Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Pedro Roque assina memorando de entendimento com o Parlamento Árabe
O acordo, assinado na qualidade de Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo, visa reforçar a colaboração e promover o diálogo árabe-euro-mediterrânico.
A Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo (PAM) e o Parlamento Árabe (AP) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para reforçar a sua colaboração e sublinhar a determinação comum de promover o diálogo árabe-euro-mediterrânico sobre questões de interesse mútuo, refletindo a aspirações dos povos com o objetivo de criar e proteger a paz e a segurança internacionais.
O MoU foi assinado pelo presidente da APM, Dep. Pedro Roque (Portugal) e o Presidente do Parlamento Árabe, Hon. Mishal Bin Fahm Al Sulami (Arábia Saudita) no Cairo, por ocasião da 3ª Conferência dos Presidentes dos parlamentos nacionais membros do Parlamento Árabe.
Nas respetivas intervenções após a assinatura do MoU, ambos os presidentes se referiram à relação estratégica entre as instituições parlamentares e públicas da região árabe e euro-mediterrânea, consubstanciada no papel de Diplomacia parlamentar para promover a cooperação e a promoção da solidariedade e da amizade entre os povos com base em os princípios da igualdade, respeito mútuo e interesse comum.
No MoU, as duas instituições concordam em apoiar o direito de todos os povos do mundo árabe à autodeterminação e a viver em paz de acordo com os Princípios do Direito Internacional e as Resoluções das Nações Unidas. Condenam a interferência estrangeira nos assuntos internos dos Estados árabes; a formação e o apoio das milícias armadas espalhando o caos, afetando a segurança e a estabilidade regionais, minando a autoridade dos Estados e perturbando as sociedades árabes. A APM e o Parlamento Árabe convidam a Comunidade Internacional a apoiar os esforços e iniciativas dos Estados árabes para enfrentar essas milícias, a fim de proteger as Sociedades Árabes e a Paz e a Segurança Internacionais.
Os dois presidentes também concordaram em lançar um diálogo parlamentar árabe-euro-mediterrâneo confiável e tangível para alcançar a paz e a segurança nas regiões árabes e mediterrâneas, o que exige, entre outras coisas, uma solução abrangente do conflito árabe-israelita, quebrando a impasse do Processo de Paz, alcançando um acordo de paz justo e duradouro que garanta a solução de dois Estados, de acordo com as Resoluções das Nações Unidas, com o Estado de Israel e um Estado palestiniano independente vivendo lado a lado em paz e segurança.

26-02-2018 Partilhar Recomendar
06-03-2018
Pedro Roque reuniu com o Embaixador da Palestina
    O deputado e Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo anunciou que é objetivo da Assembleia contribuir para o regresso a um processo de paz.
20-02-2018
Ângela Guerra participa em Conferência da Universal Peace Federation no Parlamento da Coreia do Sul
    A deputada referiu-se à importância da construção de um mundo de paz duradoura, assente na interdependência, prosperidade mútua e valores universais.
06-02-2018
Seminário sobre o “Mecanismo Europeu de Proteção Civil”
    Conheça o Programa e Participe.
31-01-2018
Pedro Roque coordenou a 7ª Reunião de Alto Nível dos Parlamentos dos Estados-Membros
    O deputado do PSD assumiu essa coordenação na qualidade de Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo.
25-01-2018
Luís Leite Ramos eleito Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PPE no Conselho da Europa
    O deputado passa a integrar o órgão que tem a responsabilidade de definir as prioridades políticas, as votações mais importantes e as iniciativas que são apresentadas.
12-07-2017
Nilza de Sena reeleita Presidente da Comissão Geral para os Assuntos Económicos, Ciência, Tecnologia e Ambiente da OSCE
    A deputada assume o cargo para um segundo mandado.
01-06-2017
Luís Leite Ramos reeleito Relator Geral dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa
    O deputado do PSD vai ter como missão acompanhar as iniciativas do Conselho da Europa e de outras instituições europeias no domínio da democracia local e regional.
18-04-2016
Deputados do PSD participam na VI Assembleia Parlamentar da CPLP
    Marco António Costa, Ângela Guerra e Carlos Páscoa intervieram na reunião que teve como tema principal “A Paz e o Desenvolvimento na CPLP”.
28-01-2016
Pedro Roque nomeado Presidente da 2.ª Comissão Permanente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo
    O deputado passa também a ser membro do “Bureau” da Organização.
29-04-2010
Propostas de Mendes Bota para regulamentar o Lobbying foram aprovadas no Conselho da Europa
    A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, que está reunida ao longo de toda esta semana no hemiciclo de Estrasburgo, aprovou as propostas do deputado Mendes Bota solicitando ao Conselho de Ministros a elaboração de um Código Europeu Conduta para a actividade do lobbying.
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas