2019
Duarte Marques reeleito Presidente da Comissão para as Diásporas do Conselho da Europa
    O social-democrata mantém-se também como Coordenador da Plataforma para as Políticas da Diáspora.
06-03-2018
Pedro Roque reuniu com o Embaixador da Palestina
    O deputado e Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo anunciou que é objetivo da Assembleia contribuir para o regresso a um processo de paz.
26-02-2018
Pedro Roque assina memorando de entendimento com o Parlamento Árabe
    O acordo, assinado na qualidade de Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo, visa reforçar a colaboração e promover o diálogo árabe-euro-mediterrânico.
20-02-2018
Ângela Guerra participa em Conferência da Universal Peace Federation no Parlamento da Coreia do Sul
    A deputada referiu-se à importância da construção de um mundo de paz duradoura, assente na interdependência, prosperidade mútua e valores universais.
06-02-2018
Seminário sobre o “Mecanismo Europeu de Proteção Civil”
    Conheça o Programa e Participe.
31-01-2018
Pedro Roque coordenou a 7ª Reunião de Alto Nível dos Parlamentos dos Estados-Membros
    O deputado do PSD assumiu essa coordenação na qualidade de Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo.
25-01-2018
Luís Leite Ramos eleito Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PPE no Conselho da Europa
    O deputado passa a integrar o órgão que tem a responsabilidade de definir as prioridades políticas, as votações mais importantes e as iniciativas que são apresentadas.
12-07-2017
Nilza de Sena reeleita Presidente da Comissão Geral para os Assuntos Económicos, Ciência, Tecnologia e Ambiente da OSCE
    A deputada assume o cargo para um segundo mandado.
01-06-2017
Luís Leite Ramos reeleito Relator Geral dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa
    O deputado do PSD vai ter como missão acompanhar as iniciativas do Conselho da Europa e de outras instituições europeias no domínio da democracia local e regional.
18-04-2016
Deputados do PSD participam na VI Assembleia Parlamentar da CPLP
    Marco António Costa, Ângela Guerra e Carlos Páscoa intervieram na reunião que teve como tema principal “A Paz e o Desenvolvimento na CPLP”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas