Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“A Lei de Programação Militar é fundamental para a modernização das Forças Armadas”
A afirmação foi proferida por Joaquim Ponte no Plenário.

“A Lei de Programação Militar é uma lei fundamental para as Forças Armadas no contexto do seu processo de reequipamento e modernização de forma a que estas tenham a capacidade de executar cabalmente as suas missões mesmo num quadro orçamental mais contido”. Foram estas as palavras iniciais de Joaquim Ponte no debate da Proposta de Lei que aprova a Lei de Programação Militar.

Refere o deputado que a Lei de Programação Militar “tem por finalidade a programação do investimento público das Forças Armadas em matéria de armamento e equipamento, com vista à modernização e operacionalização do sistema de forças, concretizado através da edificação das suas capacidades, bem como a programação do investimento a efetuar por conta da receita da alienação de armamento, equipamento e munições. De uma forma sistemática e seguindo uma orientação que revela a existência de um verdadeiro pensamento estratégico para as Forças Armadas e para a Defesa Nacional, o Governo tem vindo a proceder uma reforma estrutural deste sector quer no plano legislativo quer no plano dos conceitos e doutrina, quer ainda no plano da estrutura militar”.

De seguida, o parlamentar recordou que nesta legislatura, e pela primeira vez, foi realizada uma revisão completa e em cascata do quadro legislativo referente à Defesa Nacional e à organização e estrutura das Forças Armadas. “No âmbito da reorganização da macroestrutura da Defesa Nacional e das Forças Armadas, foi levada a cabo a revisão da Lei de Defesa Nacional (LDN) e da Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas (LOBOFA). No plano da reforma estrutural na Defesa Nacional e das Forças Armadas, foram aprovadas as Leis Orgânicas do Ministério da Defesa Nacional, do EMGFA e dos Ramos, permitindo a estas estruturas funcionar com efetivos ganhos de eficiência e eficácia face aos orçamentos disponíveis. Por outro lado, no âmbito do ciclo de planeamento estratégico de defesa, foram já realizados, concluídos e aprovados os trabalhos de desenvolvimento do Conceito Estratégico Militar (CEM), das Missões das Forças Armadas (MIFA), do Sistema de Forças (SF) e, mais recentemente, do Dispositivo de Forças (DIF). Com a aprovação destes importantes documentos, foi dado início ao ciclo de Planeamento de Defesa Militar, que estabeleceu a orientação política para o planeamento de defesa para o quadriénio 2014-2018 enunciando as linhas orientadoras para as capacidades a edificar e prioridades associadas, tendo em conta o Sistema de Forças”.

Face ao exposto, Joaquim Ponte afirmou que este Projeto de Lei procura adequar os recursos financeiros à edificação da componente operacional do sistema de forças, conciliando os compromissos assumidos com as prioridades para a manutenção e o desenvolvimento de capacidades.

A terminar, Joaquim Ponte declarou estar certo que agora, no trabalho em especialidade, “saberemos todos contribuir para aperfeiçoar ainda mais esta proposta de Lei. A Defesa Nacional é tradicionalmente uma área de consensos e o PSD espera que também nesta discussão se possa fazer em torno da defesa dos interesses de Portugal e das suas Forças Armadas”.

22-01-2015 Partilhar Recomendar
06-06-2018
Debate potestativo sobre banhistas deixa claro quais as prioridades do PEV
    Joel Sá manifestou a sua surpresa por ver o PEV deixar de fora do seu debate potestativo temas como os da educação, saúde ou transportes.
06-06-2018
PSD quer que sejam criadas todas as condições para que os banhistas estejam mais seguros nas praias
    Luís Pedro Pimentel garantiu que os sociais-democratas estão disponíveis para trabalhar com todas as forças políticas no sentido de criar uma legislação mais adequada.
06-06-2018
Praias nacionais são um pilar fundamental da nossa estratégia turística
    Rui Silva destacou o papel das autarquias na garantia das condições das zonas balneares.
03-05-2018
PSD defende a atribuição imediata de indemnização às famílias de militares mortos
    A iniciativa dos sociais-democratas foi apresentada pelo deputado Pedro Roque.
29-03-2018
Manuela Tender participou na Cerimónia do Dia da Unidade
    A deputada marcou presença numa cerimónia que contou ainda com o Juramento de Bandeira dos Soldados Recrutas do 1º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2018.
21-03-2018
Pedro Roque alerta para as complicações das Forças Armadas no combate às calamidades
    O social-democrata fala numa equação difícil de preencher: menos gente nas Forças Armadas e mais missões.
31-01-2018
Pedro Roque alerta para iniciativas que colocam em causa a segurança jurídica dos sistemas providenciais e a sua sustentabilidade financeira
    O deputado afirmou que muitas vezes a justiça, o reconhecimento e o mérito das iniciativas dos peticionários podem colidir com questões jurídicas e financeiras.
19-12-2017
Pedro Roque recorda que já houve três processos de reintegração de militares e ex-militares ao abrigo do Decreto de 1974
    O deputado referiu que, do ponto de vista no PSD, não faz sentido a abertura de um novo processo com esse propósito.
04-10-2017
Hugo Soares acusou António Costa de liderar o “governo da desresponsabilização”
    O líder parlamentar do PSD lastimou a forma como o Primeiro-Ministro se desresponsabiliza de todos os casos.
18-09-2017
Tancos: passados três meses avolumam-se as interrogações
    Costa Neves considerou que o que ocorreu é de uma gravidade extrema e exigiu respostas ao Ministro da Defesa.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas