Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
CGD: PSD quer Plano de Recapitalização na Comissão de Inquérito
Os sociais-democratas querem incluir a avaliação da reestruturação e a recapitalização do banco público no objeto da Comissão.
Os grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP apresentaram, esta sexta-feira na Assembleia da República, um requerimento para que a avaliação do Plano de Reestruturação e de Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos passe também a fazer parte do objeto da Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização e à Gestão do banco público. Quem se opuser, avisa o PSD, quer esconder a verdade dos portugueses.
Os deputados social-democratas e centristas querem, desta forma, garantir que os interesses dos contribuintes portugueses foram acautelados no plano de recapitalização, sobretudo no que se refere aos montantes fixados para o aumento de capital e às reais necessidades do mesmo. PSD e CDS-PP referem, no requerimento, “a existência de versões diametralmente opostas, trazidas a público pelas diferentes administrações da CGD, designadamente no que se refere aos montantes adicionais de reconhecimento de imparidades e ao aludido aumento de capital”.
Em conferência de imprensa no Parlamento, o Vice-Presidente do Grupo Parlamentar social-democrata e coordenador na comissão de inquérito, Hugo Soares, deixou um alerta: “Quem quiser impedir este alargamento do objeto só pode ter um objetivo: esconder dos portugueses o que está a acontecer na CGD. Quem se opuser ao alargamento do objeto, está pura e simplesmente a impedir a descoberta da verdade”.
O texto entregue na AR refere ainda que, desde o início dos trabalhos da comissão de inquérito, “desenvolvimentos muito relevantes ocorreram” e que sem o seu conhecimento aprofundado o objetivo daquela ficaria “prejudicado de forma muito relevante”. E lembra que neste momento não só o plano de recapitalização já se encontra finalizado como está a decorrer uma auditoria “destinada a avaliar as reais necessidades de capital do banco público”.
Para Hugo Soares, “um processo de recapitalização e de reestruturação da maior instituição financeira portuguesa, do banco público, que ainda por cima se inicia sem que a CGD tenha uma administração, merece o maior escrutínio de todos os portugueses, e esse escrutínio só pode ser feito no âmbito da comissão de inquérito parlamentar.”
Hugo Soares disse acreditar que o alargamento do âmbito da comissão será "pacífico do ponto de vista jurídico", mas antecipa que possa causar algumas agitações "do ponto de vista político".
Recorde-se que a Comissão Parlamentar de Inquérito à recapitalização da CGD e à gestão do banco foi criada em Julho do ano passado por imposição potestativa dos grupos parlamentares do PSD e CDS-PP, tendo contado na altura com a oposição de todos os partidos da esquerda.
Esta quarta-feira, arrancou a primeira fase do plano de capitalização da Caixa, concretizada no aumento de capital no montante de 1.445 milhões de euros, através da entrega de 945 milhões de euros respeitantes a obrigações subordinadas de conversão contingente (os chamados “CoCos”) e da entrega à CGD de ações da Parcaixa, no valor de cerca de 500 milhões de euros. Na segunda fase do plano, o Estado irá injetar 2.700 milhões de euros no banco público.

06-01-2017 Partilhar Recomendar
17-05-2018
Revelação dos maiores devedores contribui para a transparência e responsabilidade política
    António Leitão Amaro considera incompreensível que o PS queira quebrar a privacidade do depositante que acumulou rendimentos de trabalho de 50 mil euros, mas queira proteger o decisor e o grande devedor de centenas de milhões.
17-05-2018
PSD quer levantar o véu sobre os favores prestados pela Caixa a projetos que não tinham nenhuma viabilidade
    Inês Domingos afirmou que o governo usa “portugueses depositantes e clientes cumpridores como escudo para encobrir os grandes incumpridores”.
17-05-2018
Caixa Geral de Depósitos: “os portugueses têm o direito de saber qual a teia socialista que provocou o descalabro”
    Duarte Pacheco acusou ainda o Bloco de fazer “fretes” ao PS.
03-05-2018
PSD quer conhecer os devedores da CGD e questiona "de que tem medo" o governo
    Na apresentação do requerimento, António Leitão Amaro recordou eu “os portugueses tiveram no último ano que fazer um esforço de 4 mil milhões de euros para a recapitalização da Caixa”.
23-03-2018
PSD está contra a entrada da Santa Casa no Montepio
    Adão Silva anunciou que o PSD vai apresentar uma iniciativa que pede ao Governo que proíba essa entrada.
15-03-2018
Prevenção de incêndios: governo não aprendeu nada com o que aconteceu em 2017
    Fernando Negrão fala em dúvidas, hesitações, orientações contraditórias e instabilidade na Proteção Civil.
28-02-2018
"Não abdicamos de representar os portugueses que não se revêm neste governo”
    Santa Casa no Montepio: a nossa posição é muito clara, “somos contra”.
22-02-2018
PSD apoia diretiva que impõe regras mais estritas para proteger os pequenos investidores não qualificados
    Inês Domingo lamentou que o governo tenha demorado mais de um ano a transpor esta diretiva.
19-01-2018
Rubina Berardo apresenta proposta para apoiar os lesados do BANIF e do BES/GES
    A deputada criticou o governo por se “esconder no passado” e por ter feito regras à medida de alguns, deixando milhares de outros de fora.
05-01-2018
Serviços mínimos bancários: Carlos Silva lembra que o PSD apresentou medidas de justiça e equidade social
    Como consequência, recorda o deputado, estas contas duplicaram nos últimos dois anos.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas