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Deputados eleitos por Aveiro exigem inclusão da Linha do Vouga no Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020
Parlamentares entregaram um Projeto de Resolução na Assembleia da República.
Os deputados do PSD eleitos por Aveiro entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que inclua a requalificação e modernização da Linha do Vouga, que passa pela eletrificação e pelo alargamento da bitola existente, interligando-a com a Linha do Norte, no Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020.
“Não investir na Linha do Vale do Vouga é ignorar a enorme importância de uma vasta região, com grande peso na Economia do nosso país, pois o eixo Oliveira de Azeméis/S. João da Madeira/Santa Maria da Feira/Espinho é fortemente industrializado e, essencialmente, exportador, pelo que é, efetivamente, sob o ponto de vista económico, um dos mais significativos e de maior peso de Portugal”, lê-se no projeto de resolução, iniciativa dos parlamentares aveirenses.
No texto que suporta o projeto, o PSD recorda que o ministro do Planeamento e das Infraestruturas apresentou o Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020, que conta com um apoio financeiro da União Europeia de mil milhões de euros, “mas não faz qualquer referência à Linha do Vale do Vouga, ou seja, não se prevê qualquer investimento nesta via, de enorme importância para toda esta região”.
Para os deputados aveirenses, “é inexplicável a não inclusão da Linha do Vale do Vouga no Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020, tanto mais que o próprio e principal partido do governo sempre defendeu a reabilitação desta Linha”.
“Impõe-se que a Linha do Vouga seja incluída no Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020, para permitir a sua modernização e reabilitação, com o objetivo de a ligar à Linha do Norte, em Espinho” – vincam os deputados do PSD.
A Linha do Vouga, originalmente conhecida como Linha do Vale do Vouga, apresenta um historial digno de registo. Nos tempos áureos da ferrovia assegurava a ligação da Linha do Norte, em Espinho, à Linha do Dão, em Viseu, numa extensão de 140 quilómetros. A linha tem, hoje, em exploração 97 quilómetros.” Não obstante, continua a ser a linha de via estreita mais importante do país e em concreto para os concelhos que atravessa, assumindo-se como uma referência estratégica para o desenvolvimento da região” – enfatizam os parlamentares.
No projeto agora entregue, o PSD lembra a existência de um plano para integrar o troço entre Oliveira de Azeméis e Espinho na rede da CP Porto, ligando-o à Linha do Norte nesta localidade, sendo convertida a via para bitola europeia e eletrificada. Por outro lado, recorda que “em 2011, o Plano Estratégico dos Transportes propunha o encerramento da Linha do Vouga, mas os diversos partidos políticos contribuíram para que tal não acontecesse”.
O projeto de resolução recomenda “A inclusão, no contexto da Área Metropolitana do Porto, da requalificação e modernização da Linha do Vouga no Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020, que passa pela eletrificação e pelo alargamento da bitola existente, interligando-a com a Linha do Norte”.

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