Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD quer que as faturas dos combustíveis passem a ser detalhadas
Segundo Fátima Ramos os contribuintes têm o direito a conhecer os impostos que pagam.
Fátima Ramos apresentou, esta quinta-feira, o Projeto de Resolução do PSD que recomenda ao governo que reforce a informação dada aos consumidores nas faturas relativas à comercialização de combustíveis.
Segundo a deputada, a iniciativa do PSD vai no sentido de defender os Direitos dos Consumidores, uma vez que o direito à informação não está a ser integralmente respeitado. “As faturas passadas nas estações de abastecimento de combustível não apresentam o detalhe necessário para que o consumidor possa compreender o preço final”.
De seguida, Fátima Ramos enfatizou que o princípio da transparência constitui uma das traves mestras de qualquer sistema fiscal e a simplicidade do mesmo, uma condição essencial a um país desenvolvido e justo. “Os contribuintes têm o direito a conhecer os impostos que pagam, o seu montante e o motivo das suas oscilações. Mesmo quando o preço do barril de petróleo diminui os portugueses pagam mais pelo combustível. O valor que pagamos deve-se muito aos impostos, pois em média um português para comprar um litro de gasolina gasta 2,91% do salário diário. O governo pinta a realidade com as cores da fantasia, os anúncios sucedem-se, mas não passam disso mesmo. Dão com uma mão enquanto tiram com outra. Pior, tiram a todos, ricos e pobres, de forma igual”.
Precisamente no que respeita à atuação do governo, Fátima Ramos lamentou que o executivo opte por subir os impostos indiretos por saber que são menos notados pelas pessoas. “É o denominado efeito de anestesia fiscal. Para alcançar os seus objetivos, despreza o facto de serem impostos mais injustos em que tanto paga o pobre como o rico. No caso do Imposto Sobre os Produtos Petrolífero, ainda é mais grave. São normalmente as pessoas que vivem nas regiões mais pobres, com menos transportes públicos, que mais têm de usar o carro e nunca estes impostos indiretos foram tão elevados. O governo governa às escondidas. Mostra o que é bom, esconde o que é desagradável. Não pactuamos com esta forma de atuar”.
Enfatizando que é com o intuito de dar mais transparência a esta situação, remata Fátima Ramos, que vai a iniciativa do PSD. “Esperamos que todos os deputados, da esquerda à direita, estejam em concordância com este objetivo, em prol dos interesses dos consumidores portugueses”, concluiu.

08-02-2018 Partilhar Recomendar
23-04-2010
Novo regime do ensino da condução automóvel gera discórdia
    Mota Amaral e Joaquim Ponte pedem esclarecimentos ao MOPTC
19-04-2010
PSD exige transparência nos cargos de chefia das empresas públicas
    Deputados requerem acesso a dados sobre estruturas hierárquicas de decisão de empresas públicas de transportes e comunicações.
16-04-2010
Governo está em falha com o Concelho da Maia
    No dia 12 de Abril os Deputados do PSD, eleitos pelo círculo do Porto efectuaram uma visita ao Concelho da Maia, tendo visitado os serviços de Justiça existentes, a esquadra da PSP em Moreira e a freguesia de Vila Nova da Telha, especificamente.
16-04-2010
Portagens na A41 e A42 e obras na EN221 motivam pedido de esclarecimentos ao Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
    O Grupo Parlamentar do PSD, através dos Deputados eleitos pelos círculos do Porto e Guarda, enviou, respectivamente, ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações um Requerimento e uma Pergunta.
09-04-2010
Introdução de portagens na futura auto-estrada transmontana por esclarecer
    Adão Silva questiona o Ministério da Obras Públicas, Transportes e Comunicações
08-04-2010
Requalificação de Estações e Ligações Ferroviárias de Coimbra por concretizar há 8 anos
    Deputados do PSD, eleitos por Coimbra, questionam Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações.
31-03-2010
PSD exige transparência nos cargos de chefia das empresas públicas de transportes
    Deputados requerem acesso a dados sobre estruturas hierárquicas de decisão da REFER, CARRIS, STCP, CP, Metro do Porto e Metropolitano de Lisboa
30-03-2010
PSD quer Ministro da Administração Interna na Comissão de Obras Públicas
    Carina Oliveira e Carla Barros requerem esclarecimentos sobre o Relatório Anual de Sinistralidade Rodoviária
23-03-2010
Construção da variante à EN9 na freguesia da Carvoeira por esclarecer
    Duarte Pacheco questiona Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
19-03-2010
Concessão do terminal de contentores de Alcântara foi um embuste
    Luís Rodrigues criticou a actuação do Governo e acusou o CDS de ir “a reboque”
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas