Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
CGD: PSD quer Plano de Recapitalização na Comissão de Inquérito
Os sociais-democratas querem incluir a avaliação da reestruturação e a recapitalização do banco público no objeto da Comissão.
Os grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP apresentaram, esta sexta-feira na Assembleia da República, um requerimento para que a avaliação do Plano de Reestruturação e de Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos passe também a fazer parte do objeto da Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização e à Gestão do banco público. Quem se opuser, avisa o PSD, quer esconder a verdade dos portugueses.
Os deputados social-democratas e centristas querem, desta forma, garantir que os interesses dos contribuintes portugueses foram acautelados no plano de recapitalização, sobretudo no que se refere aos montantes fixados para o aumento de capital e às reais necessidades do mesmo. PSD e CDS-PP referem, no requerimento, “a existência de versões diametralmente opostas, trazidas a público pelas diferentes administrações da CGD, designadamente no que se refere aos montantes adicionais de reconhecimento de imparidades e ao aludido aumento de capital”.
Em conferência de imprensa no Parlamento, o Vice-Presidente do Grupo Parlamentar social-democrata e coordenador na comissão de inquérito, Hugo Soares, deixou um alerta: “Quem quiser impedir este alargamento do objeto só pode ter um objetivo: esconder dos portugueses o que está a acontecer na CGD. Quem se opuser ao alargamento do objeto, está pura e simplesmente a impedir a descoberta da verdade”.
O texto entregue na AR refere ainda que, desde o início dos trabalhos da comissão de inquérito, “desenvolvimentos muito relevantes ocorreram” e que sem o seu conhecimento aprofundado o objetivo daquela ficaria “prejudicado de forma muito relevante”. E lembra que neste momento não só o plano de recapitalização já se encontra finalizado como está a decorrer uma auditoria “destinada a avaliar as reais necessidades de capital do banco público”.
Para Hugo Soares, “um processo de recapitalização e de reestruturação da maior instituição financeira portuguesa, do banco público, que ainda por cima se inicia sem que a CGD tenha uma administração, merece o maior escrutínio de todos os portugueses, e esse escrutínio só pode ser feito no âmbito da comissão de inquérito parlamentar.”
Hugo Soares disse acreditar que o alargamento do âmbito da comissão será "pacífico do ponto de vista jurídico", mas antecipa que possa causar algumas agitações "do ponto de vista político".
Recorde-se que a Comissão Parlamentar de Inquérito à recapitalização da CGD e à gestão do banco foi criada em Julho do ano passado por imposição potestativa dos grupos parlamentares do PSD e CDS-PP, tendo contado na altura com a oposição de todos os partidos da esquerda.
Esta quarta-feira, arrancou a primeira fase do plano de capitalização da Caixa, concretizada no aumento de capital no montante de 1.445 milhões de euros, através da entrega de 945 milhões de euros respeitantes a obrigações subordinadas de conversão contingente (os chamados “CoCos”) e da entrega à CGD de ações da Parcaixa, no valor de cerca de 500 milhões de euros. Na segunda fase do plano, o Estado irá injetar 2.700 milhões de euros no banco público.

06-01-2017 Partilhar Recomendar
20-09-2017
PSD apresenta propostas para reforçar a supervisão financeira e completar a União Bancária
    Maria Luís Albuquerque sublinhou a necessidade de alterações que conduzam à proteção dos contribuintes e a uma sustentada confiança no mercado e nas instituições.
23-06-2017
PSD alerta para o atraso na transposição das diretivas do Parlamento Europeu
    Inês Domingos exige ao governo que comece a transpor de forma atempada as Diretivas que são fundamentais para a vida dos portugueses.
23-06-2017
BES: governo evitou o apuramento das responsabilidades
    Duarte Pacheco acusou ainda o executivo de estar a abrir “uma caixa de pandora para que os contribuintes paguem negócios ruinosos”.
23-06-2017
Jorge Paulo Oliveira coloca em causa a coerência do Bloco de Esquerda
    O deputado considera que os bloquistas estão a defender um “capitalismo de aviário”.
23-06-2017
Solução para lesados do BES: governo coloca portugueses contra portugueses
    Carlos Silva acusou a geringonça de estar a “ilibar vigaristas que venderam banha da cobra aos clientes bancários”.
21-04-2017
Governo das esquerdas já envolveu na banca mais de 10 mil milhões de euros dos contribuintes
    António Leitão Amaro afirmou que este Tempo Novo das Esquerdas traz negócios ruinosos para os contribuintes, mas generoso para os bancos.
05-04-2017
Venda do Novo Banco: Bloco, PCP, PS e Governo são responsáveis pelo mau negócio
    António Leitão Amaro alertou ainda para as consequências do perdão de dívida que o governo das esquerdas fez aos bancos à custa de todos os contribuintes.
22-03-2017
CGD: Luís Montenegro denuncia “privatização geringonçada”
    No debate quinzenal, o social-democrata questionou o Primeiro-Ministro sobre o encerramento dos balcões da Caixa e sobre a reforma curricular anunciada pelo Secretário de Estado da Educação.
09-03-2017
Ministro das Finanças defende a subordinação política dos reguladores e supervisores ao governo
    Duarte Pacheco considerou que isto é “inaceitável” e “altamente preocupante para o Estado democrático”.
09-03-2017
“Dirigentes do PS têm estado em manobras de intimidação dos fiscalizadores, reguladores e supervisores”
    Carlos Abreu Amorim frisou que estas entidades têm de ser independentes em relação aos regulados, mas também perante o poder político.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas