Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Processo de transição para uma economia verde não pode deixar de ser uma prioridade das políticas de ambiente”
No debate sobre prospeção de hidrocarbonetos, José Carlos Barros lembrou que o Parlamento aprovou a iniciativa do PSD que visa a elaboração de um Livro Verde sobre este tipo de prospeções.


As licenças para pesquisa e prospeção de hidrocarbonetos ao largo da Costa Algarvia voltaram, esta quinta-feira, a ser debatidas no Parlamento. No debate de uma Petição que manifesta objeção à atribuição de uma licença, que deu entrada na Assembleia à cerca de ano e meio, José Carlos Barros enfatizou que apesar de já ter algum tempo esta Petição mantém uma inesperada atualidade. “Em junho de 2016 esta Petição solicitava que não fosse atribuída licença ao consórcio Galp/ENI para a realização de um furo de pesquisa ao largo de Aljezur. Entretanto, em dezembro, o PS Algarve felicitava o Primeiro-Ministro pela decisão governamental de rescindir os contratos para a prospeção e exploração de gás e petróleo. Menos de um mês depois, o país era surpreendido com o licenciamento desta perfuração de pesquisa. E tudo isto ao mesmo tempo em que a Ministra do Mar, nos Estados Unidos, apresentava a exploração de petróleo offshore como uma oportunidade de investimento no nosso País”.
Durante esse período, recorda o deputado, a Assembleia da República aprovou em Maio deste ano, na sequência de iniciativa do PSD, uma recomendação ao governo para que elabore um Livro Verde sobre a prospeção e produção de hidrocarbonetos. Esse Livro Verde, defende José Carlos Barros, irá fazer com que exista menos ruído e mais clarificação, num debate que envolva a comunidade científica e no entendimento de que o processo de transição para uma economia verde não pode deixar de ser uma prioridade das políticas de ambiente, desejavelmente, num quadro estável do ponto de vista político e administrativo, sem cedências nem ameaças.

21-12-2017 Partilhar Recomendar
07-05-2010
Mendes Bota alerta para o perigo das explorações petrolíferas
    O deputado está preocupado com a possibilidade de acontecer no Algarve uma catástrofe semelhante à do Golfo do México
07-05-2010
PSD questiona Ministra do Ambiente sobre a entrega à Comissão Europeia de relatório sectorial relativo à Directiva-Quadro dos Resíduos
    Em causa está a obrigatoriedade de envio à Comissão Europeia de um relatório trianual sectorial relativo ao tratamento dos resíduos em Portugal.
07-05-2010
PSD preocupado com incumprimento da Convenção de Albufeira por parte de Espanha
    Sociais-democratas questionam a Ministra do Ambiente sobre a actuação e fiscalização do Governo nesta matéria
30-04-2010
Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina (PNSACV) não serve as populações
    Mendes Bota e Antonieta Guerreiro consideram que a proposta de Plano de Ordenamento apresentada “aparenta prolongar a ausência de um modelo sustentável e de qualidade de vida das populações dos municípios por ele abrangidos”
30-04-2010
PSD preocupado com possível encerramento do Grupo Alicoop
    Deputados do PSD querem que o Governo adopte medidas para apoiar esta empresa, que segundo um estudo realizado, tem viabilidade de funcionamento.
29-04-2010
OPINIÃO / As Primeiras Damas Algarvias
    Depois de ter assistido, in loco, à homenagem que a “Associação 25 de Abril” prestou às “Mulheres da República”, parece-me oportuno observar as esposas dos ex-Presidentes e do actual Presidente da República Portuguesa do “Pós 25 de Abril”. Ora, três das quatro mulheres que exerceram ou exercem a difícil função de Primeiras-Damas são algarvias.
21-04-2010
PSD defende relançamento da Portugal Film Commission
    Mendes Bota e Antonieta Guerreiro apostam na estratégia de valorização e promoção de Portugal como Destino Audiovisual
21-04-2010
Critérios de selecção da candidatura à Ryder Cup geram dúvidas
    Mendes Bota interroga Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento
16-04-2010
PSD preocupado com a situação dos resíduos industriais perigosos e tratamento de solos contaminados em Portugal
    Os resultados de tratamentos de Resíduos Industriais Perigosos (RIP) relativos a 2009 são indicativos de que algo não está decorrer como planeado
15-04-2010
PSD entregou Projecto de Lei para alterar a Lei de Bases do Ambiente
    O Partido Social democrata entregou, no parlamento, uma proposta de alteração da Lei de Bases do Ambiente procurando responder à necessidade de actualizar o diploma, em função da evolução dos conceitos, das tecnologias e dos novos bens jurídicos a proteger naquele domínio, bem como dos próprios fenómenos naturais, de entre os quais sobressaem as Alterações Climáticas.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas