Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD insta o Governo a concretizar os planos de combate ao crime organizado e ao terrorismo
Fernando Negrão apresentou o Projeto do PSD que defende ainda a aprovação de um Plano Estratégico de Segurança das Infraestruturas Aeroportuárias.
Fernando Negrão apresentou, esta quarta-feira, o Projeto de Resolução do PSD que recomenda ao Governo que elabore as estratégias e os planos de ação decorrentes da Estratégia Nacional de Combate ao Terrorismo e aprove um Plano Estratégico de Segurança das Infraestruturas Aeroportuárias.
Na exposição da iniciativa, o social-democrata começou por recordar que no âmbito da criminalidade complexa e das ameaças transnacionais Portugal segue o panorama internacional. “O nosso País enfrente ameaças similares àquelas com que são confrontados os países do espaço geoestratégico e político de que estamos mais próximos e no qual projetamos muitos dos nossos interesses. Em termos de ameaças globais acrescem novas preocupações no domínio das políticas de segurança, merecendo a ação concertadas dos Estados-membros e que visa, exponenciar a eficácia da resposta face a ameaça global, fruto da globalização da sociedade e da economia, a que se encontra aliada a disseminação das Tecnologias da Informação (TIC), que têm potenciado o advento das novas realidades criminais”.
De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna de 2016, recorda o parlamentar, nos últimos anos têm vindo a ser recolhidos e avaliados indícios que dão conta do agravamento de alguns fatores de risco, indícios estes já detetados no nosso País, nomeadamente ao nível do apoio a estruturas terroristas a operar no exterior, em particular na Europa. “Apesar de, até ao momento, se avaliar esta situação como um exemplo isolado e pontual, não existindo indícios que apontem para a existência de estruturas idênticas a operar de modo permanente em Portugal, considera-se expressamente no referido Relatório que a emergência de situações similares a esta, poderão contribuir para uma alteração do padrão da ameaça terrorista que impende sobre o nosso País. É igualmente reportado no último Relatório de Segurança Interna que o nosso País constitui também um local alternativo a outros países europeus para a obtenção e a transferência de tecnologia e conhecimento para países considerados de risco”.
De seguida, Fernando Negrão afirmou que é da máxima importância que o nosso País disponha de instrumentos adequados que estejam à altura da natureza das ameaças transnacionais que atualmente enfrentamos, e nesse sentido, “urge dar cumprimento e seguimento integral à Estratégia Nacional de Combate ao Terrorismo, nomeadamente procedendo à elaboração e atualização das estratégias e dos planos de ação que estão identificados neste documento, nomeadamente:

• Elaborar o Plano de Ação de Prevenção da Radicalização e do Recrutamento para o Terrorismo;
• Atualizar o Plano de Ação Nacional contra Ataques Nucleares, Biológicos, Químicos e Radiológicos;
• Desenvolver o Plano de Ação para a Proteção e Aumento da Resiliência das Infraestruturas Críticas, finalizando e validando todos os planos de segurança de infraestruturas críticas que ainda se encontram em falta;
• Implementar o Plano de Ação Nacional para a Proteção contra as Ciberameaças, integrado numa estratégia nacional de cibersegurança;
• Atualizar o plano de coordenação, controlo e comando operacional das forças e serviços de segurança;
• Desenvolver o Plano para a Proteção das Comunidades Portuguesas e Interesses nacional no Exterior”.

No que respeita às repetidas quebras de segurança no Aeroporto Humberto Delgado, com a fuga de vários cidadãos estrangeiros, Fernando Negrão afirmou que o PSD considera ser da maior urgência que o Governo proceda à elaboração de um Plano Estratégico de Segurança das Infraestruturas Aeroportuárias, tendo em vista a prevenção e reação a situações de quebra de segurança a eventuais ameaças terroristas.
A terminar, o social-democrata sublinhou que “os tempos mudam e mudando exigem de nós novas atitudes e novas respostas. É isso que agora aqui estamos a fazer, certos da necessidade destas soluções e certos de que a Constituição tem dentro dela a vida capaz de dar novas respostas às necessidades dos novos tempos”.

17-05-2017 Partilhar Recomendar
15-06-2018
Segurança do Ciberespaço: Andreia Neto quer saber o que levou o governo a manter esta área na tutela militar
    A deputada manifestou a disponibilidade do PSD para, em sede de especialidade, aprofundar este debate.
05-06-2018
Deputados do PSD prometem intervir para apressar reabilitação ou reconstrução do posto da GNR de Oliveira do Bairro
    Os parlamentares visitaram as instalações e constataram que estas não apresentam condições mínimas de dignidade.
24-05-2018
Sara Madruga da Costa denuncia: esquadra da PSP da Calheta está fora do investimento prometido pelo governo
    A parlamentar considera a situação “inaceitável”.
18-05-2018
José Silvano considera que a Lei da Nacionalidade é equilibrada
    O deputado refere que a Lei atual resolveu os principais problemas.
27-04-2018
PSD critica redução de efetivo da GNR no terreno, em particular no interior do país
    Duarte Marques recordou que os relatórios sobre as tragédias de 2017 alertavam para a falta de operacionais da GNR no terreno.
13-04-2018
Maurício Marques exige ao que governo apoie os pequenos agricultores afetados pelos incêndios
    O deputado defendeu a abertura de uma nova fase de candidaturas para apoiar os “lesados pela incompetência do governo”.
13-04-2018
“Estamos a um mês da época de incêndios e ninguém sabe quais são os meios operacionais disponíveis”
    Duarte Marques alerta que, mais uma vez, “está tudo atrasado”.
05-04-2018
Cultura: governo não honrou a palavra dada
    Fernando Negrão saudou os agentes culturais por terem desencadeado a maior onda de contestação na Cultura das últimas décadas.
05-04-2018
Ângela Guerra participou em homenagem aos bombeiros que combateram os incêndios no concelho de Gouveia
    A deputada sublinhou a importância de se reconhecer o trabalho desenvolvido pelos “verdadeiros heróis do verão passado”.
04-04-2018
Incêndios: “temos hoje um país sem meios e sem uma estratégia sustentável para combater os fogos”
    Nuno Serra lamenta que “o Governo continue fechado na sua propaganda, desprezando qualquer conselho ou proposta da oposição”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas