Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Com este governo assistimos a muitos anúncios e pouca concretização
Nilza de Sena considera que essa concretização é crucial para que Portugal não continue a ter o quinto crescimento mais baixo da Europa.
Nilza de Sena reafirmou, esta quinta-feira, que o PSD defende há muito que a ciência e a inovação potenciam a criação de valor acrescentado na economia. Refutando a ideia de que os sociais-democratas estavam a colocar a ciência ao serviço da economia, a deputada sublinhou que a convicção do PSD é que “o conhecimento está na base do desenvolvimento moderno, e que são as empresas e os empreendedores conscientes do valor acrescentado das novas tecnologias e das novas ideias, da ciência como fator de competitividade nas economias modernas, que transformam o conhecimento em melhores condições de vida para a população atual e as futuras gerações”.
Segundo a parlamentar, o PSD tinha razão quando considerou fundamental que uma cada vez maior percentagem dos doutorados seja absorvida pelas empresas, estabelecendo para isso incentivos fiscais. “Tínhamos razão quando estabelecemos os programas doutorais em ambiente empresarial. Tínhamos razão quando propusemos, bem cedo, a este governo medidas concretas como: a criação de conselhos sectoriais, integrando os principais agentes de várias áreas de atividade; o reforço dos direitos de propriedade intelectual, incentivando a produção e o registo de patentes de conhecimento que tenham potencial de valorização económica; o aumento a participação do Sistema de Investigação e Inovação nacional nas redes internacionais de Investigação e Inovação, apoiando as nossas empresas na apresentação de propostas competitivas de tecnologia avançada e tirando partido da sua elegibilidade a concursos dos grandes projetos e organizações científicas internacionais a que Portugal pertence”.
De seguida, Nilza de Sena recordou que o PSD apresentou recentemente mais seis iniciativas legislativas relativas ao “Conhecimento e Criação de Valor”, com propostas concretas sobre propriedade industrial, emprego de doutorados em empresas, carreira docente e aproximação entre academia e economia. “São medidas concretas, essenciais na persecução do objetivo que o governo agora apresenta. Medidas que não precisaram de um relatório da OCDE para confirmar o que já sabíamos”.
No que respeita à iniciativa do executivo que dizem pretender estimular o investimento privado em atividades de I&D, Nilza de Sena questionou onde estão os incentivos fiscais. “Falam do reforço da participação da FCT, de uma futura evolução de especialização da FCT e de novas agências de financiamento. Falam de um reforço da participação da FCT, do IAPMEI e ANI. Falam, mas entre as boas intenções e a concretização há um enorme hiato. Veja-se os Laboratórios colaborativos previstos e sobretudo anunciados desde 2016, mas que em março de 2018, mais de 2 anos depois, só 6 laboratórios foram homologados. Veja-se como o programa Interface do governo não chegou ao terreno. Voltam a dizer agora na estratégia que se prevê também o financiamento dos centros interface e a atração para Portugal de fundos de capital (BEI), ainda bem. Resta executar”.
A terminar, Nilza de Sena sublinhou que o que até agora assistimos “são muitos anúncios, muito papel, mas pouca concretização. E o que o país precisa é de concretização para que Portugal cresça. O que precisamos é que o nosso crescimento não seja o 5.º mais baixo da Europa, mas o mais alto. É isso que o PSD ambiciona e é para isso que trabalhamos”, concluiu.

22-03-2018 Partilhar Recomendar
18-01-2019
“O programa curricular de Estudo do Meio deve ser dinâmico e ajustado às idiossincrasias de cada território”
    Liliana Silva lembrou que o PSD sempre defendeu a flexibilidade do currículo através da autonomia das escolas.
17-01-2019
Proposta do PS para limitar a disparidade salarial é o reconhecimento do falhanço do seu governo
    Contudo, Sandra Pereira adiantou que esta matéria merece uma discussão séria e aprofundada, especialmente em sede de concertação social.
16-01-2019
Atrasos nas bolsas de estudo: Álvaro Batista critica “hipocrisia” e incapacidade do BE em resolver os problemas do país
    O social-democrata considera que quem aprovou todos os Orçamentos da “geringonça” tem de ser responsável pelos seus insucessos.
10-01-2019
PSD quer colocar as Instituições de Ensino Superior a trabalhar em cooperação com o sistema de proteção de crianças e jovens em risco
    Laura Magalhães defende a criação de uma linha de financiamento com esse objetivo.
09-01-2019
Ana Sofia Bettencourt acusa o governo de delapidar a imagem pública dos professores
    A deputada enfatizou que urge criar medidas de valorização da profissão.
09-01-2019
Pedro Pimpão: “houve populações que ficaram privadas do acesso à educação”
    O deputado desmontou a argumentação dos bloquistas e frisou que não existiu preocupação com a qualidade do ensino quando fecharam projetos educativos pelo nosso país.
13-12-2018
“PSD propõe a criação do regime jurídico do arrendamento urbano para efeitos de qualificação, educação e formação”
    Margarida Balseiro Lopes considera que esta é a resposta aos mais de 70 mil alunos deslocados que não conseguem ter vagas em residências.
05-12-2018
Clara Marques Mendes: PCP e BE insistem em fingir que são oposição
    A deputada lembrou a estes partidos que apoiam o governo e apelou a que “não finjam ser o que não são”.
05-12-2018
Bolseiros: os partidos estão todos de acordo e nem assim o governo resolve o problema
    Duarte Marques acusou o governo de não executar o que é aprovado no Parlamento
28-11-2018
Manuais escolares gratuitos: medida não promove a equidade e não promove a igualdade de oportunidades
    Germana Rocha considera que o Estado não pode criar mais injustiças.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas