Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Nos últimos oito trimestres a população empregada teve um aumento de mais de 122 mil pessoas”
Pedro Roque recordou ainda que por cada emprego criado com contrato a termo, foram criados 2,8 empregos com contrato sem termo.

Num debate sobre “Precariedade Laboral”, agendado pelo BE, Pedro Roque começou por acusar os bloquistas de tacticismo político, sublinhando que este agendamento apenas visa não deixar aos comunistas a primazia neste tema.

De seguida, o parlamentar recordou que os bloquistas pertence à mesma família política do Syriza, partido responsável por uma hecatombe social no horizonte grego. “As notícias que, numa base diária, nos chegam da Grécia não são nada consentâneas com a criação de emprego e, muito menos, de emprego estável. O Bloco de Esquerda, na sua versão helénica, e à frente da governação daquele país não só complicou uma situação já difícil, como é responsável por um penoso retrocesso social: segundo um estudo da “Confederação Grega das Câmaras de Comércio e Indústria”, naquele país, em média, por cada dia que passa 59 empresas encerram e são eliminados 613 empregos. Perante uma comparação entre a presente situação portuguesa e a helénica, ficamos desde já conversados acerca da moralidade do Bloco em nos trazer este tema aqui e hoje”.

Focando-se na realidade nacional, o parlamentar reconheceu que Portugal tem problemas de “precariedade laboral”. “Simplesmente, numa abordagem realista, Governo e maioria trabalham diariamente para mitigar e alterar esta situação. E essa representa toda a diferença do mundo. “Portugal não é uma ilha nem do ponto de vista geográfico nem do ponto de vista económico e social. O problema da precariedade laboral é, infelizmente, um problema mundial”. Contudo, acrescenta, nos últimos 8 trimestres, de acordo com os dados do INE, registou-se uma baixa da taxa de desemprego em 3,8 pontos percentuais, o que corresponde a uma diminuição de cerca de 214 mil pessoas desempregadas. Paralelamente a população empregada teve, em idêntico período, um aumento líquido de mais de 122 mil pessoas. “Mas não nos fiquemos apenas pela quantidade. Assim, neste período de referência, por cada emprego criado com contrato a termo, foram criados em Portugal 2,8 empregos com contrato sem termo”.

“A situação está longe de ser perfeita mas é suficientemente clara e objetiva para fazer cair a ladainha da oposição de que, em Portugal, existe «uma estratégica maquiavélica de manter as relações de trabalho precárias para perpetuação da exploração»”.

No que respeita aos jovens, Pedro Roque lembrou que a criação da “Garantia Jovem”, ao nível europeu, permitiu que a qualquer jovem até aos 25 anos de idade lhe seja possibilitado emprego, formação profissional ou continuação de estudos. “No nosso país e por ação governativa, esta garantia estende-se até aos 30 anos de idade e a Comissão Europeia reconhece que Portugal tem feito significativos esforços para efetivar esta Garantia Jovem”.

A terminar, Pedro Roque enfatizou que “o PSD e a maioria orgulham-se do trabalho efetuado também em matéria de emprego tendo a consciência que foi ao nível laboral que as dificuldades mais se fizeram sentir mas que foi possível em Concertação recuperar. Quando os portugueses estão prestes a serem chamados a exercerem a sua soberania em sede de eleições legislativas, é preciso relembrar repetidamente a urgência de eleger quem possa levar a cabo a real prossecução do interesse público propiciando a continuação e consolidação do crescimento económico É fundamental que os erros não se repitam para que, os portugueses, em geral e os trabalhadores, em particular - sobretudo os mais desfavorecidos - não tenham de ser ainda mais penalizados. Mas bem pelo contrário, possam ter orgulho no seu esforço e no país que diariamente ajudam a construir”.


28-05-2015 Partilhar Recomendar
10-07-2020
Direitos e garantais de maior dignidade no trabalho exercido nas embarcações de pesca devem ser reforçados
    A posição do PSD foi expressa por Sandra Pereira.
07-07-2020
Compete ao Governo valorizar a Carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica
    Carla Borges declarou que “está nas mãos do Governo a resolução desta matéria”.
03-07-2020
Alterações ao teletrabalho devem ser feitas em diálogo com os parceiros socais
    O PSD entende que as alterações em matéria de teletrabalho devem ser feitas “com passos seguros em diálogo com os parceiros socais”.
03-07-2020
Legislação do teletrabalho deve conciliar direitos laborais e interesses empresariais
    Pedro Roque afirma que é neste equilíbrio entre as partes que a relação laboral se deve sempre edificar.
03-07-2020
“O que aconteceu não foi teletrabalho, foi trabalho em casa”
    As deputadas do PSD recordam que o teletrabalho, conforme a lei prevê, é muito mais do que o que se verificou durante esta crise pandémica.
23-06-2020
PSD apresenta soluções para regularizar lares ilegais em Portugal
    Os sociais-democratas recomendam que o governo “estude, identifique e defina os critérios que possibilitem a adoção de um período excecional para que os proprietários possam adequar as suas instalações às exigências regulamentares da segurança social”.
19-06-2020
Ninguém pode ficar para trás nesta crise
    Ofélia Ramos disse ao governo que "ninguém pode ficar abaixo do mínimo da dignidade humana".
19-06-2020
“Moribundo governo do PS” tem falhado às famílias e empresas
    Carla Barros frisa que deve existir um plano para proteger o emprego e os salários.
19-06-2020
500 mil portugueses continuam à espera do apoio previsto no lay-off
    Eduardo Teixeira acusa o governo de falhar nos apoios aos portugueses.
19-06-2020
“Este é o momento de agir e não de esperar pelo milagre de Bruxelas”
    Olga Silvestre recorda que, devido à pandemia, o desemprego aumentou exponencialmente.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
14-07-2020 Comissões parlamentares
15-07-2020 Comissões parlamentares
16-07-2020 Comissões parlamentares
17-07-2020 Comissões parlamentares
22-07-2020 Sessão Plenária
23-07-2020 Sessão Plenária
24-07-2020 Comissões parlamentares
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas