Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Luís Montenegro e Amadeu Albergaria reclamam intervenção urgente na Linha do Norte em Ovar e Espinho
Os sociais-democratas acusam o governo de discriminar estes dois concelhos.
Os deputados do PSD Luís Montenegro e Amadeu Albergaria acusam o governo de discriminar Ovar e Espinho, ao deixar o troço da Linha do Norte que atravessa estes concelhos fora do plano de investimentos imediato. Numa pergunta dirigida ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, os parlamentares reclamam uma intervenção urgente naquele que foi classificado como o pior troço da rede ferroviária nacional.
“A Infraestruturas de Portugal (IP) acaba de adiar as intervenções em Espinho e Ovar para 2020, o que resulta numa discriminação grave para as respetivas populações. Deixou a promessa de abertura de concursos públicos dentro de dois meses, mas esse compromisso não pode falhar” – escrevem os deputados aveirenses no texto que suporta a pergunta, referindo-se ao facto de este troço de ferrovia ter ficado de fora do anúncio agora feito pela IP e pelo ministro da tutela.
Uma sessão pública promovida pelo Ministério e pela IP coincidiu com a divulgação de um estudo que aponta o troço da Linha do Norte entre Ovar e Vila Nova de Gaia como o pior do país, ali se admitindo que necessita de intervenção urgente. “A empresa e o ministro do Planeamento e das Infraestruturas organizaram um evento para apresentar a requalificação da ferrovia entre os municípios de Ovar e de Gaia – com Espinho pelo meio – mas a intervenção anunciada não passou de Valadares” – lamentam os deputados subscritores da pergunta.
Na iniciativa parlamentar de Luís Montenegro e Amadeu Albergaria recorda-se que “há muito que os autarcas de Espinho e Ovar vêm alertando para o estado daquele troço da ferrovia e para a necessidade de uma requalificação”. O texto da pergunta cita declarações recentes de Salvador Malheiro, que admitiu como importantes as ligações ferroviárias a Espanha, mas deu como prioritária a intervenção na linha do Norte, questionando quantas mais mortes serão necessárias para que o governo ponha mãos à obra.
“O anúncio agora feito da requalificação da linha entre as estações de Valadares e General Torres mais não é do que uma discriminação dos utentes da CP dos concelhos de Espinho e de Ovar, cujos municípios já manifestaram a disponibilidade para colaborar, não compreendendo, assim, por que razão a intervenção não avança”, reclamam Luís Montenegro e Amadeu Albergaria, questionando o governo sobre por que razão a requalificação da Linha do Norte entre Ovar e Vila Nova de Gaia foi adiada para 2020, quando pensa o Ministério avançar com medidas concretas que conduzam à intervenção neste troço de ferrovia e que plano de intervenção tem a Infraestruturas de Portugal para este troço.

15-03-2018 Partilhar Recomendar
13-05-2019
Cativações e cortes no investimento. “Chama a isto boa gestão das contas públicas?”
    Fernando Negrão acusou António Costa de fazer um “brilharete nas contas” à custa de corte no investimento.
08-05-2019
PSD defende a construção de uma ligação rodoviária em perfil de autoestrada entre Viseu e Coimbra
    Pedro Alves frisou que esta é a maior e mais urgente prioridade nacional em investimento rodoviário.
08-05-2019
Ulisses Pereira: “tenho muito orgulho nestes dez anos que servi Portugal como deputado”
    Num balanço em jeito de despedida, o social-democrata afirmou ter sido uma honra e um privilégio ter servido o país no “nervo central da soberania”.
03-05-2019
“Pedro Marques passava os dias a anunciar comboios fantasmas e a repetir anúncios”
    De acordo com Carlos Silva tudo acabou “num verão catastrófico, com comboios a caírem aos bocados e a serem suprimidos”.
03-05-2019
“Nunca um governo fez tão pouco investimento público”
    Fátima Ramos considera que “os portugueses foram condenados à degradação dos Serviços Públicos”.
03-05-2019
“BE assiste tranquilamente ao descarrilamento do setor ferroviário”
    Helga Correia acusou a esquerda ter “fechado os olhos e aplaudido” as cativações.
03-05-2019
Atual Ministro das Infraestruturas apresentou uma verdadeira moção de censura ao ex-Ministro Pedro Marques
    Virgílio Macedo acusou o ex-governante de ser a “Dona Branca do investimento e da ferrovia”.
03-05-2019
O investimento público mede-se pela obra executada e não pelas promessas e anúncios
    Emídio Guerreiro afirmou que BE, PCP, PEV e PS foram os aliados que Pedro Marques precisava.
12-04-2019
PSD quer redução para metade do valor das portagens e do preço dos comboios no interior
    Os sociais-democratas consideram que “é hora de o governo compensar quem tem sido mal tratado”.
10-04-2019
“Transtejo e a Soflusa registaram 2500 reclamações de passageiros em 2018”
    Carlos Silva lamentou a falta de resposta do governo para os problemas sentidos pelos passageiros.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas