Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Amadeu Albergaria preocupado com eventual indisponibilidade dos bombeiros do distrito de Aveiro para época de incêndios
O deputado questionou o Ministro da Administração Interna sobre esta matéria, alertando que pode estar em causa a segurança das populações.
O deputado do PSD Amadeu Albergaria exige do governo resposta à interpelação da Federação de Bombeiros do Distrito de Aveiro, cujos associados admitem vir a estar indisponíveis para o DECIF (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais) em 2018. Aquela federação acaba de emitir um comunicado, através do qual reclama resposta às reivindicações da Liga dos Bombeiros Portugueses aprovadas em 10 de fevereiro deste ano.
A pergunta agora dirigida por Amadeu Albergaria tem por base um comunicado da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, segundo o qual 24 das 25 corporações associadas se dizem-se indisponíveis para participar no DECIF (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais) de 2018 até que haja resposta do governo a reivindicações que datam do início do ano passado.
No mesmo documento, a federação anuncia que a reivindicação já chegou ao comando distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil, tendo resultado de um plenário dos comandantes e presidentes de direção das associações que constituem aquela federação, realizado em Ovar. Dessa reunião saiu o prazo-limite até ao dia 10 de março para que seja tomada uma decisão definitiva, considerando que a Liga dos Bombeiros Portugueses aguarda resposta do governo até ao dia 28 de fevereiro.
“A confirmar-se a tomada de posição, em causa está a não disponibilidade das corporações para integrarem o dispositivo que garante uma mais rápida disponibilidade de bombeiros no período crítico de incêndios florestais, pondo em causa a segurança das populações” – lê-se na pergunta assinada por Amadeu Albergaria, que lembra ao ministério que continua sem resposta um conjunto de preocupações dos bombeiros de Portugal, nomeadamente a clarificação sobre o papel dos corpos de bombeiros na política nacional de proteção civil.
Os bombeiros acusam o governo de “esbanjamento” de dinheiro a equipar a Força Especial de Bombeiros e a Guarda Nacional Republicana, com equipamentos modernos e eficazes, nomeadamente veículos de combate a incêndio, quando aos bombeiros ainda não foram pagas as despesas decorrentes dos incêndios de outubro de 2017, nem os danos nos equipamentos e viaturas danificadas.
“No comunicado agora divulgado, os bombeiros do distrito de Aveiro, dizem-se cansados de serem maltratados, desconsiderados perante situações limite de vida ou morte, pelo que consideram não estarem reunidas condições mínimas para a participação no dispositivo especial de combate aos incêndios florestais do ano de 2018” – lê-se na pergunta de Amadeu Albergaria, que quer saber do ministério se tem a tutela conhecimento desta tomada de posição da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, o que pretende fazer para resolver os problemas apontados e se pode garantir a segurança dos cidadãos do distrito de Aveiro na próxima época de incêndios.

26-02-2018 Partilhar Recomendar
21-02-2019
Cristóvão Crespo está preocupado com a inoperacionalidade da viatura autoescada dos Bombeiros Voluntários de Portalegre
    O social-democrata considera que “urge resolver a situação e repor a capacidade operacional dos Bombeiros Voluntários de Portalegre”.
15-02-2019
Governo empata esquadra da Ponta do Sol com mudança do local
    Sara Madruga da Costa afirmou que “existe uma estratégia para adiar a resolução deste problema”.
06-02-2019
“Aguardar 1000 dias por uma consulta é fortalecer o SNS?”
    No debate quinzenal com o Primeiro-Ministro, Fernando Negrão lamentou que António Costa não “sinta vergonha de ter feito parte do governo que deixou o país em bancarrota”.
25-01-2019
Fernando Negrão acusa Governo de estar a “destruir o Serviço Nacional de Saúde”
    O líder da bancada do PSD lamentou a desumanidade e insensibilidade social manifestada pelo Primeiro-Ministro.
24-01-2019
Cristóvão Crespo e José de Matos Rosa preocupados com o corte e roubo de sobreiros e cortiça em Ponte de Sor
    Os sociais-democratas questionaram os Ministros da Administração Interna e da Agricultura sobre esta situação.
18-01-2019
O mau estado a que chegaram os nossos serviços públicos é uma realidade que emerge
    Rui Cruz afirmou que o governo já não consegue negar essa evidência.
04-01-2019
Governo não pode continuar a adiar os recursos adequados à segurança dos cidadãos
    O alerta foi deixado por Rui Cruz no debate do Projeto de Lei para o reforço das medidas de segurança nos Estabelecimentos de Restauração e Bebidas.
04-01-2019
Governo tardou na alteração ao regime do exercício da atividade de segurança privada
    Luís Marques Guedes afirmou que a expetativa criada com a demora “acabou gorada”.
21-12-2018
PSD contesta alterações ao Regime Jurídico das Armas e Munições
    Andreia Neto considera que o governo apresenta “soluções altamente controversas e sem qualquer tipo de justificação”.
21-09-2018
Governo encerrou a esquadra da PSP na freguesia das Avenidas Novas com a cumplicidade política da Câmara Municipal de Lisboa
    Sandra Pereira contestou o comportamento do governo e município em todo o processo.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas