Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Governo volta a falhar no Hospital de Santarém
Os deputados eleitos pela Região constataram essa realidade após reunirem com a Administração do Hospital Distrital de Santarém.
Os Deputados do PSD eleitos por Santarém, Nuno Serra, Teresa Leal Coelho e Duarte Marques reuniram com a Administração do Hospital Distrital de Santarém e ficaram a saber que a recapitalização feita pelo Governo ficou aquém das necessidades exigidas pelo Tribunal de Contas e que Governo só autorizou a contratação de 18 dos 49 enfermeiros pedidos pelo Hospital para fazer face às 35 horas.
Ao contrário do que foi dito pelo Ministro da Saúde ao Deputado do PSD Duarte Marques, na Comissão de Saúde do Parlamento e confirmado em resposta a uma Pergunta Parlamentar feita pelos Deputados do PSD, a situação de veto do Tribunal de Contas às obras do Bloco Operatório e ao fornecimento de refeições não está ainda ultrapassado.
Para resolver o problema dos fundos negativos o Governo antecipou receita do HDS no valor de 16,8 milhões de euros e de reforço de capital 18,7 milhões de euros. Este total de cerca de 36 milhões de euros é insuficiente já que o saldo negativo do HDS é superior a 50 milhões de euros e portanto não é suficiente para ultrapassar os sucessivos vetos do TC.
Nuno Serra lamenta a situação e a “falta de transparência e competência do Governo em mais esta matéria” pois já “por três vezes o Ministro da Saúde garantiu que esta situação estava resolvida e afinal não está”.
Recorde-se que este problema foi levantado pelos Deputados do PSD em abril deste ano e desde então que o Governo já faltou pelo menos três vezes à verdade em relação a este assunto. Nuno Serra critica duramente “a incapacidade política do Ministro da Saúde que atrasa as obras e adia operações e tratamentos hospitalares”.
Duarte Marques, Nuno Serra e Teresa Leal Coelho criticam ainda a solução encontrada por via da “antecipação de receita” pois só o aumento de capital permite resolver o problema sem criar um outro problema mais à frente, ou seja, empurrando com a barriga”
Os Deputados do PSD criticam ainda o Governo por só ter autorizado 19 dos 49 enfermeiros pedidos pela Administração para fazer face à alteração das 35 horas de trabalho semanais e por mais uma vez ter “deixado para a última hora a contração de pessoal para fazer face à redução do horário de trabalho.”

12-07-2018 Partilhar Recomendar
05-03-2010
População de Bragança continua à espera de apoios do Governo
    Adão Silva alerta para necessidade de intervir na aldeia de Portelo, após inundações provocadas pelo mau tempo
05-03-2010
PSD obtém garantia de construção do Centro e Saúde de Oliveira do Bairro
    A garantia foi transmitida na sequência do envio de perguntas ao Governo, após visita dos parlamentares social-democratas a Oliveira do Bairro
02-03-2010
Maria José Nogueira Pinto analisa indeferimento de pedido de aposentação de funcionário público
    Deputada solicita informação detalhada sobre o processo
26-02-2010
Deputados eleitos pelo distrito de Santarém pedem esclarecimentos sobre introdução de portagens na A23
    Auto-estrada que atravessa o distrito de Santarém é vital para as populações locais
19-02-2010
PSD preocupado com o orçamento para o sector da saúde
    Deputados do PSD questionaram a Ministra da Saúde sobre a sua dotação orçamental
19-02-2010
OPINIÃO / Crise Social vs Orçamento de Estado
    Poderia começar este artigo pelo orçamento, contudo, vou colocar a tónica na crise social que se arrasta. Aconteceu há dias, entre uma utente e uma assistente social de um dos Centros de Saúde do Algarve – na verdade poderia ter acontecido em qualquer parte do país.
15-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro pedem audição com presidente do Colégio de Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos e com o Coordenador do Plano Nacional de Saúde
    Deputadas questionam políticas governamentais de planeamento familiar e prevenção de doenças
11-02-2010
PSD contesta ausência do Programa Nacional de Combate à Obesidade Mórbida no Hospital de Braga
    Exclusão da unidade hospitalar de referência do Minho contraria tendência expressa pelos hospitais centrais e altamente credenciados do país
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro requerem acesso a contrato de aquisição de vacinas contra a GripeA
    Deputadas querem conhecer qual o montante e quantidade de doses fornecidas
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro solicitam acesso a relatórios de acompanhamento e controlo das convenções na área da hemodiálise
    Deputadas pretendem aferir sobre o cumprimento das convenções, qualidade e acessibilidade da prestação destes cuidados de saúde nos últimos três anos
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas