Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Bruno Coimbra: “é imperativa a redução da dependência do plástico”
O deputado apresentou a iniciativa do PSD que recomenda ao Governo que promova estudos sobre as alternativas à utilização de louça descartável de plástico e que defina uma estratégia para a redução gradual da sua utilização.
“A redução do impacto ambiental das atividades humanas, a preocupação ambiental e o cumprimento dos objetivos para o desenvolvimento sustentável e da estratégia definida pelo acordo de Paris, é algo que mobiliza as diferentes forças partidárias, a sociedade e os cidadãos”. Estas foram as palavras iniciais de Bruno Coimbra na apresentação do Projeto de Resolução do PSD que recomenda ao Governo que promova estudos sobre as alternativas à utilização de louça descartável de plástico, realize campanhas de sensibilização para a redução do seu uso e defina uma estratégia para a redução gradual da sua utilização.
De seguida, o social-democrata recordou que, por forma a garantir um desenvolvimento sustentável, uma ação climática eficiente e uma sociedade mais livre do carbono, o mundo está perante o enorme desafio da mudança de hábitos de produção e de consumo, do uso eficiente de recursos e da redução do desperdício. Nesse sentido, adianta, “é imperativa a redução da dependência do plástico”.
Sublinhando que a produção e consumo massivo de embalagens e utensílios de plástico descartáveis atinge valores de tal ordem que o seu impacto se tornou uma ameaça de grandes proporções para o equilíbrio ambiental do planeta, dos oceanos, dos ecossistemas e das cadeias tróficas, Bruno Coimbra lembrou o passo dado pelo governo do PSD no sentido de apostar no desenvolvimento e crescimento sustentáveis e de se posicionar na liderança da nova tendência global da economia verde e da economia circular. “Foi com um plano estratégico, o Compromisso para o Crescimento Verde, que estabelecemos metas ambiciosas e exequíveis. Ficarão também sempre associadas ao melhor desempenho ambiental, o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos e a Reforma da Fiscalidade Verde, esta última responsável pela redução drástica da utilização de sacos de plástico leves em Portugal e de uma enorme e positiva mudança de hábitos de vida dos portugueses com notórios ganhos ambientais para o país e para o planeta”.
Reconhecendo que este é um caminho inacabado, Bruno Coimbra afirmou que “é importante agir de forma gradual e sustentada e eficiente, medindo bem todos os efeitos e impactos económicos e sociais das nossas decisões”. “Importa por isso, para cada uma das medidas que se venham a tomar, garantir os respetivos estudos e conhecimento das alternativas e dos impactos e assegurar o tempo de adaptação dos diferentes setores económicos envolvidos. Mas importa, sobretudo, prosseguir o caminho da mudança de hábitos e de produção e de consumo, garantindo a priorização da utilização de materiais reutilizáveis duráveis, a utilização de materiais recicláveis e reduzindo e abandonando gradualmente, mas de forma célere e efetiva, os poluidores descartáveis sem potencial de serem reintroduzidos na cadeia produtiva”. Nesse sentido, adianta o parlamentar, vem a iniciativa do Grupo Parlamentar do PSD que “recomenda ao governo que estude e apresente as alternativas disponíveis no mercado, ou a criar, para a substituição da utilização de louça descartável de plástico na restauração. Que realize campanhas de sensibilização para a redução do uso de louça e embalagens descartáveis no setor da restauração e junto da população em geral. E que defina uma estratégia de redução gradual mas efetiva, da utilização de louça descartável de plástico até à sua eliminação no setor da restauração”.

02-02-2018 Partilhar Recomendar
16-04-2019
“As alterações climáticas constituem um dos maiores desafios que a humanidade tem pela frente”
    O parlamentar sublinhou que o PSD sempre colocou na sua agenda e na sua ação política o ambiente e o clima.
11-04-2019
Berta Cabral: “o ambiente pode contar com o PSD”
    A deputada considera que é fundamental dar continuidade à mudança de mentalidades.
11-04-2019
“Não podemos continuar a privilegiar o descartável num planeta que não o é”
    Bruno Coimbra considera que “o plástico é hoje uma calamidade” e que é preciso agir.
11-04-2019
António Topa: o plástico tornou-se um problema sério para a humanidade
    O parlamentar considera que é urgente atuar e encontrar alternativas ao seu uso.
11-04-2019
Proibição da venda de frutas e legumes acondicionados em cuvetes que contenham plástico ou poliestireno trará custos para os produtores agrícolas
    António Lima Costa manifestou a preocupação dos sociais-democratas com esta situação.
11-04-2019
Redução do uso do plástico: José Carlos Barros sublinha o sucesso das medidas tomadas pelo governo liderado pelo PSD
    Entre outros sucessos, adianta o deputado, o executivo conseguiu que o consumo dos plásticos leves caísse 98%.
15-03-2019
Emília Cerqueira: PCP, PEV e BE estão a tentar fazer “prova de vida eleitoral”
    A deputada censurou o esforço destes partidos de fingirem que não fazem parte do governo.
18-01-2019
“Não podemos deixar de nos assustar com a impressionante quantidade de plásticos existentes nos oceanos”
    Jorge Paulo Oliveira declarou que precisamos caminhar no sentido de que todas as embalagens sejam recicláveis, que o consumo de plásticos de uso único seja reduzido e que o uso de microplásticos seja restringido.
10-01-2019
António Ventura: “as palavras do governo são sucata”
    O deputado considera que com tanto incumprimento da palavra por parte do governo, a mesma já não tem nenhum valor.
19-12-2018
Bruno Coimbra: em matéria ambiental não se pode contar com Os Verdes
    O deputado recorda que o PEV nem conseguiu que o PCP votasse favoravelmente a ratificação do Acordo de Paris.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas