Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Passos Coelho acusa o PS de lidar mal com entidades independentes
O líder do PSD recordou a velha máxima socialista de que “quem se mete com o PS leva”.
Pedro Passos Coelho assinalou, esta quarta-feira, as contradições do governo em matéria défice. No debate quinzenal com o Primeiro-Ministro, o líder do PSD recordou que contrariamente ao que António Costa havia prometido, só a queda do investimento público permitiu ao governo atingir a meta de défice orçamental. “Uma das principais variáveis de ajustamento orçamental foi não o que tinha dito que seria no orçamento que apresentou, mas a queda do investimento público. E aqui, senhor Primeiro-Ministro, a contradição da sua parte é total, pois o senhor era o que vinha dizer publicamente que isto de dizer que a economia havia de crescer sacrificando o investimento público não podia estar certo, era uma coisa que não se podia conceber. Afinal foi isso que o senhor Primeiro-Ministro pôs em prática”.
No ponto de vista do social-democrata, o défice de 2% não de deve à estratégia orçamental proposta pelo governo, mas sim “às cativações e ao corte do investimento público brutal que é aquilo que o governo tenciona fazer nos próximos anos para atingir as suas metas”.
De seguida o líder do PSD questionou António Costa, repetidas vezes, sobre as razões da não nomeação de dois elementos para o Conselho de Finanças Públicas (CFP), acusando o PS de “lidar mal com as entidades independentes”. Sublinhando que com esta atitude o governo está a faltar a um compromisso que foi assumido por um governo do PS com o PSD, Passos Coelho referiu que a provável razão para esta atitude do governo assenta no facto de o CFP ser uma das instituições a “desmascarar a aritmética impossível da sua execução orçamental”. “Nós sabemos, desde Jorge Coelho, que quem se mete com o PS leva e quem se mete com o governo leva. Leva se estiver no Banco de Portugal, onde ainda há nomeações por fazer para a Administração, no CFP onde ainda há nomeações por fazer. O PS lida mal com as instituições independentes e agora sabemos também que lida mal com o Parlamento, a quem não entende dever explicações”.

26-04-2017 Partilhar Recomendar
02-02-2018
Reprogramação do Portugal 2020: governo tem atuado nas costas dos portugueses
    Luís Leite Ramos afirmou que o PSD só participará numa Comissão de Acompanhamento do Processo de Definição da «Estratégia Portugal 2030» se esta não representar um simulacro de debate.
01-02-2018
Esquerda deu uma “grande machadada” na legislação laboral
    No debate quinzenal com o Primeiro-Ministro, Hugo Soares acusou ainda António Costa de ser “impreparado” e de ceder a tudo com o único propósito de manter a geringonça no poder.
31-01-2018
PSD defende a criação de um registo nacional único e CAE específico para a atividade económica itinerante de diversão
    António Costa Silva apresentou a iniciativa dos sociais-democratas.
24-01-2018
Entrega do IRC: “é tempo de o Governo avançar com um novo calendário fiscal”
    Margarida Balseiro Lopes considera que urge essa alteração a bem da estabilidade, previsibilidade e tranquilidade dos contribuintes.
04-01-2018
“Queremos um Novo Ano em que o Estado não falhe aos cidadãos”
    Maria Luís Albuquerque frisou que o “PSD não assumirá o ónus das escolhas que não são as suas. Seremos sempre responsáveis, nunca seremos cúmplices”.
04-01-2018
“Em 2017 o Estado falhou e o governo mostrou a sua verdadeira face”
    José Cesário assinalou a “desresponsabilização”, “desprezo” e “insensibilidade” do executivo.
20-12-2017
“Este foi um ano bem penoso para os portugueses e a responsabilidade é sua que é Primeiro-Ministro”
    Hugo Soares contrariou António Costa e desafiou-o a pronunciar-se sobre a coerência do governo em assuntos como a associação Raríssimas, os CTT, o Salário Mínimo Nacional e o Montepio.
19-12-2017
PSD defende a eliminação de problemas e bloqueios que dificultam a vida às empresas
    António Costa Silva apresentou o Projeto de Resolução do PSD que visa suprimir os entraves que dificultam a atividade económica e o investimento.
15-12-2017
CTT: Luís Leite Ramos assinala “falta de pudor” dos socialistas
    O deputado sublinhou que “só a falta de vergonha” é que pode levar o PS a acusar o PSD de ter tomado a decisão de privatizar os CTT.
06-12-2017
“Este é um governo sozinho e esgotado”
    Hugo Soares afirmou que em questões estruturais o governo não pode contar com BE e PCP e questionou António Costa sobre o Infarmed e sobre o “flick flack à retaguarda” do PS em relação ao imposto das renováveis.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas