Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD quer o governo a combater o abandono escolar no ensino superior
Margarida Balseiro Lopes apresentou a iniciativa dos sociais-democratas.
Margarida Balseiro Lopes apresentou, esta sexta-feira, o Projeto de Resolução do PSD que recomenda ao Governo o combate ao abandono escolar no ensino superior. Segundo a deputada, este diploma resulta de um longo processo de ponderação: “enviámos requerimentos às instituições de ensino superior; ouvimos as associações e federações académicas; estudámos o problema, debatemos soluções e apresentámos o presente diploma”. “O Ensino Superior, e em particular a garantia de condições de frequência deste nível de ensino, é uma área na qual o PSD tem provas dadas, seja no Governo, seja na Oposição. Agora, como dantes, continuamos a acreditar na educação como a melhor via para que as pessoas, o fim último da nossa ação política, saiam do ciclo vicioso de pobreza e sejam o exemplo da mobilidade social que o PSD defende. Assim, o combate ao abandono escolar é fundamental para o alargamento da base social com formação superior e para o aumento do nível médio da qualificação dos portugueses”.
Refere a parlamentar que o objetivo primeiro desta iniciativa parlamentar é o de contribuir para a definição de estratégias de prevenção e intervenção, de forma a evitar que estas situações ocorram no futuro, mas também sensibilizar a sociedade para o problema, fazendo deste combate uma prioridade para Portugal. “Devido à gravidade e à complexidade deste problema, ao longo dos últimos anos, o anterior Governo implementou respostas como o Programa Retomar, para promover o reingresso no Ensino Superior, bem como melhorou muito o regulamento de bolsas de ação social, aumentando o número de estudantes bolseiros. Em 2013, um grupo de trabalho formado pelo CRUP concluiu que há vários motivos que levam ao abandono escolar: questões de ordem vocacional, dificuldades em corresponder ao grau de exigência da formação superior, dificuldades de gestão de tempo e da carga horária, desmotivação pelas expectativas goradas, défices de formação de base, perceção de dificuldade de empregabilidade em algumas áreas, dificuldades económicas, entrada no mercado de trabalho, entre outras razões”. O resultado de todos estes fatores, refere, é a frustração, o desalento e, em muitos casos, o abandono.
Tendo em conta esta realidade, Margarida Balseiro Lopes frisou que o objetivo dos sociais-democratas passa por: “que se estude melhor o problema, criando métricas comparáveis; que se recupere o programa Retomar; defendemos que o Governo apresente um relatório profundo e rigoroso sobre o abandono escolar no ensino superior; Que se desenvolva uma estratégia para permitir aos trabalhadores-estudantes uma melhor compatibilização da vida profissional com as exigências académicas; Defendemos que se desenvolvam nas instituições mecanismos de alerta para indicadores de potencial abandono, como o absentismo, o fraco aproveitamento escolar, o não pagamento atempado de propinas, entre outros, assegurando uma adequada articulação entre os serviços de ação social e os serviços académicos”.
A terminar, a parlamentar frisou que este projeto surge, em primeiro lugar, pela preocupação do PSD com os estudantes e com as suas famílias. “Surge porque acreditamos na elevação dos níveis socioeducativos dos portugueses. E porque temos a mais firme convicção que é melhorando a vida de cada português que melhoramos a vida de Portugal”, rematou.

10-03-2017 Partilhar Recomendar
13-07-2018
Educação: “o país assiste a um clima de instabilidade, de confrontação e de descrédito”
    Margarida Mano recordou que quem “prometia tranquilidade e motivação oferece hoje instabilidade e frustração”.
29-06-2018
Ensino Superior: bolseiros e funcionários pedem estabilidade, Investigadores pedem previsibilidade
    Margarida Mano alertou para a incapacidade do governo para resolver os problemas do sector.
29-06-2018
Subfinanciamento do Ensino Superior é culpa é de quem aprovou os últimos orçamentos: PS, PCP e Bloco
    Para Álvaro Batista esta é apenas mais uma prova da “incompetência das esquerdas para governar”.
29-06-2018
“Sem financiamento, PREVPAP e Emprego Científico não são mais que uma aldrabice política”
    Duarte Marques enfatiza que o governo criou um mundo de ilusões para o Ensino Superior e Ciência que não passava de um “embuste político”.
29-06-2018
Nilza de Sena: “não há Ministro no Ensino Superior”
    A deputada considera a intervenção do governante “cheia de generalidades, banalidades e distrações”.
29-06-2018
Pedro Pimpão defende reforço das Instituições de Ensino Superior em Portugal
    O deputado considera que o BE deve fazer um ato de contrição relativamente à situação de subfinanciamento que este Governo tem provocado.
30-05-2018
Manuela Tender abre Conferência Parlamentar sobre inclusão no Ensino Superior
    A deputada sublinhou o caminho que Portugal tem feito no sentido da inclusão de todos os alunos e da igualdade de oportunidades.
11-05-2018
PSD congratula-se com a Prorrogação dos Contratos de Bolsas de Investigação, dos Contratos de Bolsa de Projetos de Investigação Científica e outros similares
    Margarida Mano recordou que esta foi uma matéria que teve por base uma iniciativa do PSD.
08-05-2018
GPPSD promove Audição Pública e Debate. Conheça os Programas e Participe
   
19-04-2018
PSD apresenta solução para bolseiros e investigadores
    Duarte Marques lamenta que o “garrote das finanças” leve o governo a não cumprir o que prometeu.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas