Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Pedro Roque coordenou a 7ª Reunião de Alto Nível dos Parlamentos dos Estados-Membros
O deputado do PSD assumiu essa coordenação na qualidade de Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo.
O deputado Pedro Roque, enquanto Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo, coordenou a 7ª Reunião de Alto Nível dos Parlamentos dos Estados-Membros "5 + 5 Diálogo" do Mediterrâneo Ocidental que ocorreu em Argel, em 20 de janeiro de 2018. A conferência foi dedicada ao tema "Mediterrâneo Ocidental: promovendo o desenvolvimento económico e social inclusivo, compartilhado e sustentável, enfrentando desafios comuns na região".
Durante a reunião parlamentar, construída numa série de mesas redondas, parlamentares e especialistas tiveram a oportunidade de compartilhar atividades em curso e agendadas sobre temas-chave como Segurança Regional e Estabilidade, Terrorismo, Desenvolvimento Socioeconómico e Facilitação de Comércio, o Mercado de Emprego, Migrações em massa, juventude, educação e formação profissional. Os delegados observaram por unanimidade que o “Fórum 5 + 5” é uma plataforma privilegiada, tanto a nível do diálogo parlamentar como da cooperação intergovernamental, para melhor compreender e enfrentar os fenómenos de preocupação para a região.
No que diz respeito aos desafios de segurança, houve um consenso de que os países mediterrânicos não serão capazes de resolver a questão do terrorismo, do extremismo violento e da migração sem soluções geopolíticas dedicadas para o Sahel, a Líbia e o Oriente Médio. Em particular, com referência à crise israelita-palestiniana, os delegados reiteraram o seu apoio à solução de dois Estados, de acordo com o direito internacional.
No que diz respeito à Líbia, eles enfatizaram a importância de salvaguardar a integridade territorial da Líbia, bem como a sua soberania nacional, pedindo uma solução política baseada nos acordos assinados sob os auspícios das Nações Unidas.
No tema do terrorismo, os delegados recomendaram fortemente o estabelecimento de uma estratégia abrangente para prevenir e combater o terrorismo, o extremismo violento, o crime organizado e a migração ilegal, para abordar de forma coerente todos os aspetos desses fenómenos. Esta estratégia, dedicada à ampla região mediterrânica, deve incluir os 5 + 5 países, em cooperação com a ONU. Uma atenção especial deve ser dedicada à cooperação legislativa e jurídica em matéria penal, para garantir a justiça os Foreign Terrorist Fighters (FTF) que escapam da Síria e do Iraque. A este respeito, a ameaça representada pelo retorno das FTFs aos países de origem, foi de extrema preocupação.
Durante a sessão sobre os desafios econômicos, os parlamentares enfatizaram a importância das trocas comerciais e econômicas Norte-Sul e Sul-Sul, incluindo a livre circulação de pessoas e bens na região, facilitação do comércio, investimentos para apoiar as PMEs e treinamento profissional. Foi dada especial atenção ao desemprego, aos jovens e às mulheres, sugerindo uma melhor ligação entre as competências, a formação e os requisitos empresariais, bem como as oportunidades de formação no nível do Mediterrâneo.
A migração, como fenômeno estrutural da África para os países do sul do Mediterrâneo e da Europa, foi analisada em detalhes, com particular referência à situação no Sahel e suas implicações para o Mediterrâneo. Os delegados sublinharam a necessidade de desenvolver uma abordagem regional compartilhada para a migração, ligando-a ao desenvolvimento e abordando suas causas, a fim de assegurar o desenvolvimento econômico e social sustentável, absorver o desemprego, bem como a gestão efetiva dos fluxos migratórios de forma legal e maneira humana.
Quanto à dimensão social, os parlamentares identificaram como muitos desafios a falta de confiança e comunicação entre cidadãos e instituições; a propagação do extremismo violento e a radicalização e a necessidade de respeitar os direitos humanos. Investir na educação, como instrumento de combate ao extremismo violento e ao terrorismo; apoiando o ativismo das mulheres, lutando contra as desigualdades sociais e restaurando os direitos humanos como um valor fundamental, foram as principais prioridades identificadas a nível nacional e regional.
Finalmente, dada a transversalidade dos desafios enunciados na reunião, os parlamentares concordaram em organizar uma série de oficinas temáticas, com base em um intercâmbio estruturado de melhores práticas e lições aprendidas sobre questões específicas, incluindo os recentes programas de “des-radicalização” e reintegração das mulheres e as crianças que retornam das zonas de guerra. Também expressaram unanimemente a necessidade de reforçar ainda mais a dimensão parlamentar do Diálogo 5 + 5, associando a APM a outros setores do Diálogo 5 + 5, incluindo reuniões temáticas dedicadas à Economia, à Cultura e à Defesa, como já foi decidido no anterior encontro da “Dimensão Parlamentar do Diálogo 5 + 5” realizado em Marselha em 2016.

31-01-2018 Partilhar Recomendar
06-03-2018
Pedro Roque reuniu com o Embaixador da Palestina
    O deputado e Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo anunciou que é objetivo da Assembleia contribuir para o regresso a um processo de paz.
26-02-2018
Pedro Roque assina memorando de entendimento com o Parlamento Árabe
    O acordo, assinado na qualidade de Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo, visa reforçar a colaboração e promover o diálogo árabe-euro-mediterrânico.
20-02-2018
Ângela Guerra participa em Conferência da Universal Peace Federation no Parlamento da Coreia do Sul
    A deputada referiu-se à importância da construção de um mundo de paz duradoura, assente na interdependência, prosperidade mútua e valores universais.
06-02-2018
Seminário sobre o “Mecanismo Europeu de Proteção Civil”
    Conheça o Programa e Participe.
25-01-2018
Luís Leite Ramos eleito Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PPE no Conselho da Europa
    O deputado passa a integrar o órgão que tem a responsabilidade de definir as prioridades políticas, as votações mais importantes e as iniciativas que são apresentadas.
12-07-2017
Nilza de Sena reeleita Presidente da Comissão Geral para os Assuntos Económicos, Ciência, Tecnologia e Ambiente da OSCE
    A deputada assume o cargo para um segundo mandado.
01-06-2017
Luís Leite Ramos reeleito Relator Geral dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa
    O deputado do PSD vai ter como missão acompanhar as iniciativas do Conselho da Europa e de outras instituições europeias no domínio da democracia local e regional.
18-04-2016
Deputados do PSD participam na VI Assembleia Parlamentar da CPLP
    Marco António Costa, Ângela Guerra e Carlos Páscoa intervieram na reunião que teve como tema principal “A Paz e o Desenvolvimento na CPLP”.
28-01-2016
Pedro Roque nomeado Presidente da 2.ª Comissão Permanente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo
    O deputado passa também a ser membro do “Bureau” da Organização.
29-04-2010
Propostas de Mendes Bota para regulamentar o Lobbying foram aprovadas no Conselho da Europa
    A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, que está reunida ao longo de toda esta semana no hemiciclo de Estrasburgo, aprovou as propostas do deputado Mendes Bota solicitando ao Conselho de Ministros a elaboração de um Código Europeu Conduta para a actividade do lobbying.
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas