Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD quer que as faturas dos combustíveis passem a ser detalhadas
Segundo Fátima Ramos os contribuintes têm o direito a conhecer os impostos que pagam.
Fátima Ramos apresentou, esta quinta-feira, o Projeto de Resolução do PSD que recomenda ao governo que reforce a informação dada aos consumidores nas faturas relativas à comercialização de combustíveis.
Segundo a deputada, a iniciativa do PSD vai no sentido de defender os Direitos dos Consumidores, uma vez que o direito à informação não está a ser integralmente respeitado. “As faturas passadas nas estações de abastecimento de combustível não apresentam o detalhe necessário para que o consumidor possa compreender o preço final”.
De seguida, Fátima Ramos enfatizou que o princípio da transparência constitui uma das traves mestras de qualquer sistema fiscal e a simplicidade do mesmo, uma condição essencial a um país desenvolvido e justo. “Os contribuintes têm o direito a conhecer os impostos que pagam, o seu montante e o motivo das suas oscilações. Mesmo quando o preço do barril de petróleo diminui os portugueses pagam mais pelo combustível. O valor que pagamos deve-se muito aos impostos, pois em média um português para comprar um litro de gasolina gasta 2,91% do salário diário. O governo pinta a realidade com as cores da fantasia, os anúncios sucedem-se, mas não passam disso mesmo. Dão com uma mão enquanto tiram com outra. Pior, tiram a todos, ricos e pobres, de forma igual”.
Precisamente no que respeita à atuação do governo, Fátima Ramos lamentou que o executivo opte por subir os impostos indiretos por saber que são menos notados pelas pessoas. “É o denominado efeito de anestesia fiscal. Para alcançar os seus objetivos, despreza o facto de serem impostos mais injustos em que tanto paga o pobre como o rico. No caso do Imposto Sobre os Produtos Petrolífero, ainda é mais grave. São normalmente as pessoas que vivem nas regiões mais pobres, com menos transportes públicos, que mais têm de usar o carro e nunca estes impostos indiretos foram tão elevados. O governo governa às escondidas. Mostra o que é bom, esconde o que é desagradável. Não pactuamos com esta forma de atuar”.
Enfatizando que é com o intuito de dar mais transparência a esta situação, remata Fátima Ramos, que vai a iniciativa do PSD. “Esperamos que todos os deputados, da esquerda à direita, estejam em concordância com este objetivo, em prol dos interesses dos consumidores portugueses”, concluiu.

08-02-2018 Partilhar Recomendar
10-05-2010
Deputados querem conhecer os planos para a rede rodoviária de Vila Verde e do Alto Minho
    Os parlamentares entendem que as estradas da rede viária nacional que servem a região são desajustadas face às exigências actuais da mobilidade.
10-05-2010
Deputados querem mais esclarecimentos sobre mudanças nas inspecções automóveis
    Os parlamentares não ficaram satisfeitos com as explicações dadas em resposta a um conjunto de perguntas feitas ao Governo.
10-05-2010
PSD requer dados sobre o endividamento do Sector Empresarial do Estado
    Deputados querem conhecer o valor da dívida das empresas públicas nos exercícios anuais de 2005 a 2009.
10-05-2010
PSD apresenta medidas para a Redução da Vulnerabilidade Sísmica do Edificado
    Sociais democratas recomendam ao Governo a elaboração de um Plano Nacional de Redução da Vulnerabilidade Sísmica e a criação de um grupo de trabalho, que envolva a comunidade científica e instituições relevantes da sociedade civil, para o estudo e apresentação de medidas baseadas em zonamentos e hierarquização de risco
07-05-2010
Deputados defendem simplificação das autorizações de utilização do aeródromo das Lajes pela aviação comercial
    Mota Amaral e Joaquim Ponte querem que a aviação comercial possa recorrer às Lajes como aeródromo alternativo para evitar a necessidade de declarar “falsas” emergências sempre que as condições meteorológicas impeçam as aeronaves de aterrar em Santa Maria.
05-05-2010
Luís Menezes questiona critérios para introdução de portagens da SCUT’s na Região Norte
    O social-democrata recordou que esta é uma região que regista um elevado número de desempregados e de falências
05-05-2010
Jorge Costa lamenta a insistência do Governo e o do PS nas grandes obras públicas
    O social-democrata defendeu a suspensão das grandes obras públicas e alertou para a “pesada herança” que o PS se prepara para deixar ao país.
30-04-2010
Linha do Corgo: Governo não está a honrar os compromissos assumidos
    Deputados eleitos pelo círculo de Vila Real lamentam o total desconhecimento, por parte do Secretário de Estado dos Transportes, da situação da Linha do Corgo e dos compromissos assumidos pela sua antecessora no cargo.
30-04-2010
Vasco Cunha pede esclarecimentos sobre transferência de estradas para o Município do Cartaxo
    O deputado pretende saber se a Estradas de Portugal vai fazer obras de beneficiação nos troços a afectar ao domínio municipal
29-04-2010
“Se tivesse um sinal rodoviário para dar ao governo seria o de sentido contrário”
    Carina João criticou a atitude do executivo de não por fim aos pontos negros das estradas e ter extinto a Brigada de Trânsito
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas