Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Próximo orçamento tem de dar execução a medidas que incentivem a captação de investimento e emprego para o interior do país
Berta Cabral sublinhou a necessidade de trabalharmos “para um país mais igualitário, mais atento às especificidades regionais e mais solidário”.
No encerramento do debate sobre Desigualdades Territoriais e Descentralização, Berta Cabral lamentou que a discussão se tenha focado na descentralização, referindo que quando o PSD marcou este debate queria ir muito mais longe, pois considera que descentralização e valorização do território são faces da mesma moeda.
De seguida, a parlamentar frisou que pese embora o grande avanço que se deu nos últimos anos em matéria de Poder Local, Portugal continua a ser um país demasiado centralizado que tem vindo a assistir ao acentuar progressivo das assimetrias regionais. “Descentralizar não é condição suficiente para promover o desenvolvimento coeso do país, mas é condição necessária”, declarou.
Nesse sentido, Berta Cabral recordou que o PSD, a par do seu pioneirismo de liderança em matéria de delegação de competências nas autarquias locais e em matéria de iniciativa legislativa sobre descentralização, apresentou um Projeto de criação do Estatuto dos territórios de Baixa Densidade Populacional e apresenta agora um Projeto de Lei para a criação de uma Comissão Independente para a Descentralização e Organização Subnacional do Estado. “Os problemas estão identificados, temos por isso de nos concentrar nas soluções”, sustentou a deputada.
Lembrando que o Movimento para o Interior deu um extraordinário contributo que não pode deixar de considerado, Berta Cabral desafiou o governo e os demais partidos para que no próximo orçamento se possa dar execução a medidas que incentivem a manutenção e a captação de investimento e emprego para o interior do país. “A celebração de um acordo entre o PSD e o governo sobre descentralização é o sinal claro da vontade, determinação e urgente necessidade de trabalharmos para um país mais igualitário, mais atento às especificidades regionais e mais solidário”, concluiu a social-democrata.

04-07-2018 Partilhar Recomendar
06-07-2018
António Lima Costa defende “Pacto pelo Interior”
    O deputado considera que nada de essencial mudará no Interior sem a adoção de medidas fortes.
04-07-2018
“O combate às assimetrias é hoje um desafio estruturante e decisivo para o futuro do nosso país”
    Pedro Alves lançou críticas ao governo e referiu-se à requalificação do IP3 como sendo “o maior embuste do governo”.
04-07-2018
Emília Cerqueira desafia o BE: assumam as vossas responsabilidades
    A deputada referiu que enquanto os bloquistas estão preocupados em fazer “grandes parangonas”, o PSD está interessado em combater as desigualdades territoriais.
04-07-2018
Foi preciso acontecer uma tragédia para que se revelasse uma outra tragédia: o abandono do interior
    Manuel Frexes considera crucial a adoção de políticas públicas que traduzam a inversão do rumo que se tem verificado nas últimas décadas.
04-07-2018
PSD defende a criação de uma Comissão Independente para a Descentralização
    Segundo António Costa Silva esta Comissão deve proceder a uma profunda avaliação sobre a organização e funções do Estado e propor um programa de desconcentração.
20-06-2018
“Tem faltado coragem para tratar dos problemas dos territórios mais despovoados”
    Carlos Peixoto considera que o “PSD tem de impor uma agenda dedicada ao interior”.
20-06-2018
“O PSD não permite que se volte a esquecer as regiões e as populações do interior”
    Nas Jornadas Parlamentares do PSD, dedicadas ao interior, Fernando Negrão sublinhou que o interior pode e deve ser uma terra de oportunidades para todos”.
07-06-2018
Jornadas Parlamentares do PSD – Conheça o Programa
   
23-05-2018
“Incompatibilidade do Ministro Pedro Siza Vieira não tem consequências?” Fernando Negrão exige esclarecimentos “a bem da ética”
    No debate quinzenal com o Primeiro-Ministro, Fernando Negrão questionou ainda António Costa sobre valorização do interior e os problemas no sector da Saúde.
07-02-2018
Descentralização: também nesta matéria a palavra dada não foi palavra honrada
    Jorge Paulo Oliveira afirmou que o governo do PS está prisioneiro da esquerda mais radical que não quer a descentralização.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas