Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Processo de transição para uma economia verde não pode deixar de ser uma prioridade das políticas de ambiente”
No debate sobre prospeção de hidrocarbonetos, José Carlos Barros lembrou que o Parlamento aprovou a iniciativa do PSD que visa a elaboração de um Livro Verde sobre este tipo de prospeções.


As licenças para pesquisa e prospeção de hidrocarbonetos ao largo da Costa Algarvia voltaram, esta quinta-feira, a ser debatidas no Parlamento. No debate de uma Petição que manifesta objeção à atribuição de uma licença, que deu entrada na Assembleia à cerca de ano e meio, José Carlos Barros enfatizou que apesar de já ter algum tempo esta Petição mantém uma inesperada atualidade. “Em junho de 2016 esta Petição solicitava que não fosse atribuída licença ao consórcio Galp/ENI para a realização de um furo de pesquisa ao largo de Aljezur. Entretanto, em dezembro, o PS Algarve felicitava o Primeiro-Ministro pela decisão governamental de rescindir os contratos para a prospeção e exploração de gás e petróleo. Menos de um mês depois, o país era surpreendido com o licenciamento desta perfuração de pesquisa. E tudo isto ao mesmo tempo em que a Ministra do Mar, nos Estados Unidos, apresentava a exploração de petróleo offshore como uma oportunidade de investimento no nosso País”.
Durante esse período, recorda o deputado, a Assembleia da República aprovou em Maio deste ano, na sequência de iniciativa do PSD, uma recomendação ao governo para que elabore um Livro Verde sobre a prospeção e produção de hidrocarbonetos. Esse Livro Verde, defende José Carlos Barros, irá fazer com que exista menos ruído e mais clarificação, num debate que envolva a comunidade científica e no entendimento de que o processo de transição para uma economia verde não pode deixar de ser uma prioridade das políticas de ambiente, desejavelmente, num quadro estável do ponto de vista político e administrativo, sem cedências nem ameaças.

21-12-2017 Partilhar Recomendar
16-06-2010
PSD solicita esclarecimento cabal à Ministra do Ambiente sobre o nível químico e biológico do rio Lis e da Ribeira dos Milagres
    Face a notícias recentes que confirmam a manutenção das descargas de águas residuais das suiniculturas da região de Leiria, quer na nascente e foz do Rio Lis, quer na Ribeira dos Milagres, deputados do PSD exigem informação urgente sobre os resultados das mais recentes análises bacteriológicas realizadas nos leitos dos rios e ribeiras da bacia hidrográfica do Lis, assim como dos aquíferos da mesma região.
07-06-2010
Nuno Reis quer conhecer os estudos técnicos que sustentam Infias como melhor localização para aterro
    Deputado do PSD pediu esclarecimentos à Ministra do Ambiente
28-05-2010
Luís Menezes defende generalidade dos princípios da Carta da Terra
    O deputado considera de enorme relevância a existência de um documento que balize, ainda que de forma genérica, os princípios de uma sociedade globalmente sustentável, baseada no respeito pela natureza, direitos humanos fundamentais e justiça económica.
25-05-2010
Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território questionada no Parlamento
    Deputados do PSD questionaram Ministra do Ambiente em sede de Comissão Parlamentar
18-05-2010
OPINIÃO / Assertividade legislativa e o comércio tradicional
    Urgem práticas assertivas nos processos legislativos. Pergunta o leitor, o que é a assertividade? Pois bem, o termo indica a qualidade de ser assertivo, isto é relativo a asserção ou «afirmação». Poderá, assim, aplicar-se a uma pessoa que tenha facilidade em convencer ou de afirmar positivamente uma posição.
17-05-2010
Bacelar Gouveia preocupado com atrasos de financiamento à associação “Uma Porta Amiga”
    Social-democrata questiona Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social sobre esta situação.
12-05-2010
PSD defende inclusão do município de Mação na NUTS III - Médio Tejo
    Vasco Cunha apresentou o Projecto de Lei dos sociais-democratas que visa reparar uma injustiça
12-05-2010
Mendes Bota defende medidas de “discriminação positiva” para os municípios do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina
    Deputado social-democrata defendeu o equilíbrio entre o Parque Natural e as populações.
07-05-2010
Mendes Bota alerta para o perigo das explorações petrolíferas
    O deputado está preocupado com a possibilidade de acontecer no Algarve uma catástrofe semelhante à do Golfo do México
07-05-2010
PSD questiona Ministra do Ambiente sobre a entrega à Comissão Europeia de relatório sectorial relativo à Directiva-Quadro dos Resíduos
    Em causa está a obrigatoriedade de envio à Comissão Europeia de um relatório trianual sectorial relativo ao tratamento dos resíduos em Portugal.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas