Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD quer valorizar e ampliar as competências da FCT
Nilza de Sena lamentou o “imobilismo” do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O PSD apresenta, esta quinta-feira, várias iniciativas que pretendem facilitar os processos de transferência de conhecimento e tecnologia entre Instituições do Ensino Superior e Unidades de I&D, entrosando cada vez mais as empresas: fonte de crescimento económico e de riqueza para o País. No debate, Nilza de Sena começou por frisar que esse é o caminho para acrescentar valor, qualidade de vida, bem-estar e garantir a sustentabilidade do crescimento económico que, não tenho dúvida, todos desejamos sem exceção.
De seguida, a deputada frisou que o PSD é um partido reformista, que olha para o futuro e que teve sempre presente a importância de aproximarmos a ciência das pessoas, de promovermos a inovação como veículo para melhorar as condições de vida e sobretudo como mola propulsora do nosso País enquanto sociedade moderna. “Recordo que criámos os conselhos sectoriais, integrando os principais agentes de várias áreas de atividade; reforçámos os direitos de propriedade intelectual, incentivando a produção e o registo de patentes de conhecimento que tivessem potencial de valorização económica; aumentámos a participação do Sistema de Investigação & Inovação nacional nas redes internacionais de I&I, apoiando as nossas empresas na apresentação de propostas competitivas de tecnologia avançada e tirando partido da sua elegibilidade a concursos dos grandes projetos e organizações científicas internacionais a que Portugal pertence. Mas também incentivámos as empresas para que procurassem soluções tecnológicas avançadas, estimulando o trabalho conjunto com instituições de ensino superior e unidades de investigação nacionais”.
Seguiu-se um elogio ao papel desenvolvido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com a parlamentar a recordar que a história da FCT confunde-se com o percurso da própria história da ciência e da tecnologia em Portugal. Tendo em conta este cenário, Nilza de Sena afirmou que é propósito do PSD quer valorizar e ampliar as competências da FCT, garantindo maior responsabilidade na informação e na prestação de contas, designadamente perante esta Assembleia. “O PSD valoriza a FCT como instituição; porque acreditamos nos seus técnicos, nos seus investigadores, nos seus funcionários; porque olhamos não apenas para o presente, mas estamos preocupados com o futuro. Nesse sentido, propomos um alargamento das suas atribuições consubstanciada na realização de um estudo anual sobre o estado do sistema científico e tecnológico nacional e da transferência do conhecimento. Mais e melhor informação são essenciais para, podermos avaliar, propor, recomendar e decidir”.
A terminar, Nilza de Sena reconheceu que Projeto de Lei apresentado “não colmata o imobilismo e o atraso que pauta a atuação do Ministro Manuel Heitor, mas é um instrumento que valoriza a FCT e valoriza a democracia”.

12-10-2017 Partilhar Recomendar
21-11-2019
Portugal tem que assumir como uma grande prioridade a aposta no desenvolvimento tecnológico e digital
    Afonso Oliveira entende que “temos que ter a ambição de lutar para que Portugal seja reconhecido como um dos principais motores de desenvolvimento de tecnologias digitais da Europa”.
21-11-2019
Governo esteve “offline” do debate sobre a Transição Digital
    Hugo Carvalho lamentou a ausência do executivo no debate.
21-11-2019
Isabel Lopes defende que a transformação digital pode reduzir as assimetrias do território
    A deputada considera que esta “é uma oportunidade que tem de ser aproveitada para servir o País e as suas populações”.
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
14-11-2019
Isabel Lopes: “as instituições do Ensino Superior deparam-se com grandes dificuldades para cumprir as suas obrigações”
    A deputada lembrou que o PSD defende que o próximo Orçamento do Estado deve contemplar um reforço de verbas para o Ensino Superior.
07-11-2019
PSD assume a presidência de cinco comissões parlamentares permanentes
    Luís Marques Guedes, António Topa, Firmino Marques, Pedro Roque e Fernando Ruas são os nomes indicados pelos sociais-democratas.
03-07-2019
Duarte Marques: “não tem existido transparência na política da Ciência”
    A crítica do social-democrata foi deixada no debate da iniciativa que visa criar um sistema de recolha, registo e análise de dados sobre a ciência e tecnologia.
28-06-2019
Ciência e Inovação: “é lamentável ver tanta oportunidade perdida”
    Margarida Mano lembra que até o próprio Ministro assinou um manifesto contra a sua política.
28-06-2019
Foram 4 anos desastrosos para os investimentos em infraestruturas científicas e tecnológicas
    António Costa Silva fala em “incompetência” de um governo que tinha acesso a fundos comunitários no Portugal 2020 que financiam a 85% estes investimentos.
28-06-2019
Álvaro Batista: “o governo falhou no emprego científico”
    No balanço da governação das esquerdas, o social-democrata sublinhou que o dinheiro nunca chegou para as encomendas.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas