Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
PSD recomenda ao Governo que tome medidas de incentivo ao desenvolvimento do desporto universitário
Os sociais-democratas apresentaram um Projeto de Resolução no Parlamento.
Os deputados do PSD deram entrada de um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que tome medidas de incentivo ao desenvolvimento do desporto universitário. Consideram os sociais-democratas que “a aposta no desporto universitário como motor dinamizador das dimensões desportiva, educativa e social tem, ao longo dos anos, vindo a apresentar resultados crescentes, no que diz respeito não só ao número de praticantes, como também à preponderância e espaço que a federação desportiva, responsável pela organização e gestão do sistema desportivo universitário, detém hoje no panorama desportivo nacional. Por via das várias atividades desenvolvidas, quer de competição, quer de recreação, a prática desportiva no ensino superior proporciona aos seus praticantes a aquisição de um conjunto de competências verdadeiramente particulares. Concilia a importância na dimensão da saúde, ajudando ao desenvolvimento de práticas e estilos de vida mais saudáveis, com a aquisição de valores como a cooperação, o respeito e o saber trabalhar em grupo/equipa”.
Sendo sabido que os métodos e hábitos adquiridos ao longo do percurso académico são, regra geral, transportados para a vida ativa dos futuros cidadãos, os deputados consideram que “importa então continuar a desenvolver estes hábitos desportivos e potenciá-los, aproveitando ainda aqueles que no ensino básico e secundário praticam desporto e que ao ingressarem no Ensino Superior abandonam essa atividade. Esta relação com o desporto escolar é sem dúvida fundamental no crescimento e afirmação do desporto no Ensino Superior, pelo que também a este respeito o Governo tem a responsabilidade de potenciar crescentemente esta relação, que deve ser inserida numa estratégia de formação e renovação do desporto nacional”.
Por considerarem que o trabalho de valorização e desenvolvimento do desporto universitário não pode ficar por aqui, nem ser esquecido ou desconsiderado por este e/ou por futuros Governos, os parlamentares recomendam ao Governo que:

1.    O financiamento ao desporto universitário por via dos contratos-programa de apoio à FADU seja reforçado, estabelecendo-se metas/objetivos de crescimento e de desenvolvimento da prática desportiva, e seja introduzido o caráter bianual do financiamento, alinhado com os projetos das Universíadas;

2.    Seja dada continuidade ao devido acompanhamento institucional à organização dos Jogos Europeus Universitários 2018, em Coimbra, o qual se traduzirá no maior evento multidesportivo alguma vez realizado em Portugal;

3.    Legisle o Estatuto do Estudante-Atleta com base nas conclusões apresentadas pelo grupo de trabalho, criado pelo anterior Governo para estudar a implementação de medidas de apoio a carreiras duais, após auscultar novamente os demais agentes desportivos e educacionais com responsabilidades nesta área;

4.    O seguro escolar seja estendido às atividades desportivas, assegurando a inclusão das coberturas e dos montantes mínimos estabelecidos para a prática desportiva;

5.    O formulário de candidatura ao Ensino Superior inclua um campo próprio sobre hábitos desportivos, que permita uma melhor adaptação da oferta desportiva nas Instituições de Ensino Superior ao perfil desportivo de cada estudante.
07-04-2016 Partilhar Recomendar
10-05-2019
António Costa revelou a sua falta de sentido de Estado e de responsabilidade
    Fernando Negrão sustentou ainda que “confiar ao PS a garantia das boas contas é como confiar à raposa a guarda do galinheiro”.
10-05-2019
Professores: proposta do PSD traduzia um firme compromisso de responsabilidade e de confiança do país para com a educação
    Em sentido contrário, lamenta Margarida Mano, temos um PS que considera “ludibriar as pessoas um talento digno de elogio”.
09-05-2019
“Portugal tem hoje a maior carga fiscal de sempre, mas também a despesa fiscal nos máximos de sempre”
    Leonel Costa alerta que com a geringonça o montante de benefícios e isenções fiscais atingiu os 12 mil milhões de euros.
08-05-2019
Pedro Pimpão: “estamos perante uma crise encenada, uma farsa”
    O deputado acusou o governo de ter instrumentalizado os professores por mero “tacticismo político”.
08-05-2019
“António Costa pretende acabar a Legislatura como a começou: com um golpe parlamentar”
    Adão Silva sublinhou que para o PSD “o equilíbrio das contas públicas é inegociável”.
08-05-2019
Para o governo o PCP passou a ser um “zero à esquerda”
    Álvaro Batista considera que se trata de uma “desconsideração” por um partido que tem sido “muleta do governo”.
08-05-2019
“António Costa quis desviar as atenções dos portugueses do que verdadeiramente lhes está a correr mal”
    Germana Rocha fala em “golpe palaciano”.
16-04-2019
Pedro Alves acusa o governo de querer discriminar os professores
    O deputado lembra que o executivo enganou deliberadamente os professores.
16-04-2019
Professores: PSD defende a contabilização integral do tempo de serviço congelado
    Margarida Mano assume que este é o compromisso de governo que os sociais-democratas estão prontos para assumir a partir de outubro.
22-02-2019
Amadeu Albergaria: “o governo cativou a educação”
    O deputado lembrou que Portugal tem a maior carga fiscal de sempre, mas as escolas estão à míngua.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas