Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
Ensino superior privado quer aproximar modelo de financiamento ao do público
Visita dos deputados do PSD do Distrito de Aveiro

Cumprindo a promessa de estar “mais perto das pessoas”, os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro dedicaram uma jornada ao ensino superior privado, visitando duas instituições de referência da sede do Distrito.
O Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) e o Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA) são duas instituições de referência do ensino superior privado, tendo os parlamentares social-democratas tomado nota do caminho de crescimento que têm patenteado e do sucesso reconhecido. Nenhuma das instituições visitadas sente qualquer problema particular, mas ambas dão conta dos constrangimentos que o ensino superior privado, em geral, sofre. Ficaram com a indicação de que os deputados do PSD intervirão, seja sob forma de Perguntas ao Governo, ou, mesmo, através de iniciativas legislativas.
O financiamento foi um dos aspectos abordados, com as instituições a defenderem um modelo único, entre público e privado, com mecanismos claros e transparentes. Outra questão a merecer intervenção está relacionada com o anacronismo reflectido no facto de o ensino privado não poder ser financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no que toca à investigação. Os deputados do PSD equacionam, assim, uma reforma da própria FCT, nos seus objectivos e no financiamento.
Da visita ao IPAM e ao ISCIA resulta clara a desigualdade entre os ensinos público e privado, quando “este é a resposta às dificuldades daquele”, como referiu o deputado Ulisses Pereira.
O ISCIA ministra quatro licenciaturas – Comunicação, Gestão Internacional, Segurança Comunitária e Gestão das Actividades Marítimas e Portuárias - e três mestrados - Comunicação Multimédia, Gestão Portuária e Segurança, Defesa e Resolução de Conflitos -, assumindo a estratégia de não ultrapassar o número de 400 a 500 alunos. Tem no seu seio 91 docentes, 15 doutores e oito mestres.
O IPAM, que para além de Aveir,o está  também instalado em Lisboa e Matosinhos, oferece um Curso de Especialização Tecnológica em Gestão de Lojas, licenciaturas em Gestão de Marketing e Ciências do Consumo e mestrados em Gestão de Marketing, Comportamento de Consumo e Gestão de Serviços de Clientes.
Os deputados do PSD dedicaram a jornada ao ensino superior privado, reservando para o dia 29 de Março uma reunião com o reitor da Universidade de Aveiro, para tomarem contacto com a realidade vivida pelo sector público.

10-03-2010 Partilhar Recomendar
19-02-2010
PSD questiona possibilidade de reabertura da Linha de Apoio à Internacionalização de Patentes
    Deputados alertam a necessidade de proteger a criatividade nacional
19-02-2010
PSD pede divulgação dos dados referentes ao registo e licenciamento de patentes
    Deputados querem acesso ao número de pedidos nacionais, europeus e internacionais
Início Anterior
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
02-06-2020 Comissões parlamentares
03-06-2020 Debate quinzenal com o Primeiro-Ministro
03-06-2020 Comissões parlamentares
04-06-2020 Sessão Plenária
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas