Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Prevenção de incêndios: PSD pede ao governo que seja mais expedito e menos panfletário
Carlos Peixoto sublinhou que os sociais-democratas não vão descansar enquanto não assegurarem que as populações estão muito mais seguras do que estiveram em 2017.
Carlos Peixoto apresentou, esta sexta-feira, quatro iniciativas do PSD referentes à floresta e prevenção de incêndios. No início da sua intervenção, Carlos Peixoto começou por desmontar as encenações montadas pelo governo, sublinhando que, quando a dimensão das tragédias é gigantesca, “convenhamos que por pudor, há algum folclore, algum circo e há algumas declarações que se devem evitar. A par de ações meritórias que existem e que são louváveis e da hábil transferência de responsabilidades para os cidadãos e para os municípios, há nisto, por parte do governo, uma meticulosa fabricação de factos. Com dois objetivos: sacudir a ideia de que o governo falhou em 2017 e similar a ideia de que em 2018 está tudo providencialmente preparado”.
Frisa o social-democrata que “nada é mais ilusório”, acrescentando que, “infelizmente, uma coisa é o que parece e se anuncia, outra, bem diferente, é o que é”. Prova disso, adianta, são as 24 iniciativas que propõem ou aconselhem medidas que o governo ainda não adotou. “Não há um único partido, da esquerda à direita, que não tenha sugestões ou ações para fazer ao governo. Todos, sem exceção, acham que deve ser feito mais, melhor e diferente daquilo que o governo está a fazer, inclusivamente o PS”.
Para Carlos Peixoto, se o parlamento se mobiliza desta maneira, com esta expressividade, “é porque considera que não chega o que está ser feito e que a atual política florestal e de proteção civil está ainda muito aquém do nível de autossatisfação que este governo manifesta no dia-a-dia”.
De seguida, o Vice da “bancada laranja” recordou que este é já o quarto debate sobre incêndios, algo que pode fazer com que a opinião pública já esteja cansada em ouvir falar deste tema. Contudo, enfatiza, “o PSD nunca está cansado e não estará cansado de tudo fazer para assegurar que em 2018 as populações têm de estar muito mais seguras do que estiveram em 2017 e que os dramas como os de Pedrógão e os de 15 e 16 de outubro jamais se poderão repetir”.
Mas para que tal aconteça, refere, há “barracadas” por resolver, nomeadamente em relação aos meios aéreos, e o estado da arte não é tranquilizante. “No que respeita aos meios aéreos, o governo anda literalmente com a cabeça no ar. No que respeita aos meios em terra, o governo ainda não pôs os pés no chão. Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, a Diretiva Operacional Nacional, que estabelece o planeamento, organização e a coordenação de todos os meios operacionais, ainda não foi revelada. Se o tempo muda, e vai mudar, e se os incêndios voltam, e vão voltar, podemos ter de enfrentar um novo caos. Os avisos vêm de todo o lado e vêm, mais uma vez, da bancada do PSD que pede ao governo para que seja mais expedito, mais veloz, mais eficaz, mais responsável e menos temerário e panfletário”.
A terminar, Carlos Peixoto lembrou que apagados os incêndios, a memória das pessoas e o sofrimento das vítimas não se apagou. “E são essas que merecem que o Estado e o poder político estejam à altura das suas responsabilidades, projetando o futuro da proteção civil”, rematou.

13-04-2018 Partilhar Recomendar
24-10-2017
Deputados do PSD visitam regiões do distrito de Aveiro mais afetadas pelos incêndios
    Os sociais-democratas estiveram nos concelhos de Castelo de Paiva, Arouca e Vagos.
24-10-2017
PSD defende a reflorestação do Pinhal de Leiria
    Num Projeto de Resolução entregue no Parlamento, os sociais-democratas recomendam ao governo que proceda à reflorestação da Mata Nacional de Leiria no prazo de um ano.
18-10-2017
PSD desafia António Costa a apresentar Moção de Confiança
    A propósito dos incêndios, Hugo Soares criticou a “soberba, displicência e negligência” do Primeiro-ministro e desafiou-o a pedir desculpa aos portugueses.
18-10-2017
PSD manifesta o seu profundo pesar pelas vítimas dos incêndios
    Hugo Soares frisou que os sociais-democratas não estão disponíveis para “ficar na história como aqueles que nada fizeram”.
18-10-2017
Deputados do PSD reclamam contribuição para “reerguer o tecido económico e vida das pessoas” após incêndios devastadores
    Luís Montenegro, Amadeu Albergaria e Susana Lamas reuniram com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro.
13-10-2017
PSD insiste na necessidade de se indemnizar as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande
    Nuno Serra reafirmou a vontade dos sociais-democratas em acelerar o processo de reparação de danos àquelas populações.
13-10-2017
Pedrógão Grande: “o relatório aponta falhas técnicas e destas falhas devia resultar responsabilidades políticas”
    Carlos Abreu Amorim apelou à Ministra da Administração Interna e o Primeiro-Ministro que “assumam as responsabilidades e encerrem esta questão com dignidade”.
13-10-2017
Pedrógão Grande: “o tempo da lei da rolha e de sacudir a água do capote esgotou-se. É uma obrigação assumir as responsabilidades”
    Para Marques Guedes o trabalho levado a cabo pela comissão independente é uma “luz de esperança” que contrasta com o “triste passa-culpas”.
11-10-2017
Incêndios: Nuno Serra quer saber se o PCP se sente confortável com a atuação do governo
    O deputado lamentou que o governo tenha ignorado os alertas, terminado a fase Charlie e encerrado os postos de vigia.
19-07-2017
Pedrógão Grande: compete ao poder político estar à altura das respostas necessárias para repor a normalidade
    Carlos Abreu Amorim saudou o consenso alcançado com o PCP e CDS para a entrega de uma proposta que visa reconstruir aquele território e indemnizar os herdeiros das vítimas mortais e os feridos graves.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas