Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Regina Bastos e Susana Lamas exigem reversão da redução do horário de atendimento do Centro de Saúde de Sever do Vouga
As deputada questionaram o Ministro da Saúde sobre esta decisão.
As deputadas do PSD Regina Bastos e Susana Lamas manifestam preocupação pela redução do horário de atendimento do Centro de Saúde de Sever do Vouga, questionando o Ministério sobre a possibilidade de reversão da medida. Numa pergunta dirigida ao Ministro da Saúde, as parlamentares social-democratas recordam que milhares de pessoas veem-se obrigadas a percorrer 35 quilómetros para aceder a serviços de saúde.
“Sever do Vouga é um concelho envelhecido, sem uma rede de transportes interna viável, que se reflete num serviço de transporte inexistente para fora do concelho”, vincam as deputadas aveirenses no texto que suporta a pergunta, recordando que “largos milhares de utentes do SNS ficam assim obrigados a ter de percorrer significativas distâncias (cerca de 35 quilómetros) para terem acesso a cuidados de saúde, muitas vezes mesmo dezenas de quilómetros para o hospital de Aveiro (cerca de 46 quilómetros), que se encontra, já de si, muito congestionado”.
O Centro de Saúde de Sever do Vouga presta cuidados de saúde a uma população superior a 12.000 utentes beneficiários do Serviço Nacional de Saúde. Desde o passado mês de dezembro de 2017, o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga determinou uma redução do horário de atendimento dos utentes naquele centro de saúde, que deixaram, assim, de poder obter cuidados de saúde naquele serviço a partir das 20h00.
“Apesar de o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga ter, entretanto, alegado que se trata de uma situação ‘temporária’, devido ao facto de ‘quatro dos oito médicos terem atingido o limite de idade a partir do qual não têm de fazer serviço noturno’, situação de resto há muito previsível, a verdade é que o referido encerramento prejudica seriamente o direito à proteção da saúde de que as populações do concelho de Sever do Vouga são titulares”, assinalam as deputadas Regina Bastos e Susana Lamas.
Através da pergunta agora dirigida ao Ministério da Saúde, as deputadas do PSD questionam sobre para quando prevê o governo reverter essa decisão de redução do horário de atendimento e se prevê o reforço dos recursos humanos, em especial de médicos, no Centro de Saúde de Sever do Vouga.
As parlamentares sociais-democratas questionam ainda o governo da possibilidade de este reverter a situação de atendimento do Centro de Saúde de Sever do Vouga, passando do atual serviço de atendimento complementar para o serviço de urgências, “que foi a base da criação e ampliação do mesmo centro, custando milhões de euros aos contribuintes”.

11-01-2018 Partilhar Recomendar
10-02-2010
Rosário Águas e Clara Carneiro solicitam acesso a relatórios de acompanhamento e controlo das convenções na área da hemodiálise
    Deputadas pretendem aferir sobre o cumprimento das convenções, qualidade e acessibilidade da prestação destes cuidados de saúde nos últimos três anos
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas