Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“PSD deu um contributo decisivo para a melhoria da eficácia e do prestígio das forças de segurança”
Sara Madruga da Costa considera que o Estatuto da PSP foi um sinal claro e inequívoco de que o PSD pretendia fornecer mecanismos e instrumentos para garantir aos polícias condições adequadas no desempenho das suas funções.
O Parlamento apreciou, esta quinta-feira, uma Petição que pretende ver concretizada a compensação remuneratória pelo risco assumido na profissão de profissional de polícia. Em nome do PSD, Sara Madruga da Costa começou por saudar os peticionários e por reconhecer que os profissionais da PSP enfrentam diversas situações de extrema perigosidade e por isso estão sujeitos muitas vezes ao stress e a riscos imponderáveis. “É do conhecimento de todos que há um risco constante e permanente no exercício destas funções que se prolonga para além do horário de serviço. Esta Petição representa, verdadeiramente, a vontade que existe no reconhecimento pela missão que os profissionais de polícia desempenham e, de forma particular dos riscos que enfrentam”.
De seguida, a deputada recordou que o PSD deu um contributo decisivo para a melhoria da eficácia e do prestígio das forças de segurança no anterior Governo, com a aprovação do novo Estatuto da PSP. “O novo Estatuto da PSP foi um sinal claro e inequívoco de que o PSD pretendia fornecer mecanismos e instrumentos para garantir aos polícias condições adequadas no desempenho das suas funções. É por isso, que o Estatuto aprovado pelo anterior Governo, contém uma previsão expressa e inovadora que, de forma autónoma reconhece a compensação do risco assumido por estes profissionais. O PSD orgulha-se pois do contributo que deu e defende a importância de existirem mecanismos e instrumentos que permitam garantir aos polícias condições adequadas no desempenho das funções que estatutariamente lhes são cometidas”.
Sara Madruga da Costa referiu ainda que no anterior Governo o PSD assumiu como prioridade de primeira linha, a adoção de políticas e de medidas concretas para fazer de Portugal um País mais seguro, para reforçar a autoridade do Estado e a eficácia e prestígio das forças de segurança. “Para o PSD este é um domínio em que o investimento apresenta, tanto a curto, como a médio e longo prazo, vantagens e benefícios exponenciais. A eficácia e o prestígio das forças de segurança está dependente, naturalmente, da previsão e concretização de medidas adequadas para responder cabalmente às exigências atuais relacionadas com o desempenho da sua missão”.
Dado o primeiro e fundamental passo, Sara Madruga da Costa declarou que falta agora dar o passo seguinte e escolher o melhor caminho para concretizar uma efetiva compensação aos profissionais de polícia. “O PSD prefere um caminho que evite a multiplicidade da atribuição de subsídios na administração pública integrando a compensação devida na própria remuneração. Só assim se evitarão eventuais situações de desigualdade”, rematou.

11-01-2018 Partilhar Recomendar
10-01-2018
Lei dos Estrangeiros: alterações danosas foram “cedência à pressão da extrema-esquerda”
    Carlos Abreu Amorim lamenta que com esta "deriva ideológica esquerdizante" o PS tenha quebrado o consenso que existia em relação a esta matéria.
21-12-2017
PSD pretende maior eficiência e eficácia na fiscalização das contas dos partidos políticos e das campanhas eleitorais
    José Silvano apresentou uma iniciativa que visa ainda superar as atuais dúvidas de constitucionalidade.
07-12-2017
PSD contra alteração ao Estatuto da GNR proposta pelo PCP e PAN
    José Silvano justificou a oposição do PSD com base na coerência histórica e na importância da GNR para a segurança nacional e combate ao crime.
02-11-2017
Desde 2016 que o governo reduz as verbas destinadas à prevenção e combate aos incêndios
    Carlos Abreu Amorim recordou que nem nos anos da troika esse valor foi tão reduzido.
18-10-2017
PSD desafia António Costa a apresentar Moção de Confiança
    A propósito dos incêndios, Hugo Soares criticou a “soberba, displicência e negligência” do Primeiro-ministro e desafiou-o a pedir desculpa aos portugueses.
18-10-2017
PSD manifesta o seu profundo pesar pelas vítimas dos incêndios
    Hugo Soares frisou que os sociais-democratas não estão disponíveis para “ficar na história como aqueles que nada fizeram”.
18-10-2017
Deputados do PSD reclamam contribuição para “reerguer o tecido económico e vida das pessoas” após incêndios devastadores
    Luís Montenegro, Amadeu Albergaria e Susana Lamas reuniram com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro.
13-10-2017
Pedrógão Grande: “o relatório aponta falhas técnicas e destas falhas devia resultar responsabilidades políticas”
    Carlos Abreu Amorim apelou à Ministra da Administração Interna e o Primeiro-Ministro que “assumam as responsabilidades e encerrem esta questão com dignidade”.
13-10-2017
Pedrógão Grande: “o tempo da lei da rolha e de sacudir a água do capote esgotou-se. É uma obrigação assumir as responsabilidades”
    Para Marques Guedes o trabalho levado a cabo pela comissão independente é uma “luz de esperança” que contrasta com o “triste passa-culpas”.
11-10-2017
PSD defende reflexão sobre o reconhecimento do risco e desgaste rápido na profissão de profissional de polícia
    A posição dos sociais-democratas foi assumida pela deputada Andreia Neto.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas