Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Luís Leite Ramos reeleito Relator Geral dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa
O deputado do PSD vai ter como missão acompanhar as iniciativas do Conselho da Europa e de outras instituições europeias no domínio da democracia local e regional.
O Deputado Luís Leite Ramos, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD, foi reeleito esta quinta-feira, em Baku, no Azerbeijão, Relator Geral dos Poderes Locais e Regionais da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.
O mandato, com a duração de um ano, tem por objeto o acompanhamento das iniciativas do Conselho da Europa e de outras instituições europeias no domínio da democracia local e regional, nomeadamente as questões da boa governança, a participação pública, as finanças locais e regionais e os direitos humanos ao nível local.
O Deputado Luís Leite Ramos representará a Assembleia Parlamentar junto do Comité Europeu para a Democracia e Governação (CDDG), do Grupo Relator sobre a Democracia (GR-DEM) e do Congresso dos Poderes Locais e Regionais, do Conselho da Europa, bem como da Comissão e do Parlamento Europeu, do Comité das Regiões e de outras associações europeias e nacionais dos poderes locais e regionais.
Na apresentação da sua recandidatura perante os membros da Comissão Parlamentar de Saúde, Assuntos Sociais e Desenvolvimento Sustentável da APCE, o Deputado Luís Leite Ramos fez um balanço da sua atividade ao longo do último ano, realçando as suas múltiplas intervenções em favor da avaliação e da promoção do trabalho das autarquias locais e regionais dos 47 países do Conselho da Europa no acolhimento e integração dos refugiados e migrantes e na promoção de reformas territoriais sustentáveis, vista como um motor da consolidação da democracia local e regional. Sobre este tema, fez ainda um ponto de situação do Relatório que está a preparar sobre o papel dos Governos e dos Parlamentos Nacionais na implementação de processos de descentralização político-administrativa eficazes e bem-sucedidos.
Para além das «migrações» e das «reformas territoriais», o reforço da cooperação entre a Assembleia Parlamentar e o Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa constitui uma das principais prioridades para este mandato, nomeadamente a mobilização de sinergias na campanha "no hate - no fear" e as ações de sensibilização contra todo o tipo de radicalização ideológica, política ou religiosa.

01-06-2017 Partilhar Recomendar
07-02-2018
Descentralização: também nesta matéria a palavra dada não foi palavra honrada
    Jorge Paulo Oliveira afirmou que o governo do PS está prisioneiro da esquerda mais radical que não quer a descentralização.
06-02-2018
Seminário sobre o “Mecanismo Europeu de Proteção Civil”
    Conheça o Programa e Participe.
31-01-2018
Pedro Roque coordenou a 7ª Reunião de Alto Nível dos Parlamentos dos Estados-Membros
    O deputado do PSD assumiu essa coordenação na qualidade de Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo.
25-01-2018
Luís Leite Ramos eleito Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PPE no Conselho da Europa
    O deputado passa a integrar o órgão que tem a responsabilidade de definir as prioridades políticas, as votações mais importantes e as iniciativas que são apresentadas.
24-01-2018
Berta Cabral: “descentralização é um desígnio nacional”
    A deputada lamentou os atrasos do governo e garantiu aos municípios que o PSD os vai defender.
05-01-2018
Alojamento local: tudo faremos para que a esquerda não estrague uma atividade de sucesso
    Berta Cabral lembrou que este setor tem contribuído para o crescimento económico, criação de emprego, fixação de pessoas nos seus territórios e para a reabilitação urbana.
19-12-2017
PSD responde ao apelo das freguesias de Aves e Lordelo
    Emídio Guerreiro apresentou a iniciativa dos sociais-democratas referente à alteração dos limites territoriais destas freguesias.
24-11-2017
Jorge Paulo Oliveira faz um balanço positivo do Fundo de Apoio Municipal
    O parlamentar deu seguimento às sugestões da Associação Nacional de Municípios e apresentou a proposta que visa dar ao governo a possibilidade de apresentar uma nova proposta de revisão deste Regime.
22-11-2017
Autarquias: o governo descentralizou despesas e centralizou receitas
    De acordo com Berta Cabral o executivo incumpre a Lei das Finanças Locais em 74 milhões de euros.
11-10-2017
“PSD defende intransigentemente a descentralização”
    Berta Cabral apelou a “uma descentralização responsável que confira as condições para os autarcas exercerem convenientemente as suas responsabilidades”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas