Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Brexit: proteção dos direitos dos nossos cidadãos a residir no Reino Unido é uma prioridade para o PSD
Carlos Gonçalves recordou ao Primeiro-Ministro que vivem 400 mil portugueses no Reino Unido.
No debate sobre as prioridades da presidência da Bulgária no Conselho da União Europeia e de preparação do próximo Conselho Europeu, Carlos Gonçalves confrontou o Primeiro-Ministro com o processo de saída do Reino Unido da União Europeia.
A um ano da efetivação desta saída, o deputado refere ser “fundamental preservar o futuro da União Europeia e defender as nossas políticas comuns, ou seja, dar continuidade ao que somos como europeus. Sabemos por isso a dificuldade do processo negocial mas estamos num momento em que é essencial passar das simples declarações de intenções para a concretização de compromissos quanto ao futuro do relacionamento entre o Reino Unido e a União”.
Do ponto de vista do social-democrata, a atual indefinição apenas contribui para criar um sentimento de incerteza que em nada ajuda este processo. “Um sentimento de incerteza que também é vivido no plano bilateral visto que o Reino Unido, para além dos laços históricos que tem com o nosso país, é um dos principais parceiros económicos de Portugal, numa relação que é aprofundada pelo facto de viverem cerca de 400 mil portugueses no Reino Unido e cerca de 40 mil britânicos em Portugal. É por isso que é para nós evidente ser necessário ter um conhecimento o mais concreto possível das consequências diretas do Brexit na relação bilateral entre os nossos dois países”.
No plano económico, Carlos Gonçalves recorda que o PSD presentou um Projeto de Resolução no qual recomenda ao Governo a realização de um estudo sobre as implicações da saída do Reino Unido da União Europeia para a economia portuguesa e para as nossas empresas que terão de se adaptar a uma nova realidade com novas oportunidades e, também, novos obstáculos. “Por outro lado, para o PSD a proteção dos direitos dos nossos cidadãos a residir no Reino Unido é uma clara prioridade e, apesar de alguns avanços na negociação no âmbito das políticas de imigração, são ainda muitas as dúvidas no que se refere ao futuro da nossa comunidade, seja aquela que já lá residia no momento do Brexit, seja aquela que chega no período transitório ou ainda e, não menos importante, aquela que irá chegar no futuro. Considerando que no Reino Unido vivem cerca de 3 milhões de cidadãos da União, percebe-se que pela dimensão da nossa comunidade, que Portugal poderá vir a ser um dos países mais afetados pelas decisões que forem tomadas sobre a livre circulação de pessoas. A situação que os nossos nacionais vivem no Reino Unido é uma situação, a vários títulos, excecional. O PSD já o afirmou várias vezes, e volta aqui hoje a dizê-lo”.
Tendo em conta esta realidade, o social-democrata refere que “é chegado o tempo dos serviços externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros darem uma resposta adequada a esta nova realidade indo, finalmente, ao encontro das necessidades, no plano administrativo e social, da nossa comunidade residente no Reino Unido. Essa é também a expetativa da nossa comunidade”.

15-03-2018 Partilhar Recomendar
18-06-2019
Europa: Rubina Berardo apela ao Primeiro-Ministro para colocar o “interesse nacional” à frente das “obsessões partidárias”
    A parlamentar entende que as negociações para o futuro da Comissão Europeia não podem ser só mais uma “guerra das cadeiras”.
29-05-2019
Negociações Europeias: “António Costa deve ter em primeira linha o interesse nacional”
    Rubina Berardo desafiou o Primeiro-Ministro a participar neste debate tendo em primeira linha o “interesse nacional” e não a família política a que pertence.
10-05-2019
Gestão do Fundo de Solidariedade tem sido incompetente, imoral e uma vergonha
    Duarte Marques considera “indigno” que o governo queira ficar com o dinheiro destinado aos municípios afetados pelos incêndios.
10-05-2019
Incêndios: “o governo aproveita-se da desgraça alheia para financiar serviços públicos”
    António Lima Costa afirma que o governo desviou verbas europeias destinadas às zonas afetadas para financiar organismos da administração central sediados em Lisboa.
10-05-2019
Linhas de crédito para a limpeza da floresta foram um “monumental falhanço”
    Segundo Jorge Paulo Oliveira o dinheiro apenas chegou a duas Câmaras Municipais.
10-05-2019
Fundo de Solidariedade Europeu: atitude do Governo foi “vergonhosa, egoísta e imoral”
    António Costa Silva revelou que “mais de metade do montante do Fundo de Solidariedade foi aplicado em despesas que deviam ser assumidas pelo Orçamento do Estado”.
20-03-2019
PSD contra impostos europeus: “queremos a nossa autonomia fiscal”
    A posição dos sociais-democratas foi reiterada por Cristóvão Norte.
20-03-2019
Rubina Berardo questiona António Costa sobre posição do governo face ao Brexit, Venezuela e China
    Na véspera do Conselho Europeu, a deputada questionou o Primeiro-Ministro sobre os temas que dominam a agenda europeia e que são essenciais para Portugal.
15-03-2019
Duarte Marques: “o PSD é contra a criação de impostos europeus”
    O deputado apresentou a iniciativa que visa garantir a reserva da soberania nacional em matéria de política fiscal no âmbito do processo de Construção da União Europeia.
13-03-2019
Tratado Orçamental: quando se ignoraram as regras o país ficou à beira da falência
    Maria Luís Albuquerque sublinhou a importância de termos finanças públicas sustentáveis.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas