Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD apresenta seis iniciativas sobre “Conhecimento e Criação de Valor”
Margarida Mano expôs as propostas dos sociais-democratas e sublinhou a importância de uma maior ligação entre as universidades e as empresas.
O PSD levou a debate, esta quinta-feira, seis iniciativas sobre o tema “Conhecimento e Criação de Valor”. Em nome dos sociais-democratas, Margarida Mano começou por sublinhar que conhecer mais significa investigar e descobrir realidades novas, novas formas de progresso que se irão traduzir num maior crescimento económico e, naquilo que verdadeiramente releva no final, um maior desenvolvimento da sociedade.
Nesse sentido, adianta, “criar valor social e económico corresponde exatamente em transformar os resultados científicos, geralmente produzidos em ambiente académico, em fatores de competitividade e de diferenciação que permitem obter ganhos económicos no mercado e melhorias sociais significativas”.
Contudo, apesar da forte consciência do impacto da inovação no desenvolvimento económico as políticas públicas para a valorização do conhecimento, ao longo dos últimos 15 anos, a Vice-Presidente da bancada do PSD frisou que não têm tido o sucesso esperado. “Em Portugal, registou-se na última década um investimento muito significativo em I&D, com indicadores como o número de doutorados, de artigos científicos publicados ou de patentes, a colocarem-nos acima da média europeia. No entanto, e de acordo com o Innovation Union Scoreboard 2017, em termos dos impactos económicos e de inovação, Portugal fica bastante aquém do esperado. O sistema de C&T mantém-se muito fechado na esfera pública, e consignado quase exclusivamente ao sector de ensino superior, tendo dificuldade em contagiar outros sectores, públicos e privados, responsáveis pela criação de riqueza, incluindo a cultural e artística. É urgente acelerar o crescimento do retorno económico e social deste esforço público muito prolongado”.
Centrando-se nas propostas dos sociais-democratas, a deputada referiu que elas pretendem sinalizar, e dar um contributo relativamente a duas preocupações centrais: as pessoas e a valorização da inovação. No que respeita às pessoas, ao introduzirem como objeto da dispensa de serviço docente a valorização do conhecimento, e ao flexibilizá-la para períodos mais curtos, pretendem, sem desvirtuar os Estatutos das Carreiras Docentes Universitária e Politécnica, valorizar o trabalho do docente e promover a sua imersão em contexto empresarial de modo a que docentes e investigadores possam melhor conhecer e compreender as limitações e desafios das empresas. Relativamente à Valorização da inovação, ao dar competências à FCT no sentido de poder ser feita uma avaliação das atividades nacionais da ciência e da valorização do conhecimento, bem como permitir à Assembleia da República o exercício do papel fiscalizador que lhe compete.
A terminar, Margarida Mano recordou que nas próximas semanas vai-se debater o Orçamento para 2018 e que o PSD espera que o Governo tenha oportunidade de concretizar algumas medidas neste âmbito. “O PSD não se furtará de contribuir de forma construtiva, como faz com este debate, na concretização de Políticas Públicas eficazes. Se acreditarmos, e nós acreditamos, que as metas a estabelecer no Portugal Conhecimento e Inovação 2020-2030 são um compromisso nacional que a política publica terá que salvaguardar, então teremos de: aproximar atores na valorização do conhecimento; aumentar o número de doutorados nas empresas; aumentar o investimento privado e público em I&D; mostrar aos nossos empresários que vale a pena acreditar no potencial de inovação da nossa ciência”.

12-10-2017 Partilhar Recomendar
15-02-2019
“Portugal tem uma das mais baixas taxas de alojamento estudantil da Europa”
    Manuela Tender entende que “proporcionar alojamento a custo acessível aos estudantes deslocados é um fator decisivo para promover a igualdade de acesso e para esbater as desigualdades sociais e económicas”.
15-02-2019
“Acabar com as propinas significa incorrer numa política socialmente injusta, demagógica e enganadora”
    Nilza de Sena considera que esta medida “é um subsídio eleitoral às famílias de rendimentos médios e elevados”.
15-02-2019
“Universidades e Politécnicos vivem numa situação de verdadeira asfixia financeira”
    Álvaro Batista questionou aos comunistas quando é que o vão assumir as suas responsabilidades pelos falhanços deste governo.
15-02-2019
“Foram 4 anos perdidos em matéria de alojamento estudantil”
    Margarida Balseiro Lopes criticou a cumplicidade do Bloco de Esquerda com esta situação.
30-01-2019
Margarida Mano: “o PREVPAP tem zero contratos contratualizados”
    A Vice-Presidente da bancada do PSD referiu que estamos perante um “governo que promete e não cumpre”.
16-01-2019
Atrasos nas bolsas de estudo: Álvaro Batista critica “hipocrisia” e incapacidade do BE em resolver os problemas do país
    O social-democrata considera que quem aprovou todos os Orçamentos da “geringonça” tem de ser responsável pelos seus insucessos.
10-01-2019
PSD quer colocar as Instituições de Ensino Superior a trabalhar em cooperação com o sistema de proteção de crianças e jovens em risco
    Laura Magalhães defende a criação de uma linha de financiamento com esse objetivo.
13-12-2018
“PSD propõe a criação do regime jurídico do arrendamento urbano para efeitos de qualificação, educação e formação”
    Margarida Balseiro Lopes considera que esta é a resposta aos mais de 70 mil alunos deslocados que não conseguem ter vagas em residências.
05-12-2018
Bolseiros: os partidos estão todos de acordo e nem assim o governo resolve o problema
    Duarte Marques acusou o governo de não executar o que é aprovado no Parlamento
24-10-2018
“São indiscutíveis as vantagens da investigação científica na prevenção de doenças e na evolução dos seus tratamentos”
    As declarações foram proferias por Ângela Guerra no debate sobre a utilização de células e tecidos de origem humana para fins de investigação científica.
Início Anterior Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas