Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Europa: PSD não aceita cortes na Política de Coesão e na Política Agrícola Comum
Rubina Berardo frisou que os sociais-democratas tudo farão para defender os interesses de Portugal.
No debate sobre o Dia da Europa, Rubina Berardo sublinhou a importância do próximo quadro financeiro Plurianual da União para o futuro de Portugal. Sublinhando que o PSD acompanha a necessidade de responder proactivamente aos novos desafios que se colocam à União, a Vice-Presidente da bancada do PSD manifestou a oposição dos sociais-democratas ao esboço da Comissão que retira verbas dos Estados e das regiões mais pobres da União para realocar essas verbas às novas áreas que mais beneficiam os Estados-membros mais ricos. “O PSD já o afirmou: estamos ao lado dos interesses de Portugal e não aceitamos cortes na Política de Coesão e na Política Agrícola Comum. O Comissário para o orçamento reagiu às críticas sobre a proposta de orçamento da Comissão, dizendo “as críticas significam que estou certo”. Não, senhor Comissário Oettinger, não está certo. É a negação do princípio elementar da União: a solidariedade entre os povos e entre os Estados.”
No que respeita às “lágrimas de crocodilo” do Primeiro-Ministro, a propósito dos cortes, a deputada recordou que com o governo anterior, Portugal foi precursor na dinamização do Grupo “Amigos da Coesão”, um Grupo que unia os 15 principais beneficiários desta política. “Na sua ânsia cega de fazer tábua rasa também neste domínio, o atual Governo esqueceu e ignorou os “Amigos da Coesão”. E agora vemos as consequências: a Comissão Europeia sacrifica logo a Política de Coesão. Explique ao país porque é que o governo socialista se esqueceu desta colaboração”.
De seguida, Rubina Berardo enfatizou que para o PSD, “a Europa é muito mais que a soma de todos os Fundos Comunitários. É um fator identitário, político e cultural. Bem ao contrário daqueles que neste parlamento apoiam o governo e rejeitam a Integração, rejeitam o Euro, e rejeitam a NATO mas que curiosamente nunca rejeitam os apoios financeiros da União. Portugal e os portugueses merecem um Governo que seja ambicioso na política europeia. Que não exprima timidez ou vergonha ao abordar a integração europeia neste parlamento. Por mais que insistam que a Política Externa não figura dos acordos da geringonça, esta solução governativa deixa-nos sempre um travo amargo”.
A terminar, a Vice-Presidente da “bancada laranja” recordou que a Europa enfrentou, desde os seus primeiros dias, tensões que testaram a nossa resiliência e a nossa capacidade de transformação. “Por vezes as verdades sonantes também vêm do exterior. John Kerry afirmou há dias que «a Europa precisa de acreditar em si própria». É assim que abraçamos a Europa. Com sedução, e contra as tentativas de rapto da nossa Europa”.

09-05-2018 Partilhar Recomendar
10-05-2019
Gestão do Fundo de Solidariedade tem sido incompetente, imoral e uma vergonha
    Duarte Marques considera “indigno” que o governo queira ficar com o dinheiro destinado aos municípios afetados pelos incêndios.
10-05-2019
Incêndios: “o governo aproveita-se da desgraça alheia para financiar serviços públicos”
    António Lima Costa afirma que o governo desviou verbas europeias destinadas às zonas afetadas para financiar organismos da administração central sediados em Lisboa.
10-05-2019
Linhas de crédito para a limpeza da floresta foram um “monumental falhanço”
    Segundo Jorge Paulo Oliveira o dinheiro apenas chegou a duas Câmaras Municipais.
10-05-2019
Fundo de Solidariedade Europeu: atitude do Governo foi “vergonhosa, egoísta e imoral”
    António Costa Silva revelou que “mais de metade do montante do Fundo de Solidariedade foi aplicado em despesas que deviam ser assumidas pelo Orçamento do Estado”.
20-03-2019
PSD contra impostos europeus: “queremos a nossa autonomia fiscal”
    A posição dos sociais-democratas foi reiterada por Cristóvão Norte.
20-03-2019
Rubina Berardo questiona António Costa sobre posição do governo face ao Brexit, Venezuela e China
    Na véspera do Conselho Europeu, a deputada questionou o Primeiro-Ministro sobre os temas que dominam a agenda europeia e que são essenciais para Portugal.
15-03-2019
Duarte Marques: “o PSD é contra a criação de impostos europeus”
    O deputado apresentou a iniciativa que visa garantir a reserva da soberania nacional em matéria de política fiscal no âmbito do processo de Construção da União Europeia.
13-03-2019
Tratado Orçamental: quando se ignoraram as regras o país ficou à beira da falência
    Maria Luís Albuquerque sublinhou a importância de termos finanças públicas sustentáveis.
13-03-2019
Eleições Europeias: intervenções do PS têm sido marcadas por contradições e “interpretações criativas”
    Inês Domingos desmontou os “embustes” do PS e do seu cabeça de lista.
24-01-2019
Duarte Marques reeleito Presidente da Comissão para as Diásporas do Conselho da Europa
    O social-democrata mantém-se também como Coordenador da Plataforma para as Políticas da Diáspora.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas