Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD quer valorizar e ampliar as competências da FCT
Nilza de Sena lamentou o “imobilismo” do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O PSD apresenta, esta quinta-feira, várias iniciativas que pretendem facilitar os processos de transferência de conhecimento e tecnologia entre Instituições do Ensino Superior e Unidades de I&D, entrosando cada vez mais as empresas: fonte de crescimento económico e de riqueza para o País. No debate, Nilza de Sena começou por frisar que esse é o caminho para acrescentar valor, qualidade de vida, bem-estar e garantir a sustentabilidade do crescimento económico que, não tenho dúvida, todos desejamos sem exceção.
De seguida, a deputada frisou que o PSD é um partido reformista, que olha para o futuro e que teve sempre presente a importância de aproximarmos a ciência das pessoas, de promovermos a inovação como veículo para melhorar as condições de vida e sobretudo como mola propulsora do nosso País enquanto sociedade moderna. “Recordo que criámos os conselhos sectoriais, integrando os principais agentes de várias áreas de atividade; reforçámos os direitos de propriedade intelectual, incentivando a produção e o registo de patentes de conhecimento que tivessem potencial de valorização económica; aumentámos a participação do Sistema de Investigação & Inovação nacional nas redes internacionais de I&I, apoiando as nossas empresas na apresentação de propostas competitivas de tecnologia avançada e tirando partido da sua elegibilidade a concursos dos grandes projetos e organizações científicas internacionais a que Portugal pertence. Mas também incentivámos as empresas para que procurassem soluções tecnológicas avançadas, estimulando o trabalho conjunto com instituições de ensino superior e unidades de investigação nacionais”.
Seguiu-se um elogio ao papel desenvolvido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com a parlamentar a recordar que a história da FCT confunde-se com o percurso da própria história da ciência e da tecnologia em Portugal. Tendo em conta este cenário, Nilza de Sena afirmou que é propósito do PSD quer valorizar e ampliar as competências da FCT, garantindo maior responsabilidade na informação e na prestação de contas, designadamente perante esta Assembleia. “O PSD valoriza a FCT como instituição; porque acreditamos nos seus técnicos, nos seus investigadores, nos seus funcionários; porque olhamos não apenas para o presente, mas estamos preocupados com o futuro. Nesse sentido, propomos um alargamento das suas atribuições consubstanciada na realização de um estudo anual sobre o estado do sistema científico e tecnológico nacional e da transferência do conhecimento. Mais e melhor informação são essenciais para, podermos avaliar, propor, recomendar e decidir”.
A terminar, Nilza de Sena reconheceu que Projeto de Lei apresentado “não colmata o imobilismo e o atraso que pauta a atuação do Ministro Manuel Heitor, mas é um instrumento que valoriza a FCT e valoriza a democracia”.

12-10-2017 Partilhar Recomendar
27-03-2019
Ensino Superior: atuação do governo “marcada pela falta de ambição, desorientação, incapacidade de concretização e demagogia”
    Margarida Mano afirmou que a intenção do PSD é “levar o Ensino Superior mais longe, com Mérito, Autonomia e Responsabilidade”,
15-02-2019
Propinas: o que esperar de um governo que diz uma coisa num dia e outra no seguinte?
    Para Margarida Mano esta foi uma “legislatura perdida” devido à impossibilidade de conjugar uma “cegueira ideológica” com as políticas necessárias para o país.
15-02-2019
Ensino Superior nunca foi uma prioridade do BE e do PCP nas negociações dos Orçamentos
    Duarte Marques refere que a defesa dos estudantes não é importante para estes partidos e por isso sempre ficou fora dos Orçamentos.
15-02-2019
“Portugal tem uma das mais baixas taxas de alojamento estudantil da Europa”
    Manuela Tender entende que “proporcionar alojamento a custo acessível aos estudantes deslocados é um fator decisivo para promover a igualdade de acesso e para esbater as desigualdades sociais e económicas”.
15-02-2019
“Acabar com as propinas significa incorrer numa política socialmente injusta, demagógica e enganadora”
    Nilza de Sena considera que esta medida “é um subsídio eleitoral às famílias de rendimentos médios e elevados”.
15-02-2019
“Universidades e Politécnicos vivem numa situação de verdadeira asfixia financeira”
    Álvaro Batista questionou aos comunistas quando é que o vão assumir as suas responsabilidades pelos falhanços deste governo.
15-02-2019
“Foram 4 anos perdidos em matéria de alojamento estudantil”
    Margarida Balseiro Lopes criticou a cumplicidade do Bloco de Esquerda com esta situação.
30-01-2019
Margarida Mano: “o PREVPAP tem zero contratos contratualizados”
    A Vice-Presidente da bancada do PSD referiu que estamos perante um “governo que promete e não cumpre”.
16-01-2019
Atrasos nas bolsas de estudo: Álvaro Batista critica “hipocrisia” e incapacidade do BE em resolver os problemas do país
    O social-democrata considera que quem aprovou todos os Orçamentos da “geringonça” tem de ser responsável pelos seus insucessos.
10-01-2019
PSD quer colocar as Instituições de Ensino Superior a trabalhar em cooperação com o sistema de proteção de crianças e jovens em risco
    Laura Magalhães defende a criação de uma linha de financiamento com esse objetivo.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas