Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Se os deputados assumirem que representam o povo, então serão mais eficientes”
Presidente do Grupo Jerónimo Martins nas Jornadas Parlamentares do PSD

Alexandre Soares dos Santos, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Jerónimo Martins, abriu a tarde de trabalhos do primeiro dia das Jornadas Parlamentares do PSD a decorrer em Espinho. Falando sobre Responsabilidade Social da Empresa, Soares dos Santos, defendeu que o cumprimento rigoroso das obrigações das empresas – salários justos, boas condições de trabalho, pagamento rigoroso dos impostos – são a chave da verdadeira Responsabilidade Social.

O objectivo de uma empresa, defendeu, é o lucro, “sem ele não há investimento, sem investimento não há emprego, não há pagamento de impostos, não há formação profissional. Só o lucro permite isso”. O Presidente do Grupo Jerónimo Martins aceitou que se possa discutir o que fazer com o lucro, “mas não se pode discutir o lucro”.

Alexandre Soares dos Santos explicou aos deputados sociais-democratas que para analisar a Responsabilidade Social é preciso saber que o activo principal da empresa são as pessoas. “É necessário cumprir rigorosamente o respeito pelas pessoas que trabalham connosco”. E traçando um paralelo com a vida política acrescentou que “se os deputados assumirem que são os representantes do povo, então serão mais eficientes e as pessoas acreditam em vós”.

Segundo Soares dos Santos, esse respeito pode e deve ser demonstrado em alturas de crise como é a actual. “Há que ter uma atitude muito clara quando as crises aparecem. Não podemos mandar para o desemprego as pessoas quando há crise. O peso das pessoas que são despedidas na empresa é muito pequeno, muitas vezes o problema está nos quadros. Despedir os que ganham menos não é a solução. Essas pessoas no desemprego como podem educar os filhos dar-lhes acesso à saúde, proporcionar-lhes uma alimentação adequada”, questionou.

Responsabilidade Social é adoptar medidas correctas: “se a empresa está em crise retira-se a isenção de trabalho e corta-se nos salários dos quadros e por ai fora. Os trabalhadores serão os últimos”, exemplificou.

Alexandre Soares dos Santos reforçou que Responsabilidade Social é pagar rigorosamente os impostos e criticou o facto de neste momento haver “dez por cento do PIB (13 mil milhões de euros) que as empresas contestam em tribunal”.

Para exportar é preciso conhecer os mercados

Deixando uma dica concreta, o Presidente do Grupo Jerónimo Martins disse ainda que num momento em que se fala muito na necessidade de exportar é preciso primeiro perceber que para o fazer “se deve conhecer o mercado. Ir com uma empresa lá para fazer e fazer essa prospecção. O produto tem de estar lá”. Soares dos Santos exemplificou com a prática do grupo que dirige: “se um fornecedor não tiver capacidade de armazenagem não pode ser nosso fornecedor. Há que estudar, viajar, ver. Simplesmente dar dinheiro não resolve problemas, só os adia”.

Outra palavra de ordem nesta época de crise internacional é o Investimento, como forma de acelerar a saída dessa mesma crise. Sobre ele Soares dos Santos considerou que “para haver investimento é necessário haver confiança. Confiança para chamar o capital estrangeiro e português e para isso é forçoso olhar para a Justiça. Não há empresário estrangeiro que não me pergunte como a Justiça funciona em Portugal”.

Outro dos problemas identificados pelo Presidente da Jerónimo Martins é a Fiscalidade e o facto de esta estar sempre a mudar. “No nosso grupo já gastámos fortunas durante estes últimos anos. Só em 2009 a conta já vai num milhão de euros”, justificando este custo com a necessidade de manter a empresa actualizada com as constantes alterações neste plano. “As leis são mal feitas. Escreve-se cartas ao senhor Ministro das Finanças que ele não responde e depois queixam-se que o investimento estrangeiro não vem”, lamentou. Desabafando disse ainda: “As instituições para ser respeitadas têm de se dar ao respeito”.

23-11-2009 Partilhar Recomendar
24-05-2019
GPPSD reforça canais de proximidade com os cidadãos
    "Podemos e devemos ir mais longe, dando mais voz aos cidadãos", refere Fernando Negrão.
01-03-2019
Rui Rio: só o PSD poderá acabar com uma “governação enganadora”
    O líder do PSD considera que só o PSD poderá substituir o PS na governação.
28-02-2019
Fernando Negrão acusa PS e Costa de “meterem na gaveta” a ética republicana
    O social-democrata considera que António Costa está a sobrepor os interesses partidários aos interesses do país.
26-02-2019
Jornadas Parlamentares do PSD – Conheça o Programa
   
20-06-2018
“Milagre económico é uma aldrabice política”
    Rui Rio afirmou que António Costa prometeu o que “sabia de antemão que não podia cumprir”.
20-06-2018
“O PSD não permite que se volte a esquecer as regiões e as populações do interior”
    Nas Jornadas Parlamentares do PSD, dedicadas ao interior, Fernando Negrão sublinhou que o interior pode e deve ser uma terra de oportunidades para todos”.
07-06-2018
Jornadas Parlamentares do PSD – Conheça o Programa
   
02-11-2017
Governo faz “um ataque sem precedentes à classe média portuguesa”
    Hugo Soares considerou o Orçamento “uma proposta incoerente, sem estratégia, nem reforma estrutural”.
02-11-2017
Hugo Soares: Orçamento não tem como prioridade os portugueses
    No encerramento das Jornadas Parlamentares do PSD, o líder da bancada social-democrata afirmou que o Orçamento não acautela o futuro.
02-11-2017
Orçamento: “PSD apresentará propostas a pensar no futuro do País”
    Pedro Passos Coelho anunciou que o PSD votará contra o Orçamento porque ele “não está orientado para o futuro, não gera emprego e não incentiva o investimento e a criação de empresas”.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas