Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD defende a reflorestação do Pinhal de Leiria
Num Projeto de Resolução entregue no Parlamento, os sociais-democratas recomendam ao governo que proceda à reflorestação da Mata Nacional de Leiria no prazo de um ano.
O PSD recomenda ao Governo que proceda à reflorestação, no prazo de um ano, da Mata Nacional de Leiria. A Proposta dos sociais-democratas visa, ainda, preservar esta área como mata modelo no território português.
Através de um Projeto de Resolução, o Grupo Parlamentar do PSD defende que a reposição do Pinhal de Leiria, cuja área ardida em outubro de 2017 foi superior a 80%, “desmistifica o facto dos incêndios florestais estarem unicamente relacionados com a falta de prevenção ao nível do ordenamento rural e da floresta portuguesa”.
Para o PSD, as áreas ardidas constituem uma “oportunidade de reflorestação ordenada, geridas de forma a garantir um rendimento atrativo para os seus produtores, cumprindo ao mesmo tempo as boas práticas florestais”.
O Pinhal de Leiria é um espaço florestal de elevado interesse para o desenvolvimento de modelos de silvicultura quer na sua função produtiva, quer nas de conservação da natureza e recreio, embora persistam certos problemas: a fragmentação da propriedade, a falta de cadastro e a limitação financeira. A sua recuperação é, por isso, urgente.
O PSD lamenta que, por causa dos incêndios de 2017, não só pela expressão humana, mas também pela extensão de área ardida, com implicações social, económica e ambiental, revelem “a falência do Estado como pilar da segurança de pessoas e bens”. Em 2017, a área ardida, no território nacional, é a maior desde que há registo – cifra-se em mais meio milhão de hectares. Foram devastados terrenos agrícolas, matos, povoamentos florestais ordenados e não ordenados.

24-10-2017 Partilhar Recomendar
19-01-2018
“Em 2016 o investimento público na floresta diminuiu”
    Maurício Marques refere que a “floresta portuguesa tem sido objeto de muitas considerações e muitas propostas, mas no terreno pouco ou nada se verifica”.
18-01-2018
PSD propõe Projetos-piloto de ordenamento florestal para o interior
    Duarte Marques defendeu que o projeto previsto para Pedrógão seja alargado a Mação, Oleiros, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Proença-a-Nova, Gavião e Nisa.
20-12-2017
“Este foi um ano bem penoso para os portugueses e a responsabilidade é sua que é Primeiro-Ministro”
    Hugo Soares contrariou António Costa e desafiou-o a pronunciar-se sobre a coerência do governo em assuntos como a associação Raríssimas, os CTT, o Salário Mínimo Nacional e o Montepio.
20-12-2017
Passos Coelho acusa o PS de instrumentalizar o Estado e os cidadãos
    O líder do PSD afirmou ainda não ter memória de “ano tão trágico”.
19-12-2017
PSD recomenda a adoção de medidas adicionais para a mitigação da seca
    Segundo Cristóvão Crespo a iniciativa do PSD fixa critérios justos que têm de ser implementados de imediato, sob pena do agravamento da situação difícil que já hoje se vive.
06-12-2017
“Este é um governo sozinho e esgotado”
    Hugo Soares afirmou que em questões estruturais o governo não pode contar com BE e PCP e questionou António Costa sobre o Infarmed e sobre o “flick flack à retaguarda” do PS em relação ao imposto das renováveis.
29-11-2017
Nuno Serra acusa a esquerda de não valorizar os territórios de baixa densidade populacional
    O deputado apelou à implementação de reformas que criem condições para atrair mais população e empresas para estas regiões.
29-11-2017
Maurício Marques apela ao governo para que “pare, escute e olhe”
    Em causa a atuação do executivo em relação aos incêndios e às propostas do PSD que teima em rejeitar.
29-11-2017
Incêndios: “alguém acha razoável o Estado ir cobrar impostos às pessoas que perderam as suas casas?”
    Margarida Balseiro Lopes criticou a esquerda por ter chumbado a proposta do PSD de isenção de IMI a quem perdeu a sua casa.
29-11-2017
Incêndios: PSD propõe a criação de um programa nacional de apoio à recuperação do parque habitacional afetado
    A iniciativa dos sociais-democratas foi apresentada pela deputada Berta Cabral.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas