Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Pedro Roque chefia missão de alto nível à sede da ONU
O deputado, que preside à Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo, participou ainda numa reunião especial do Conselho de Segurança da ONU.
Uma delegação de alto nível da APM – Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo (membro observador da Assembleia Geral das Nações Unidas) visitou a sede da ONU, em Nova Iorque, de 19 a 22 de junho de 2017, para se reunir com altos funcionários das Nações Unidas na implementação do seu mandato e à luz da próxima missão APM ao Médio Oriente.
A delegação da APM PAM foi chefiada pelo deputado do PSD e Presidente da APM, Pedro Roque e ainda pelo Senador Francesco Amoruso (Itália), o Secretário Geral da APM, Emb. Sergio Piazzi e o Observador Permanente da APM junto da ONU, Emb. Shaukat Fareed.
A delegação participou ainda igualmente numa reunião especial do Conselho de Segurança da ONU, na qual Pedro Roque proferiu uma intervenção, numa reunião dedicada à "Cooperação Internacional Judicial e de Aplicação da Lei em Matéria contra o Terrorismo de acordo com a resolução SC 2322 (2016) e outras resoluções relevantes do Conselho de Segurança".
A intervenção proporcionou aos participantes uma visão geral do apoio concedido pela diplomacia parlamentar da APM ao CS UN, auxiliando os órgãos legislativos nacionais e regionais a facilitar e avaliar a implementação, pelos parlamentos nacionais, das resoluções pertinentes do CS UN e ainda sobre as atividades realizadas pela APM juntamente com os departamentos das Nações Unidas que combatem o terrorismo.
As reuniões bilaterais de alto nível em Nova Iorque incluíram igualmente, entre outras, consultas com algumas agências das Nações Unidas como o CTED (Counter-Terrorism Committee Executive Directorate), o DPA (Department of Political Affairs), o UNDP (United Nations Development Programme) bem como o Chefe do Gabinete e o Diretor do Escritório Executivo do Secretário-Geral da ONU, António Guterres.
No decorrer destas reuniões, foram realizadas profundas trocas de pontos de vista sobre a crise em curso na Líbia e na Síria, as novas fontes de financiamento dos terroristas do ISIS na América Latina, os fluxos migratórios sem precedentes para o Mediterrâneo, bem como a preparação e os antecedentes Informações em vista da visita de alto nível da APM a Amã, Ramallah e Jerusalém em meados de julho.
No decorrer das reuniões bilaterais, foi ainda acordado reforçar os canais de comunicação existentes entre APM e as Nações Unidas.

30-06-2017 Partilhar Recomendar
28-05-2010
PSD contra acesso dos elementos das Forças Armadas ao Provedor da Justiça
    José Luís Arnaut considera que a aprovação das propostas apresentadas poderia colocar em causa os princípios fundamentais em que as Forças Armadas assentam.
30-04-2010
PSD questiona contrapartidas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo
    Luís Campos Ferreira e José Eduardo Martins alertam para sobrevalorização dos equipamentos
07-04-2010
Contratualização das contrapartidas “não tem corrido bem”
    A afirmação foi feita por Costa Neves durante a sessão plenária
08-03-2010
José Luís Arnaut eleito Relator na Assembleia Parlamentar da NATO
    O deputado do PSD será o autor de um Relatório sobre “A NATO e os Países-Contacto”
01-03-2010
Deputados de Santarém denunciam desinvestimento no PIDDAC no distrito
    Deputados desafiam Jorge Lacão a explicar às populações da região a falta de cumprimento de uma da promessa eleitoral relativa à "concessão do Ribatejo"
23-02-2010
PSD questiona Ministro sobre orçamento para a Defesa
    Deputados do PSD levantam dúvida sobre alguns aspectos do Orçamento para o Ministério da Defesa
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas