Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Brexit: proteção dos direitos dos nossos cidadãos a residir no Reino Unido é uma prioridade para o PSD
Carlos Gonçalves recordou ao Primeiro-Ministro que vivem 400 mil portugueses no Reino Unido.
No debate sobre as prioridades da presidência da Bulgária no Conselho da União Europeia e de preparação do próximo Conselho Europeu, Carlos Gonçalves confrontou o Primeiro-Ministro com o processo de saída do Reino Unido da União Europeia.
A um ano da efetivação desta saída, o deputado refere ser “fundamental preservar o futuro da União Europeia e defender as nossas políticas comuns, ou seja, dar continuidade ao que somos como europeus. Sabemos por isso a dificuldade do processo negocial mas estamos num momento em que é essencial passar das simples declarações de intenções para a concretização de compromissos quanto ao futuro do relacionamento entre o Reino Unido e a União”.
Do ponto de vista do social-democrata, a atual indefinição apenas contribui para criar um sentimento de incerteza que em nada ajuda este processo. “Um sentimento de incerteza que também é vivido no plano bilateral visto que o Reino Unido, para além dos laços históricos que tem com o nosso país, é um dos principais parceiros económicos de Portugal, numa relação que é aprofundada pelo facto de viverem cerca de 400 mil portugueses no Reino Unido e cerca de 40 mil britânicos em Portugal. É por isso que é para nós evidente ser necessário ter um conhecimento o mais concreto possível das consequências diretas do Brexit na relação bilateral entre os nossos dois países”.
No plano económico, Carlos Gonçalves recorda que o PSD presentou um Projeto de Resolução no qual recomenda ao Governo a realização de um estudo sobre as implicações da saída do Reino Unido da União Europeia para a economia portuguesa e para as nossas empresas que terão de se adaptar a uma nova realidade com novas oportunidades e, também, novos obstáculos. “Por outro lado, para o PSD a proteção dos direitos dos nossos cidadãos a residir no Reino Unido é uma clara prioridade e, apesar de alguns avanços na negociação no âmbito das políticas de imigração, são ainda muitas as dúvidas no que se refere ao futuro da nossa comunidade, seja aquela que já lá residia no momento do Brexit, seja aquela que chega no período transitório ou ainda e, não menos importante, aquela que irá chegar no futuro. Considerando que no Reino Unido vivem cerca de 3 milhões de cidadãos da União, percebe-se que pela dimensão da nossa comunidade, que Portugal poderá vir a ser um dos países mais afetados pelas decisões que forem tomadas sobre a livre circulação de pessoas. A situação que os nossos nacionais vivem no Reino Unido é uma situação, a vários títulos, excecional. O PSD já o afirmou várias vezes, e volta aqui hoje a dizê-lo”.
Tendo em conta esta realidade, o social-democrata refere que “é chegado o tempo dos serviços externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros darem uma resposta adequada a esta nova realidade indo, finalmente, ao encontro das necessidades, no plano administrativo e social, da nossa comunidade residente no Reino Unido. Essa é também a expetativa da nossa comunidade”.

15-03-2018 Partilhar Recomendar
11-12-2018
Governo não se preocupou em avaliar as implicações do Brexit para a economia portuguesa
    Carlos Gonçalves criticou a postura do executivo e pediu uma especial atenção aos portugueses residentes no Reino Unido.
11-12-2018
Os portugueses vivem a realidade caótica provocada por um governo campeão das cativações
    Rubina Berardo frisa que os socialistas “omitem o verdadeiro estado de sítio que se vive em Portugal”.
11-10-2018
Brexit: governo assume a “postura da cigarra”
    A crítica foi feita por Rubina Berardo, que desafiou ainda o Primeiro-Ministro a procurar junto dos parceiros europeus apoio para a comunidade portuguesa na Venezuela.
10-10-2018
António Ventura acusa o governo de ignorar as Regiões Ultraperiféricas
    O social-democrata quer saber se este é um esquecimento propositado ou se resulta do desleixo do executivo.
12-07-2018
Nilza de Sena reeleita presidente da Comissão de Assuntos Económicos da OSCE
    A deputada do PSD foi ainda nomeada Vice-Presidente do PPE na OSCE.
12-07-2018
Inês Domingos acusa o governo de não estar empenhado na reforma da união económica e monetária
    A deputada considera que este é um tema fundamental para Portugal por causa da fragilidade que resulta de termos um sistema bancário ainda com muitas dificuldades.
12-07-2018
BREXIT: é fundamental que o governo português acompanhe as negociações de forma a salvaguardar os nossos interesses
    Carlos Gonçalves enfatiza que os cerca de 400 mil portugueses que ali residem devem merecer uma atenção especial do executivo.
20-06-2018
Fernando Negrão desafia António Costa a acabar com “o discurso amável e subordinado”
    Perante o anúncio de cortes nos fundos comunitários, o líder parlamentar do PSD exigiu uma posição firme por parte do governo português.
20-06-2018
“Reformas estruturais arrepiam o Primeiro-Ministro”
    Maria Luís Albuquerque enfatiza que o país precisa dessas reformas e que o governo tem obrigação de as levar a cabo.
20-06-2018
Rubina Berardo desafiou o Primeiro-Ministro a concertar esforços com os nossos parceiros europeus para evitar cortes na PAC
    A Vice-Presidente da bancada do PSD alertou para as consequências desses cortes.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas