Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Processo de transição para uma economia verde não pode deixar de ser uma prioridade das políticas de ambiente”
No debate sobre prospeção de hidrocarbonetos, José Carlos Barros lembrou que o Parlamento aprovou a iniciativa do PSD que visa a elaboração de um Livro Verde sobre este tipo de prospeções.


As licenças para pesquisa e prospeção de hidrocarbonetos ao largo da Costa Algarvia voltaram, esta quinta-feira, a ser debatidas no Parlamento. No debate de uma Petição que manifesta objeção à atribuição de uma licença, que deu entrada na Assembleia à cerca de ano e meio, José Carlos Barros enfatizou que apesar de já ter algum tempo esta Petição mantém uma inesperada atualidade. “Em junho de 2016 esta Petição solicitava que não fosse atribuída licença ao consórcio Galp/ENI para a realização de um furo de pesquisa ao largo de Aljezur. Entretanto, em dezembro, o PS Algarve felicitava o Primeiro-Ministro pela decisão governamental de rescindir os contratos para a prospeção e exploração de gás e petróleo. Menos de um mês depois, o país era surpreendido com o licenciamento desta perfuração de pesquisa. E tudo isto ao mesmo tempo em que a Ministra do Mar, nos Estados Unidos, apresentava a exploração de petróleo offshore como uma oportunidade de investimento no nosso País”.
Durante esse período, recorda o deputado, a Assembleia da República aprovou em Maio deste ano, na sequência de iniciativa do PSD, uma recomendação ao governo para que elabore um Livro Verde sobre a prospeção e produção de hidrocarbonetos. Esse Livro Verde, defende José Carlos Barros, irá fazer com que exista menos ruído e mais clarificação, num debate que envolva a comunidade científica e no entendimento de que o processo de transição para uma economia verde não pode deixar de ser uma prioridade das políticas de ambiente, desejavelmente, num quadro estável do ponto de vista político e administrativo, sem cedências nem ameaças.

21-12-2017 Partilhar Recomendar
21-04-2010
Critérios de selecção da candidatura à Ryder Cup geram dúvidas
    Mendes Bota interroga Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento
16-04-2010
PSD preocupado com a situação dos resíduos industriais perigosos e tratamento de solos contaminados em Portugal
    Os resultados de tratamentos de Resíduos Industriais Perigosos (RIP) relativos a 2009 são indicativos de que algo não está decorrer como planeado
15-04-2010
PSD entregou Projecto de Lei para alterar a Lei de Bases do Ambiente
    O Partido Social democrata entregou, no parlamento, uma proposta de alteração da Lei de Bases do Ambiente procurando responder à necessidade de actualizar o diploma, em função da evolução dos conceitos, das tecnologias e dos novos bens jurídicos a proteger naquele domínio, bem como dos próprios fenómenos naturais, de entre os quais sobressaem as Alterações Climáticas.
06-04-2010
OPINIÃO / Toxicodependência
    A toxicodependência é um problema que afecta a todos e a sua solução deverá passar também por toda a sociedade. Falta sistematizar de forma integrada os mecanismos existentes. Em meu entender a solução passa por articular melhor 3 pilares fundamentais: fiscalização e monitorização da medicação da substituição nos CATs; politicas de tratamento e internamento; politicas da prescrição médica e do medicamento.
06-04-2010
Conceição Jardim Pereira alertou para a situação da Lagoa de Óbidos
    A deputada do PSD voltou a questionar a Ministra do Ambiente sobre a ausência de uma resposta séria e rápida do Governo
06-04-2010
PSD questiona Ministra do Ambiente sobre Plano Nacional de Barragens
    Sociais-democratas levantaram questões sobre os estudos de impacte ambiental existentes e sobre as barragens do Fridão e de Vale do Tâmega
24-03-2010
Conceição Pereira alerta para a possibilidade de um “desastre ecológico” na Lagoa de Óbidos
    Deputada do PSD pediu a intervenção da Ministra do Ambiente nesta situação
18-03-2010
OPINIÃO / Mulheres Social Democratas do PSD/Algarve
    Num ano e seis meses, o Secretariado Distrital (SD) das mulheres social democratas realizou: 1 processo eleitoral interno; 6 reuniões distritais; 2 campanhas contra a Violência Doméstica; 2 comemorações do Dia Internacional da Mulher; workshops, conferências, tertúlias e promovemos a criação de Grupos de Trabalho Temáticos, com o objectivo de captar mulheres com experiências e competências em áreas especificas e com esse know-how colaborar com o partido.
17-03-2010
Contratação de estudos de segurança a entidades privadas gera dúvidas
    Jorge Bacelar Gouveia alerta para a necessidade de imparcialidade e transparência
09-03-2010
Vigilância do posto da GNR de Armação de Pêra por empresa de segurança privada por clarificar
    Jorge Bacelar Gouveia interroga ministro da Administração Interna
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas