
Um conjunto de deputados eleitos pelo PSD em Coimbra visitaram as instalações da Unidade de Saúde, acompanhados por dirigentes da ARS do Centro. Esta visita ocorreu na sequência de um pedido de visita formulado pela deputada Fátima Ramos, que tem sido figura social-democrata na Comissão Parlamentar de Saúde.
Segundo os deputados, na “visita foi possível observar a elevada degradação das instalações e constatar a falta de Recursos Humanos”. Os deputados verificaram a existência de “várias casas de banho sem funcionar em virtude de avarias, problemas de isolamento, pinturas degradadas, difícil acessibilidade, pavimento em mau estado. Alguns profissionais chamaram a atenção para problemas frequentes na instalação elétrica e nos elevadores”.
Esta observação no local veio reforçar as denuncias que alguns elementos da Comissão de Utentes já tinham feito em contactos pessoais com a deputada Fátima Ramos e através de várias noticias publicadas na imprensa.
Os deputados eleitos pelo PSD recordam que “o Centro de Saúde funciona num edifício arrendado, que inclui três pisos. No terceiro piso funciona uma Unidade de Saúde Familiar que foi inaugurada em dezembro de 2017. Este piso sofreu obras de remodelação para acolher a USF. A Unidade de Saúde no seu conjunto serve cerca de 29.000 utentes, incluindo as extensões e a USF”.
Fátima Ramos, Margarida Mano e Maurício Marques recordam que “desde a criação da USF no terceiro piso passaram a existir “utentes de primeira” e “utentes de segunda”, dado que existiram obras no piso da USF e não existiram obras nos restantes pisos”. As situações relatadas “só poderão ser resolvidas com obras de remodelação bem-feitas ou através da construção de novas instalações”, afirmam.
Para os deputados do PSD, construir novas instalações seria “a melhor opção dado que as instalações onde funciona a unidade de saúde não são publicas, estando o Estado a pagar renda há vários anos. Uma situação que era para ser transitória aquando da abertura do Centro de Saúde, tem permanecido inalterada e com sucessiva degradação nos últimos anos”.
Assim, os eleitos do PSD consideram tratar-se “de uma situação preocupante e que requer, da parte do Governo, a tomada de medidas de planeamento e outras, com vista à melhoria da prestação de cuidados de saúde para todos os utentes do Centro de Saúde da Fernão de Magalhães. Este processo exige celeridade para que o Estado possa financiar a obra com fundos Comunitários, não perdendo mais uma oportunidade”.