Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD quer o governo a combater o abandono escolar no ensino superior
Margarida Balseiro Lopes apresentou a iniciativa dos sociais-democratas.
Margarida Balseiro Lopes apresentou, esta sexta-feira, o Projeto de Resolução do PSD que recomenda ao Governo o combate ao abandono escolar no ensino superior. Segundo a deputada, este diploma resulta de um longo processo de ponderação: “enviámos requerimentos às instituições de ensino superior; ouvimos as associações e federações académicas; estudámos o problema, debatemos soluções e apresentámos o presente diploma”. “O Ensino Superior, e em particular a garantia de condições de frequência deste nível de ensino, é uma área na qual o PSD tem provas dadas, seja no Governo, seja na Oposição. Agora, como dantes, continuamos a acreditar na educação como a melhor via para que as pessoas, o fim último da nossa ação política, saiam do ciclo vicioso de pobreza e sejam o exemplo da mobilidade social que o PSD defende. Assim, o combate ao abandono escolar é fundamental para o alargamento da base social com formação superior e para o aumento do nível médio da qualificação dos portugueses”.
Refere a parlamentar que o objetivo primeiro desta iniciativa parlamentar é o de contribuir para a definição de estratégias de prevenção e intervenção, de forma a evitar que estas situações ocorram no futuro, mas também sensibilizar a sociedade para o problema, fazendo deste combate uma prioridade para Portugal. “Devido à gravidade e à complexidade deste problema, ao longo dos últimos anos, o anterior Governo implementou respostas como o Programa Retomar, para promover o reingresso no Ensino Superior, bem como melhorou muito o regulamento de bolsas de ação social, aumentando o número de estudantes bolseiros. Em 2013, um grupo de trabalho formado pelo CRUP concluiu que há vários motivos que levam ao abandono escolar: questões de ordem vocacional, dificuldades em corresponder ao grau de exigência da formação superior, dificuldades de gestão de tempo e da carga horária, desmotivação pelas expectativas goradas, défices de formação de base, perceção de dificuldade de empregabilidade em algumas áreas, dificuldades económicas, entrada no mercado de trabalho, entre outras razões”. O resultado de todos estes fatores, refere, é a frustração, o desalento e, em muitos casos, o abandono.
Tendo em conta esta realidade, Margarida Balseiro Lopes frisou que o objetivo dos sociais-democratas passa por: “que se estude melhor o problema, criando métricas comparáveis; que se recupere o programa Retomar; defendemos que o Governo apresente um relatório profundo e rigoroso sobre o abandono escolar no ensino superior; Que se desenvolva uma estratégia para permitir aos trabalhadores-estudantes uma melhor compatibilização da vida profissional com as exigências académicas; Defendemos que se desenvolvam nas instituições mecanismos de alerta para indicadores de potencial abandono, como o absentismo, o fraco aproveitamento escolar, o não pagamento atempado de propinas, entre outros, assegurando uma adequada articulação entre os serviços de ação social e os serviços académicos”.
A terminar, a parlamentar frisou que este projeto surge, em primeiro lugar, pela preocupação do PSD com os estudantes e com as suas famílias. “Surge porque acreditamos na elevação dos níveis socioeducativos dos portugueses. E porque temos a mais firme convicção que é melhorando a vida de cada português que melhoramos a vida de Portugal”, rematou.

10-03-2017 Partilhar Recomendar
09-01-2018
“Os serviços públicos estão a degradar-se todos os dias. Na saúde é o caos completo"
    Hugo Soares aponta o dedo ao governo das esquerdas e alertou para o caos no sector da saúde.
21-12-2017
2017 teve menos dinheiro para a ciência do que no tempo da troika
    Duarte Marques lembrou que em 2017 houve menos dinheiro para a ciência do que no tempo da troika.
13-12-2017
O Governo prometeu mais investimento no Ensino Superior e não cumpriu
    Margarida Mano frisou que neste momento há um verdadeiro problema de desconfiança em relação ao Ministério da Ciência e Ensino Superior.
12-10-2017
PSD quer valorizar e ampliar as competências da FCT
    Nilza de Sena lamentou o “imobilismo” do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
12-10-2017
Governo diminuiu a verba destinado à ciência
    Emídio Guerreiro lembrou que nem no tempo da troika o orçamento destinado à ciência foi tão baixo.
12-10-2017
Falta de ligação entre o setor científico e setor empresarial revela incompetência do governo
    A acusação foi deixada por António Costa Silva no Plenário.
12-10-2017
PSD apresenta seis iniciativas sobre “Conhecimento e Criação de Valor”
    Margarida Mano expôs as propostas dos sociais-democratas e sublinhou a importância de uma maior ligação entre as universidades e as empresas.
23-06-2017
Duarte Marques: “PSD ajudou a trazer justiça aos professores dos politécnicos”
    O deputado lamentou que o governo anuncie uma coisa e faça outra.
21-04-2017
Nilza de Sena frisa necessidade de se dar estabilidade, autonomia e flexibilidade de gestão às Instituições de Ensino Superior
    A deputada afirmou que não faz sentido acabar com o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior sem uma avaliação dos seus resultados.
05-04-2017
Sara Madruga da Costa reúne com Universidade da Madeira
    Os constrangimentos resultantes da redução da dotação do último Orçamento de Estado foram um dos temas abordados no encontro.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas