Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Almaraz: PSD lamenta a forma “desastrosa e negligente” como o governo geriu o processo
Berta Cabral alertou que se o executivo continuar com estes ziguezagues é mais do que certo que vamos ter aqui, na nossa fronteira, uma Central Nuclear a produzir para além dos 40 anos.
O PSD levou novamente o tema da Central Nuclear de Almaraz a debate no Parlamento. Numa declaração política em nome dos sociais-democratas, Berta Cabral começou por recordar que Portugal optou em 1983, num governo de que o PSD fazia parte, pela não produção de energia nuclear. “Foi uma decisão histórica e corajosa que determinou toda a política energética adotada por Portugal até aos nossos dias”.
Contudo, recorda a deputada, Portugal continua exposto às ameaças nucleares provenientes da nossa vizinha Espanha que a menos de 100 km da nossa fronteira instalou a Central Nuclear de Almaraz. “Uma Central prestes a completar 40 anos de atividade que deveria ter sido encerrada em 2010, prazo que foi prorrogado até 2020 e tudo aponta para que seja de novo prorrogado. A construção de um armazém de resíduos nucleares em Almaraz e o subsequente prolongamento da vida útil da respetiva Central nuclear são faces da mesma moeda. O prolongamento da vida útil da Central de Almaraz é a verdadeira razão que está por de trás da construção do Armazém temporário individualizado. Uma situação à vista de todos, denunciada pelos grupos parlamentares desta Assembleia, pelas associações ambientalistas, pelos autarcas e pelas populações e que só governo teima em não ver. É óbvio que a realização de um investimento desta grandeza indicia que a Central irá produzir para além de 2020”.
Recorda a deputada, que o governo foi alertado para este problema em fevereiro de 2016, na sequência de duas avarias nos motores das bombas de refrigeração da Central reportadas pelo Conselho Nuclear de Segurança, o que levou, nessa altura, o PSD a propor a criação de uma comissão interparlamentar luso-espanhol para acompanhar este assunto. Em abril desse mesmo ano, lembra, o Parlamento aprovou propostas de resolução dos vários Partidos, que recomenda objetivamente ao Governo Português que «intervenha junto do Governo Espanhol e das instituições europeias no sentido de preceder ao encerramento da Central de Almaraz»”. Contudo, lamenta Berta Cabral, “o governo continuou sem nada fazer. O Ministro do Ambiente continuou a desvalorizar a questão. Não deu ouvidos ao Parlamento, nem desenvolveu, qualquer diligência no sentido de dar cumprimento à resolução aprovada por unanimidade nesta casa. Temos um país refém da inação do governo. O governo geriu de forma desastrosa este processo e a continuar com estes ziguezagues é mais do que certo que vamos ter aqui, na nossa fronteira, uma Central Nuclear a produzir para além dos 40 anos. A forma negligente como o governo tratou este processo não tem perdão”.
A terminar, Berta Cabral enfatizou que “o governo tem de agir de imediato, para travar o processo de prolongamento da vida da Central de Almaraz para além de 2020. Teremos no final deste mês a Cimeira ibérica onde a diplomacia a política se jogam no plano bilateral. É a oportunidade que o governo dispõe para mostrar aos portugueses de que lado está. É a oportunidade de o governo cumprir as recomendações aprovadas por este Parlamento, desde logo a resolução proposta pelo PSD para que esta questão seja colocada na agenda da referida Cimeira. O PSD levará este assunto ao Fórum Ibérico interparlamentar que antecede a Cimeira ibérica. Não baixaremos os braços na fiscalização da ação governativa e na defesa dos interesses vitais dos portugueses”.

18-05-2017 Partilhar Recomendar
19-10-2017
PSD apoia iniciativa que visa a legalização das situações de primeira habitação no núcleo da Culatra
    Apesar do apoio, José Carlos Barros não deixou de apontar algumas falhas à Proposta do governo.
11-10-2017
Soflusa é exemplo do caos em que se está a tornar o sector dos transportes
    José Carlos Barros quis saber quais as soluções que o PEV tem exigido ao governo.
03-10-2017
PSD quer saber como está o processo de identificação e remoção integral do amianto em edifícios
    Bruno Coimbra defendeu ainda a elaboração de um estudo visando a criação de incentivos para a remoção do amianto nas instalações de natureza privada com fins comerciais, industriais ou de armazenamento.
20-09-2017
PSD vai apresentar iniciativa para que a fatura de água refira endereço eletrónico onde os consumidores possam conhecer a qualidade da água
    O anúncio foi feito por Manuel Frexes num debate sobre esta temática.
19-07-2017
PSD pede intervenção do governo para acabar com o cheiro a casqueira proveniente de fábricas localizadas em Santa Maria da Feira
    No debate de uma Petição sobre este tema, Susana Lamas recordou que já confrontou por diversas vezes o Ministro do Ambiente sobre este tema.
19-07-2017
PSD quer que o Governo tome medidas com vista à despoluição do Rio Almonda e seus afluentes
    A iniciativa dos sociais-democratas foi apresentada pelo deputado Duarte Marques.
09-06-2017
PSD condena anúncio da saída dos EUA do Acordo Climático de Paris
    Bruno Coimbra considera que Portugal deve recusar qualquer retrocesso na prossecução dos objetivos do Acordo.
01-06-2017
PSD apresenta voto de Protesto pela conduta omissiva do Governo na Cimeira Ibérica quanto ao encerramento da Central Nuclear de Almaraz
    Manuel Frexes deu voz à indignação dos sociais-democratas.
18-05-2017
Bruno Coimbra lamenta atuação do Ministro do Ambiente em relação a Almaraz
    O deputado afirmou que são tantas as fintas do governante “que ele até se finta a si próprio”.
09-05-2017
PSD defende a transparência no processo de prospeção e pesquisa de hidrocarbonetos
    José Carlos Barros considera que, nesta matéria, “informação, transparência e rigor” é o que menos se tem vindo a verificar por parte do PS e do Governo.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas