Germana Rocha lamentou a “clara falta de respeito pelos professores” manifestada pelo governo. No debate de uma Petição que defende a retificação das listas de mobilidade interna, e contratação inicial, de 2017-18 divulgadas pelo Ministério da Educação, a deputada recordou que esta é “uma matéria que o PSD tem acompanhado de perto”, procurado, junto do governo, obter uma solução urgente para o problema. Recordando que até hoje os sociais-democratas e os professores afetados continuam sem obter uma resposta do governo, a parlamentar lembrou que primeiro o Ministério negou o erro, e depois “nunca foi capaz de avançar com uma solução eficaz, justa e atempada que minimizasse as consequências desumanas provocadas por esta injustiça”. “O parecer da Provedoria de Justiça refere que os princípios de justiça e de boa-fé exigem que seja dado conhecimento atempado aos candidatos de todas as regras concursais. Algo que não aconteceu neste caso. Não se pode alterar regras sem se dar um cabal e prévio conhecimento aos interessados”, frisou a deputada. A terminar, Germana Rocha declarou que “quem governa não pode num dia clamar pela valorização da classe docente e da escola pública e, no dia seguinte, permitir que situações de grave injustiça com esta aconteçam. É preciso que assumam os erros e que os corrijam com seriedade, eficácia e transparecia, evitando assim danos irreparáveis aos professores, alunos, famílias e comunidade educativa em geral”.
|