Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Deputados do PSD querem novo hospital de Aveiro com valências que sirvam curso de Medicina
Deputados eleitos pelo círculo de Aveiro visitaram a Universidade

O PSD defende que o futuro hospital de Aveiro contemple as valências necessárias ao bom funcionamento do curso de Medicina, que entrará em funcionamento na Universidade de Aveiro no ano lectivo de 2011/2012. Os deputados eleitos pelo círculo de Aveiro dedicaram uma jornada à instituição de ensino, reunindo-se com o seu Reitor e com a Direcção da Associação Académica.

A iniciativa insere-se no lema “mais perto das pessoas”, que leva os parlamentares sociais-democratas ao terreno, para auscultar os problemas das pessoas e, em diálogo com o poder executivo, encontrar respostas. No caso da Universidade de Aveiro, os deputados tomaram o pulso à instituição, tendo visto esclarecidas questões relacionadas com o futuro curso de Medicina e com a importância que dá aos CET - Cursos de Especialização Tecnológica.

“A Universidade de Aveiro é uma alavanca do desenvolvimento do Distrito” – defendeu, na ocasião, o deputado Couto dos Santos, enaltecendo o “elevado nível de qualidade espelhado no corpo docente”. O parlamentar sublinhou a importância que a instituição dá aos CET, criando uma rede que tem garantido formação de acordo com as necessidades de cada região.

A localização do futuro hospital foi um dos temas abordados. O novo reitor da Universidade, “se não houver outros interesses públicos”, defendeu a concentração dos meios tecnológicos, perto da Universidade, tendo já como pano de fundo o futuro curso de Medicina. A esse respeito, Couto dos Santos lembrou a importância da elaboração de um projecto que contemple as valências necessárias à boa prossecução do curso, que, numa primeira fase, trabalhará com os hospitais de Aveiro, Viseu e Santa Maria da Feira.

Notícias recentes vindas a lume apontavam no sentido de desvalorizar o curso a ministrar pela UA, mas quer o reitor quer o deputado Couto dos Santos saíram em sua defesa. A Universidade não vai formar médicos em quatro anos; antes, vai juntar esses anos a mais três com determinado número de créditos em áreas da Saúde, como Biomedicina, por exemplo.

Do contacto com a Associação Académica, entre outras coisas, resultou o desejo da sua Direcção de ver alterado o estatuto dos dirigentes associativos, nomeadamente no que toca ao número de pessoas integrando órgãos sociais ou a limitação de mandatos, entre outros. De resto, no que toca a outras matérias, a Universidade de Aveiro é vista pelos próprios estudantes como exemplar.

30-03-2010 Partilhar Recomendar
27-03-2019
Universidades e Politécnicos podem ser uma alavanca para aumentar a coesão entre regiões
    Nilza de Sena considera que o executivo “falhou redondamente” na diminuição destas desigualdades.
27-03-2019
Ensino Superior: PSD quer que o governo crie um regime de incentivos para os estudantes lusodescendentes e portugueses emigrados
    José Cesário lamenta que das 3500 vagas, apenas 247 tenham sido ocupadas no último concurso.
27-03-2019
PSD defende clarificação do que são as despesas de frequência do Ensino Superior
    Duarte Marques adiantou que os sociais-democratas defendem que se o estudante já paga uma propina, há um conjunto de exercícios que o Estado não pode cobrar.
27-03-2019
“Com este governo tudo piorou nos territórios de baixa densidade”
    Num debate sobre Ensino Superior, Álvaro Batista afirmou que o PSD quer promover a fixação de população nas zonas mais despovoadas.
27-03-2019
Germana Rocha: “a estratégia deste Governo é a propaganda”
    A deputada considera que esta é uma “legislatura perdida”.
27-03-2019
Orçamento do Estado continha medidas castradoras da autonomia das instituições de ensino superior
    Liliana Silva colocou em evidência as consequências dessas medidas.
27-03-2019
PCP é cúmplice do subfinanciamento das instituições do Ensino Superior
    Laura Magalhães alertou que em pleno mês de março há 11 mil estudantes que ainda não sabem se terão bolsa de estudo.
27-03-2019
Ensino Superior: atuação do governo “marcada pela falta de ambição, desorientação, incapacidade de concretização e demagogia”
    Margarida Mano afirmou que a intenção do PSD é “levar o Ensino Superior mais longe, com Mérito, Autonomia e Responsabilidade”,
15-03-2019
Sociais-democratas eleitos por Aveiro preocupados com atraso na ligação da A32 ao Parque de Negócios de Escariz
    Os deputados questionaram o Ministro das Infraestruturas e da Habitação.
15-02-2019
Propinas: o que esperar de um governo que diz uma coisa num dia e outra no seguinte?
    Para Margarida Mano esta foi uma “legislatura perdida” devido à impossibilidade de conjugar uma “cegueira ideológica” com as políticas necessárias para o país.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas