Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Pedro Roque reuniu com o Embaixador da Palestina
O deputado e Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo anunciou que é objetivo da Assembleia contribuir para o regresso a um processo de paz.
O Deputado Pedro Roque, na sua qualidade de Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo (APM), recebeu o Embaixador da Palestina, Nabil Abuzanid, em visita de cortesia no passado dia 27 de fevereiro. O Embaixador agradeceu a marcação da reunião, referiu ser sempre um prazer poder encontrar-se com apoiantes da paz. Sente que Portugal é um país que apoia a Palestina e mantém boas relações e influência junto de Israel. Referiu esperar que este encontro signifique um incremento das relações futuras, na medida em que o trabalho da paz é de todos e bom para todos. A Palestina é uma porta para o mundo árabe, para a paz e para a justiça. A reunião foi solicitada com o objetivo de pedir o conselho de amigos relativamente ao que deve ser feito no quadro das relações bilaterais, mas também no seio da UE, da APM. Mencionou a existência de um convite ao Presidente da República de Portugal para visitar a Palestina, que se espera poder ser concretizado em 2018.
Por seu turno, Pedro Roque agradeceu o convite e explicou que estava a receber na qualidade de Presidente da organização. Referiu as suas visitas à Palestina e a Jerusalém, bem como o facto de ser secundado no cargo por um Vice-Presidente palestiniano e um Vice-Presidente israelita. Lembrou a Declaração da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo sobre o processo de paz no Médio Oriente, que reitera o empenho na “Solução dos Dois Estados” no âmbito das diferentes resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e afirmou que a APM não abdicará de procurar acordo nos assuntos fundamentais (estatuto de Jerusalém, fronteiras, segurança, colonatos e água). A APM quer contribuir para o regresso ao processo de paz, pelo menos ao nível parlamentar, considerando que a diplomacia parlamentar pode ser especialmente importante num momento em que as relações ao nível dos executivos estão mais tensas.
O Embaixador agradeceu as palavras, mencionando esperar posições mais fortes da comunidade internacional, uma vez que considera que a abordagem tradicional não tem resultado e, na sua perspetiva, sem medidas mais fortes, Israel vai continuar a sua política de confisco de terras e progressivamente a tornar impossível a Solução de Dois Estados. Afirmou que a Palestina tem sido flexível relativamente ao controlo de fronteiras e aos refugiados, abandonou a resistência, mas não sabe o que é que a comunidade internacional espera mais da Palestina.
O Presidente da APM respondeu que, face às recentes posições dos EUA, a UE deve ter um papel mais assertivo, como forma de servir de contrapeso aos EUA, mas que é difícil definir política externa no contexto da UE por falta de consenso. Reiterou ainda o compromisso da APM em colaborar para o processo negocial de paz, a nível parlamentar, no quadro de uma cimeira a ter lugar em breve na margem jordana do Mar Morto e em que, para além dos parlamentares israelitas e palestinianos, contará com o apoio da Jordânia e do Egito.

06-03-2018 Partilhar Recomendar
26-02-2018
Pedro Roque assina memorando de entendimento com o Parlamento Árabe
    O acordo, assinado na qualidade de Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo, visa reforçar a colaboração e promover o diálogo árabe-euro-mediterrânico.
20-02-2018
Ângela Guerra participa em Conferência da Universal Peace Federation no Parlamento da Coreia do Sul
    A deputada referiu-se à importância da construção de um mundo de paz duradoura, assente na interdependência, prosperidade mútua e valores universais.
06-02-2018
Seminário sobre o “Mecanismo Europeu de Proteção Civil”
    Conheça o Programa e Participe.
31-01-2018
Pedro Roque coordenou a 7ª Reunião de Alto Nível dos Parlamentos dos Estados-Membros
    O deputado do PSD assumiu essa coordenação na qualidade de Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo.
25-01-2018
Luís Leite Ramos eleito Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PPE no Conselho da Europa
    O deputado passa a integrar o órgão que tem a responsabilidade de definir as prioridades políticas, as votações mais importantes e as iniciativas que são apresentadas.
12-07-2017
Nilza de Sena reeleita Presidente da Comissão Geral para os Assuntos Económicos, Ciência, Tecnologia e Ambiente da OSCE
    A deputada assume o cargo para um segundo mandado.
01-06-2017
Luís Leite Ramos reeleito Relator Geral dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa
    O deputado do PSD vai ter como missão acompanhar as iniciativas do Conselho da Europa e de outras instituições europeias no domínio da democracia local e regional.
18-04-2016
Deputados do PSD participam na VI Assembleia Parlamentar da CPLP
    Marco António Costa, Ângela Guerra e Carlos Páscoa intervieram na reunião que teve como tema principal “A Paz e o Desenvolvimento na CPLP”.
28-01-2016
Pedro Roque nomeado Presidente da 2.ª Comissão Permanente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo
    O deputado passa também a ser membro do “Bureau” da Organização.
29-04-2010
Propostas de Mendes Bota para regulamentar o Lobbying foram aprovadas no Conselho da Europa
    A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, que está reunida ao longo de toda esta semana no hemiciclo de Estrasburgo, aprovou as propostas do deputado Mendes Bota solicitando ao Conselho de Ministros a elaboração de um Código Europeu Conduta para a actividade do lobbying.
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas