
Os deputados do PSD eleitos pelo Distrito de Leiria participara, no dia 15 de fevereiro, juntamente com os autarcas da região, aos concelhos de Bombarral, Óbidos, Peniche e Caldas da Rainha.
Logo pela manhã, a comitiva deslocou-se a uma central fruteira, a CPF / Lusopêra, no Bombarral, onde teve oportunidade de avaliar os desafios no sector agroalimentar que tem um forte impacto nesta zona do distrito, uma vez que mais de 90% da produção é direcionada para a exportação, num volume de negócios que ronda os 17 milhões € por campanha.
Ainda na área económica, mas noutro segmento completamente diferente, a comitiva deslocou-se até Peniche para visitar a empresa “Fatum Surfboards”, que se dedica ao fabrico de pranchas de surf à medida do cliente. Este investimento que surge integrado numa estratégia de aproveitamento do potencial da economia do mar, assume também significado pelo facto da maioria da sua produção se destinar á exportação para países nórdicos.
O almoço de trabalho realizou-se nas caldas da Rainha com os autarcas locais, Presidentes de Câmara, vereadores e Presidentes de Junta, no sentido de valorizar o trabalho abnegado desenvolvido pelos autarcas em prol do desenvolvimento das suas comunidades.
A tarde começou com uma visita às intervenções na Lagoa de Óbidos, onde a comitiva esteve acompanhada dos Presidentes de Câmara de Óbidos e Caldas da Rainha. Para além de analisar a evolução dos trabalhos da 1ª fase, foi também abordada a implementação da 2ª fase, cujo financiamento já foi aprovado sendo necessário acautelar os impactos ambientais dessa mesma intervenção.
De seguida, a comitiva realizou uma viagem de comboio entre Caldas da Rainha e Óbidos no sentido de alertar para a necessidade de se avançar o mais rápido possível para a requalificação da Linha do Oeste. Sendo num investimento já previsto e acautelado pela administração central, urge que ele se realize o mais rápido possível.
Em Óbidos, a comitiva esteve reunida com vários representantes da federação Distrital de Leiria dos Bombeiros Voluntários, onde forma analisados diversos assuntos relacionados com a situação que vivem os bombeiros da região, nomeadamente, os apoios ao voluntariado, a relação com outros atores no âmbito da proteção civil, assim como, algumas obrigações fiscais que penalizam a nobre atividade de bombeiro.
Ainda em Óbidos, a comitiva visitou o parque Tecnológico, tendo visita diversas empresas residentes, cujas principais preocupações se prenderam com a necessidade de existirem mais programadores informáticos qualificados, assim como, a agilização de alguns procedimentos no âmbito dos fundos comunitários para financiamento às empresas.