Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“O Estado falhou onde menos podia falhar: na segurança e proteção das pessoas”
Maurício Marques questionou o que levou o governo a alterar profundamente a estrutura de coordenação nacional e regional em cima da época dos fogos florestais.
No debate sobre "a segurança, a proteção e a assistência das pessoas no decurso do trágico incêndio de Pedrogão Grande", agendado pelo PSD, Maurício Marques enfatizou que “o Estado falhou”. “Num momento em que homens, mulheres e crianças precisaram do socorro do Estado, o Estado falhou”, afirmou o deputado.
De seguida, o parlamentar recomendou aos que consideram que “voluntariado é treta”, que revisitem os trágicos acontecimentos e vejam quem impediu que a tragédia fosse maior.
“O momento é de dor, temos que ser prudentes, mas temos também de ser coerentes, é tempo de ter vergonha. Em agosto de 2003, o líder do partido socialista na altura, nesta mesma sala dizia: «é preciso saber se é verdade ou não que, no domínio da coordenação, a chamada «reestruturação» foi feita à pressão, a exemplo de muitas das chamadas «reformas estruturais» que este Governo diz fazer e que depois demonstram, na prática, ao que conduzem, que é a este vazio total em matéria de resposta.» Eu acrescento: porque se alterou profundamente a estrutura de coordenação nacional e regional em cima da época dos fogos florestais?”
Já em 2015, recorda Maurício Marques, um atual deputado do BE dizia: «sabemos que as condições meteorológicas constituem uma variável importante no número de ocorrências de fogos florestais, mas não é legítimo responsabilizar apenas as condições meteorológicas como o governo está a tentar fazer». “Eu acrescento não é legítimo responsabilizar apenas a floresta. Essa já ardeu, quem mais assume as suas responsabilidades? Como alguém dizia, a incompetência do governo não pode encontrar justificação na meteorologia”.
Dirigindo-se à Ministra da Administração Interna o parlamentar frisou que “temos que reconhecer que o estado falhou. E falhou naquilo onde menos podia falhar, segurança e proteção pessoas e bens”.
A terminar, Maurício Marques enalteceu o trabalho e empenho de todos os nossos bombeiros, de todas as demais forças em presença, de todos aqueles que de forma anónima se organizaram, substituindo-se ao estado numa tarefa primordial.

29-06-2017 Partilhar Recomendar
26-05-2020
Faltam meios aéreos no combate a incêndios pelo quarto ano consecutivo
    O PSD acusa o Governo de não colocar à disposição das populações os meios aéreos necessários de combate a incêndios nos distritos de Braga, Portalegre, Setúbal e Beja.
27-02-2020
Pedrógão Grande: PSD defende Comissão de Inquérito Parlamentar para apreciar atribuição de apoios
   
13-02-2020
PSD avança com a criação de uma Comissão de Inquérito às causas e consequências dos incêndios da Zona Centro
    Emília Cerqueira frisa que o objetivo passa por “averiguar as causas e as consequências, para que tal coisa não se repita”.
14-11-2019
Grupo Parlamentar do PSD elegeu Coordenadores e Vice-coordenadores
   
18-06-2019
Fernando Negrão acusa António Costa de “não ser um Primeiro-Ministro para o povo”
    O líder parlamentar do PSD destacou ainda a “falta de transparência” do governo no processo de reconstrução das casas atingidas pelos incêndios.
13-05-2019
Cativações e cortes no investimento. “Chama a isto boa gestão das contas públicas?”
    Fernando Negrão acusou António Costa de fazer um “brilharete nas contas” à custa de corte no investimento.
10-05-2019
Bancadas do PS, BE e PCP “são a lavandaria política do governo socialista”
    No debate sobre o Fundo de Solidariedade Europeu, Rubina Berardo acusou as bancadas da esquerda de branquearem a atuação do governo.
10-05-2019
Gestão do Fundo de Solidariedade tem sido incompetente, imoral e uma vergonha
    Duarte Marques considera “indigno” que o governo queira ficar com o dinheiro destinado aos municípios afetados pelos incêndios.
10-05-2019
Incêndios: “o governo aproveita-se da desgraça alheia para financiar serviços públicos”
    António Lima Costa afirma que o governo desviou verbas europeias destinadas às zonas afetadas para financiar organismos da administração central sediados em Lisboa.
04-04-2019
“O Governo não consegue nomear pessoas qualificadas sem serem familiares?”
    Fernando Negrão entende que o “Governo está a funcionar em circuito fechado”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
26-05-2020 Comissões parlamentares
27-05-2020 Sessão Plenária
28-05-2020 Sessão Plenária
29-05-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas