Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Deputados do PSD prometem intervir para apressar reabilitação ou reconstrução do posto da GNR de Oliveira do Bairro
Os parlamentares visitaram as instalações e constataram que estas não apresentam condições mínimas de dignidade.
Os deputados do PSD eleitos por Aveiro vão promover as medidas legislativas possíveis para desencadear o processo de reabilitação ou reconstrução do posto da GNR de Oliveira do Bairro. Os deputados aveirenses visitaram, esta segunda-feira, as instalações e constataram a falta de dignidade a que os militares são sujeitos para desenvolver o seu trabalho.
O quartel é de 1978, tendo estado demasiado tempo apenas com a estrutura construída, o que lhe provocou danos estruturais, apresentando, ainda hoje, patologias que só com muito dinheiro poderão ser debeladas. Numa visita guiada pelo comandante do destacamento de Anadia – a que este posto está agregado – facilmente se constatou que, além dos referidos problemas, o quartel foi mal concebido, revelando-se nada funcional, com espaços exíguos e sem condições mínimas.
“As condições que encontrámos são inauditas. É impossível desenvolver um trabalho com dignidade, pelo que os militares são uns heróis, por irem contornando as dificuldades”, comentou António Topa, coordenador dos deputados do PSD/Aveiro, no final de uma visita que incluiu os deputados Amadeu Albergaria, Bruno Coimbra, Helga Correia, Susana Lamas, Rui Cruz, e dois vereadores da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, eleitos pelo PSD.
O deputado aveirense prometeu “levantar a questão no sítio certo, usando todas as iniciativas parlamentares disponíveis”, considerando que, “além das condições estruturais, o edifício foi mal concebido, sendo impressionante a falta de funcionalidade”.
No final da visita, António Topa admitiu, mesmo, que, em função do que viu, “valeria a pena equacionar-se a possibilidade de construir um edifício de raiz”, que, na sua opinião, “não deveria custar muito mais dinheiro do que recuperar um edifício em tão mau estado e tão pouco funcional para os fins a que se destina”.
O posto da GNR de Oliveira do Bairro lida com um nível de criminalidade considerado alto e, dado que cobre uma área fortemente industrializada, é o crime contra o património que surge à frente. Servindo cerca de 20.000 habitantes, é considerando um dos maiores do distrito de Aveiro, tendo a seu cargo cerca de 100 inquéritos em curso.
Para além das deficiências estruturais, uma visita rápida às instalações permite, por exemplo, mostrar a inexistência de uma sala de apoio à vítima, corredores e espaços exíguos, acessibilidades por cumprir ou mobiliário obsoleto. A provar a deficiente conceção do edifício, está a falta de condições legais das celas, o que implica que os detidos sejam deslocados para Sangalhos ou Aveiro.
Outra das deficiências graves é o nível de infiltrações de água que o edifício apresenta, incluindo nas camaratas. Em alguns momentos, o facto faz disparar o quadro elétrico, deixando o posto sem comunicações.

05-06-2018 Partilhar Recomendar
26-05-2020
Faltam meios aéreos no combate a incêndios pelo quarto ano consecutivo
    O PSD acusa o Governo de não colocar à disposição das populações os meios aéreos necessários de combate a incêndios nos distritos de Braga, Portalegre, Setúbal e Beja.
18-05-2020
Condições das forças de segurança, PSD quer ouvir os responsáveis da PSP e GNR
    O PSD considera que este é o momento para se fazer uma análise e um balanço acerca das condições que foram e são proporcionadas às forças de segurança para exercerem cabalmente as suas funções.
12-05-2020
Lei da nacionalidade: alterações sucessivas propostas pela esquerda são inadequadas
    Os deputados do PSD encaram “com apreensão” este carrossel de mudanças e consideram que a lei em vigor é das “mais generosas da Europa”.
05-05-2020
Comemorações do 1.º de Maio: Governo “atirou dinamite para as pessoas que queriam proteger”
    Carlos Peixoto acusou o Governo de “ter medo da CGTP”.
25-04-2020
Agentes da PSP estão a pagar máscaras de proteção individual para cumprirem missões
    Os deputados do PSD querem saber se “foram dadas orientações superiores para os profissionais da PSP adquirirem a suas expensas as máscaras de proteção individual”.
23-04-2020
Autoridades desconhecem quantos hostels e pensões servem de alojamento de imigrantes e refugiados
    Os sociais-democratas estão preocupados com o “pingue-pongue” de passagem de responsabilidades públicas sobre as condições de alojamento dos requerentes de asilo.
09-04-2020
Covid19: Corporações de Bombeiros e do INEM devem ter equipamento de proteção individual completo
    O PSD confrontou o Ministro da Administração Interna com as denúncias de falta de material, uma situação que “não salvaguarda nem a segurança destes profissionais nem a dos cidadãos em geral”.
08-04-2020
Libertação de reclusos: PSD considera que a “iniciativa não promove uma ação humanitária, mas sim uma redução arbitrária”
    O deputado reiterou a oposição do PSD ao regime excecional de flexibilização da execução das penas.
07-04-2020
PSD recusa perdão de penas e só admite prisão domiciliária para grupos de risco
    A posição dos sociais-democratas foi expressa por André Coelho Lima.
07-04-2020
PSD questiona Governo sobre equipamentos de proteção individual e realização de testes aos elementos das forças de segurança
    Os sociais-democratas querem respostas do ministro da Administração Interna.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
02-06-2020 Comissões parlamentares
03-06-2020 Debate quinzenal com o Primeiro-Ministro
03-06-2020 Comissões parlamentares
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas