Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Introdução da declaração nutricional nas embalagens foi um “ganho para os consumidores”
Pedro do Ó Ramos afirmou que o PSD apoia todas as medidas que tenham como objetivo esclarecer mais e melhor os consumidores.
O Parlamento apreciou, esta sexta-feira, um conjunto de indicativas sobre a rotulagem de alimentos. Pedro do Ó Ramos, intervindo em nome do PSD, começou por enfatizar que os Projetos que tenham como objetivo esclarecer mais e melhor os consumidores merecem sempre o apoio do PSD. Neste sentido, destaca o deputado, o PSD já apresentou várias iniciativas referentes à rotulagem, como por exemplo para o leite e para o mel.
No que respeita às propostas que visam a instituição de um semáforo nutricional nos produtos, Pedro do Ó Ramos recordou que desde dezembro de 2016 que a declaração nutricional é obrigatória. Com esta alteração passaram a ser obrigatórias as referências dos açúcares, dos hidratos de carbono, das proteínas, do sal, das gorduras, algo que, no entender do social-democrata, representou um “ganho para os consumidores”. Esta informação traduz uma importância adicional quando se vê que o nosso país apresenta ainda números muito preocupantes relacionados com a obesidade, com o consumo do sal, ou o consumo do açúcar, alertou.
De seguida, o parlamentar reconheceu que muitas vezes a declaração nutricional nas embalagens apresenta uma dificuldade de leitura, um problema que Pedro do Ó Ramos admitiu que seria colmatado com a introdução de cores. Contudo, alerta o social-democrata, essa questão vai colocar alguns problemas por se estar a catalogar produtos, algo que pode levar à discriminação dos produtos portugueses em relação a produtos que vêm de fora. Assim, conclui o parlamentar, essa será uma medida que terá de ser adotada num âmbito europeu para que os produtores nacionais não saiam prejudicados.

09-02-2018 Partilhar Recomendar
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas