Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata
Facebook Twitter YouTube Sapo Vídeos Flickr instagram
Home Agenda Actualidade Deputados Direcção Galeria Contactos RSS
Plenário/Audiências/Comunicação Social/Comissões
Notícias/Plenário/Comissões
Por nome/Por comissão/Por círculo
Presidente/Direcção
Vídeos/Fotografias
 
“Continuamos fortemente empenhados na defesa da indústria da construção naval”
Eduardo Teixeira desafiou os socialistas a convencerem os colegas do Governo Açoriano para ficarem com o Navio Atlântida.

Pela quinta vez desde as Eleições de 2011 a situação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo voltou a ser debatida na Assembleia da República. Ciente da importância que esta atividade tem para o Emprego, para o crescimento económico e para o desenvolvimento do País e da Região do Alto Minho, Eduardo Teixeira lamentou que, mais uma vez, este tema seja trazido a debate exclusivamente por mera demagogia eleitoral e oportunismo político e que os partidos da oposição não apresentem soluções para os problemas existentes.

De seguida, o social-democrata recordou a responsabilidade dos socialistas na atual situação da empresa e lembrou que quando este executivo tomou posse, em 2011, o que encontrou em cima da mesa foi o despedimento de 420 trabalhadores, sem qualquer projeto de viabilização da empresa, o que levaria, inevitavelmente, ao seu encerramento.

“Convém aqui lembrar o triste episódio para a democracia, que abalou injustamente, mas de forma muito acentuada a imagem internacional dos Estaleiros. O negócio ruinoso feito e não honrado, de mais de 50 milhões de euros, do já famoso Barco Atlântida, entre uma Empresa Publica tutelada pelo Governo Socialista dos Açores, construído por uma Empresa do Estado tutelada pelo Governo Socialista da Republica, numa Empresa sedeada numa região com uma Câmara socialista. Tudo, tudo, Socialista e o rombo no casco financeiro já vai em 75 milhões de euros. Mas quem perdeu, como sempre, foi Viana do Castelo”.

Dirigindo-se aos funcionários dos estaleiros presentes no Parlamento, Eduardo Teixeira enfatizou que “a atividade de Construção Naval em Viana não é, nem será para terminar”. “Chega de distorções da realidade. Se assim fosse teríamos dado continuidade ao vosso plano em Junho de 2011.Senhores deputados, se querem defender a construção naval em Portugal como nós, tenham a coragem de ser parte da solução, em vez de elemento constante do problema. Deixem os Funcionários da Empresa, aqueles que nós não deixamos despedir, fazer o que melhor sabem: trabalhar, pois neste momento, já se encontram em parte, com a aquisição do aço, a laborar na construção dos navios asfalteiros, mas também no NPO de Figueira da Foz, para além de outras reparações”.

Aos socialistas, o parlamentar deixou um apelo: “para que se empenhe numa solução, junto dos seus colegas do Governo Açoriano para o Navio Atlântida e também para o navio Anticiclone que está em construção. O barco que encomendou e que se encontra penhorado por vontade desse Governo, e que esta disponível, mas ao invés, continuam os Açores a gastar milhões e milhões a fretar Navios, porque de facto necessitam deste transporte entre ilhas”.

“Para nós, chega de manobras eleitoralistas, e populismos fáceis, como esta apreciação parlamentar, pois continuamos fortemente empenhados na defesa da indústria da construção naval, na salvaguarda do maior número de postos de trabalho e no desenvolvimento do cluster do Mar que queremos reforçar em Viana”.

17-09-2013 Partilhar Recomendar
12-04-2019
Estaleiros de Viana: Primeiro-Ministro devia agradecer ao anterior governo
    José de Matos Correia congratulou todos os que contribuíram para a viabilização dos estaleiros e censurou os que tudo fizeram para que o problema não se resolvesse.
29-03-2019
Liliana Silva alerta para as desigualdades territoriais decorrentes da medida dos passes sociais
    A deputada afirmou que em Viana do Castelo a verba atribuída não vai permitir melhorar a rede de transportes.
31-01-2019
PNI2030: Pedro Alves contesta a ausência do distrito de Viseu das prioridades de investimento público do governo
    O deputado elencou um conjunto de investimentos cruciais para o distrito que estão ausentes do Programa Nacional de Investimentos 2030.
30-04-2015
Deputados do PSD em visitas às empresas para comprovar que “Portugal Faz Bem”
    Esta foi a segunda semana de uma iniciativa que pretende valorizar o esforço e o contributo dos empresários e dos trabalhadores portugueses.
21-04-2015
Deputados do PSD em visitas às empresas para comprovar que “Portugal Faz Bem”
    Iniciativa dos sociais-democratas pretende valorizar o esforço e o contributo dos empresários e dos trabalhadores portugueses.
24-02-2015
Deputados do PSD reúnem com o Presidente da Unidade Local de Saúde do Alto Minho
    Os deputados eleitos por Viana do Castelo constataram que não foi necessário acionar o Plano de Emergência para a Gripe.
21-01-2015
Estaleiros de Viana do Castelo: em apenas oito meses foram admitidos 135 trabalhadores
    Eduardo Teixeira afirmou que esta atividade está relançada e apelou aos que “agoiravam o pior” para pedirem desculpa ao país.
08-01-2014
Estaleiros: PSD destaca transparência do processo
    Carlos Abreu Amorim declarou que não era possível continuar a “derramar dinheiro dos contribuintes”.
04-12-2013
Estaleiros de Viana: Carlos Abreu Amorim lamenta que o PS não assuma as suas responsabilidades
    O Vice-Presidente da bancada do PSD recordou que os estaleiros custam aos contribuintes 110 mil euros por dia.
12-06-2013
Rosa Arezes desafiou o PS a explicar a ocultação da auditoria aos exercícios de 2005 a 2008 dos Estaleiros de Viana do Castelo
    A deputada interrogou-se sobre a possibilidade de haver mais algum documento relevante para o futuro dos Estaleiros que tenha sido ocultado.
Seguinte Último
Galeria Vídeos
Galeria Fotos
Intranet GPPSD
Dossiers Temáticos
Canal Parlamento
Agenda
Newsletter
Submeta a sua Notícia
Links
Partido Social Democrata
Instituto Francisco Sá Carneiro
Grupo Europeu PSD
Juventude Social Democrata
Trabalhadores Social Democratas