Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Governo liderado pelo PSD foi incansável em criar mecanismos alternativos ao regime jurídico da insolvência
A garantia foi deixada por Joel Sá no Plenário.
O Parlamento debateu, esta sexta-feira, três Propostas de Lei do Governo que visam estabelecer o estatuto do mediador de recuperação de empresas, aprovar o regime extrajudicial de recuperação de empresas e aprovar o regime jurídico de conversão de créditos de capital. Em nome do PSD, Joel Sá começou por recordar que o governo do PSD, que herdou um País em pré-bancarrota e que teve que governar sob tutela de uma Troika, não deixou de tomar variadas iniciativas políticas e legislativas no domínio da Economia. “Consciente das dificuldades das Empresas portuguesas, o Governo PSD-CDS foi incansável em criar mecanismos legislativos alternativos ao regime jurídico da insolvência. O Governo de então lançou o Programa Revitalizar, em janeiro de 2012, que tinha como objetivos prioritários: a execução de mecanismos eficazes de revitalização de empresas viáveis nos domínios da insolvência e da recuperação de empresas; o desenvolvimento de mecanismos céleres e eficazes na articulação das empresas com o Estado, em particular com a Segurança Social e a Administração Tributária; o reforço dos instrumentos financeiros disponíveis para a capitalização e reestruturação financeira de empresas”.
De seguida, o social-democrata lembrou e o anterior governo promoveu ainda, em 2012, à alteração ao Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas, simplificando formalidades e procedimentos e instituindo o processo especial de revitalização (PER). Nessa altura, recorda Joel Sá, o diploma foi aprovado no Parlamento com os votos contra do PCP, BE, PEV e a abstenção do PS.
No que respeita à mediação, o parlamentar afirmou que, em 2013, a Assembleia da República aprovou a Lei que veio estabelecer os princípios gerais aplicáveis à mediação realizada em Portugal, bem como os regimes jurídicos da mediação civil e comercial, dos mediadores e da mediação pública. “Mas, vá-se lá saber porquê, aquele diploma foi aprovado com os votos contra do PCP, BE, PEV e a abstenção do PS. Mudam-se os tempos, mudam-se as atitudes. Já nesta legislatura apresentamos uma iniciativa legislativa sobre a capitalização de empresas que mereceu o chumbo da maioria que suporta este Governo. Pasme-se, agora apresentam-nos estas Propostas de Lei. Mudam-se os tempos, mudam-se as atitudes. Em suma, o PSD já fez, temos a expectativa que um governo responsável acrescente em cima do que o anterior governo fez. É o que o país, e as empresas esperam”.

23-06-2017 Partilhar Recomendar
02-02-2018
Reprogramação do Portugal 2020: governo tem atuado nas costas dos portugueses
    Luís Leite Ramos afirmou que o PSD só participará numa Comissão de Acompanhamento do Processo de Definição da «Estratégia Portugal 2030» se esta não representar um simulacro de debate.
01-02-2018
Esquerda deu uma “grande machadada” na legislação laboral
    No debate quinzenal com o Primeiro-Ministro, Hugo Soares acusou ainda António Costa de ser “impreparado” e de ceder a tudo com o único propósito de manter a geringonça no poder.
31-01-2018
PSD defende a criação de um registo nacional único e CAE específico para a atividade económica itinerante de diversão
    António Costa Silva apresentou a iniciativa dos sociais-democratas.
04-01-2018
“Queremos um Novo Ano em que o Estado não falhe aos cidadãos”
    Maria Luís Albuquerque frisou que o “PSD não assumirá o ónus das escolhas que não são as suas. Seremos sempre responsáveis, nunca seremos cúmplices”.
04-01-2018
“Em 2017 o Estado falhou e o governo mostrou a sua verdadeira face”
    José Cesário assinalou a “desresponsabilização”, “desprezo” e “insensibilidade” do executivo.
20-12-2017
“Este foi um ano bem penoso para os portugueses e a responsabilidade é sua que é Primeiro-Ministro”
    Hugo Soares contrariou António Costa e desafiou-o a pronunciar-se sobre a coerência do governo em assuntos como a associação Raríssimas, os CTT, o Salário Mínimo Nacional e o Montepio.
19-12-2017
PSD defende a eliminação de problemas e bloqueios que dificultam a vida às empresas
    António Costa Silva apresentou o Projeto de Resolução do PSD que visa suprimir os entraves que dificultam a atividade económica e o investimento.
29-11-2017
PSD apresenta propostas para apoiar as empresas e os territórios que foram atingidos pelos incêndios
    Luís Leite Ramos frisou que estas medidas são urgentes e visam resolver problemas que afetam empresas e populações.
03-11-2017
“Este é um Orçamento ideológico a pensar na manutenção do poder e não nos portugueses”
    Luís Leite Ramos considera que este Orçamento prossegue um caminho errado e eleitoralista.
27-10-2017
Joel Sá enfatiza importância da indústria da ourivesaria
    No debate sobre o regime jurídico da ourivesaria e das contrastarias, o deputado manifestou a disponibilidade do PSD para a revisão desse regime.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas